TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resgate Histórico – Enfermagem e a Arte de Cuidar

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 3

Resgate Histórico – Enfermagem e a Arte de Cuidar

O surgimento dos hospitais deu-se através dos abrigos de pessoas sem nenhum recurso financeiro e muito doentes, onde eram atendidos por pessoas religiosas e leigas, que na verdade faziam caridades buscando sua própria salvação. Ali esses doentes procuravam receber os devidos cuidados ou uma sentença de morte. Este período deu-se, antes do período de emergência na medicina (Martin,2003).

Ate o século XVIII os hospitais estiveram em péssimas condições devido as doenças infectocontagiosas e falta de profissionais qualificados para cuidar dos doentes, que na maioria das vezes tornavam-se objetos de experiências e pesquisas que resultaria em maior conhecimento da doença.

Neste cenário que Florence Nightingale é convidada pelo Ministério da Inglaterra para trabalhar junto aos soldados feridos em combate da Guerra da Criméia.

Segundo Martin, 2003, por volta do século XIX, Florence instituiu novas normas de atendimento humanizado e sistematizado de assistência condições higiênicas elaborando estratégias que visavam o bem estar do cidadão e melhores condições de trabalho para os profissionais envolvidos. Criou-se novas concepções sobre saúde/doença, implementou-se um ambiente de atenção a saúde com enfoque a resolução de problemas e cura. A visão dos hospitais mudou e a enfermagem gradativamente se profissionaliza.

O processo de cuidar na enfermagem norteia essa profissão e é através deste conceito que as atividades são desenvolvidas.

O instrumento para realização do cuidado é um processo de cuidar entre enfermeiro/paciente. Este processo é entendido como tomada de decisões.

A prática do enfermeiro é manifestada pelo enfermeiro com significativa importância, mediante ações humanas e conhecimentos específicos. Ajudando o paciente a enfrentar as dificuldades em torno da doença, mas, também cuidá-lo nas suas necessidades, com carinho, segurança e autoconfiança.

Podemos concluir que o enfermeiro desenvolve o processo de cuidar por meio de ações técnicas associadas a emoção e sensibilidade para executar cuidados de enfermagem. Esse processo além de haver melhora no quadro geral do paciente, gera uma valorização da profissão.

O texto “Cuidar em Enfermagem” traz uma reflexão: “Existe emoção mais nobre e sublime, quando nós enfermeiros sentimos que estamos colaborando para o alivio do sofrimento do nosso próximo?”.

Ao longo do texto esta pergunta é respondida quando fala-se das especificidades do enfermeiro revelando a importância da prestação do cuidado dos seus pacientes.

“Cuidar” não significa “tratar”. Esses dois termos não devem ser confundidos. Os enfermeiros que apenas “tratam” concentram-se seus cuidados apenas na enfermidade esquecendo do ser humano; já os enfermeiros que “cuidam” dirigem seus cuidados de modo holístico, respeitando a pessoa enferma, valorizando-a, visando a prestação de cuidado com qualidade.

Segundo os autores do texto é importante que o enfermeiro entenda e repense o significado e a essência da enfermagem. A partir daí ele pode tornar-se capaz de promover um ambiente confiável com o paciente, estabelecendo uma comunicação verbal e não verbal e recorrer a vários instrumentos para promover uma relação de ajudar eficaz e humanizada.

Pensamento critico do grupo:

Entendemos que o processo de cuidar na enfermagem é tão importante, quanto os avanços tecnológicos e terapêuticos.

Os textos analisados passaram a reafirmar o valor das relações entre enfermagem/paciente. Sendo que o saber do processo de cuidar em enfermagem torna-se mais fortalecido em relação cliente/individuo.

Atender o cliente de forma holística possibilita um vinculo enfermeiro/paciente unindo experiências, troca de saberes. Contribuindo para o bem estar do cliente e uma melhora significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com