TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermeira Pioneira

Por:   •  8/10/2015  •  Bibliografia  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  1.315 Visualizações

Página 1 de 2

UMA PRESIDENTE REALISADORA E SERENA.

Nasceu em 1911 foi como bolsista da kellogg fundatin, em 1945 marina em um curto período de descanso em battle creck Michigan, voltou para Washington, simultaneamente fez estagio em saúde publica e de doenças contagiosas.

Ao retorna ao brasil trabalhou no serviço sanitário de saúde publica (sesp) em belo horizonte( mg), em seguida recebeu nova bolsa de estudo, desta vez na França onde passou por dificuldade, contatou que o meio social era muito fechado especialmente o meio intelectual, percebeu a distancia entre professores e alunos diferente do encontrado nos estados unidos, mesmo assim conluio o curso de psicologia patológica espontânea por constatar que a enfermeira da França era considerada uma simples empregada.

Na década de 50 fez uma viagem de peregrinação visitou diversos países, entre eles suíça, Inglaterra, Holanda, Bélgica e Portugal.

Ao retorna ao brasil, novamente no sesp rio de janeiro, exerceu a função de diretora de enfermagem. Em 1952 foi eleita em assembleia geral para exercera ´presidência da abem, seção de MG.

A abem fez-se representar na associação brasileira de escola superior católicas (abec) e nas cerimônias do primeiro centenário da fundação da escola nightingale do hospital são Tomás em Londres. Ainda nessa gestão foram realizado o 1° seminário didático sobre aspectos sócias e saúde no currículo das escolas de enfermagem e a primeira reunião de enfermeiros, obstétricos além das seções da aben que foram criados: rio grande do norte, brasilia-df, amapá, santa Catarina.

Participou de vários congressos de enfermagem: XII, em são Paulo(1959) XIII em belo horizonte(1960), XIV em Curitiba(1962), II latino americano do ciciams realizado no R.J (1961)

No VI regional de enfermeiras para as américas realizado no panamá (1962).

Das atividades desenvolvidas sob sua presidência na aben o que mais se destacou foi o planejamento, instalação e funcionamento da comissão do levantamento dos recursos e necessidades da enfermagem no brasil.

No final do seu mantado em 1963 foi a Europa afim de gozar suas férias, ao retornar ao Brasil mesmo sentindo-se adoentada assumiu seu trabalho no rio de janeiro, todavia logo depois foi para B.H onde através de exames clínicos e os resultados indicavam a necessidade urgente de ser operada, como guerreira lutou contra a doença “câncer”. Com a consciência do fim próximo.

Diante da doença não esmoreceu, continuou revisando e coordenando os artigos para a revista brasileira de enfermagem, entretanto não pode retornar do rio de janeiro pois faleceu em 1965 em belo horizonte ( MG).

-prêmio marina andrade resende. O XIV congresso de enfermagem recomendou a aben um voto de louvor como homenagem dos enfermeiros brasileiros pelos relevantes serviços prestado a enfermagem do Brasil, por uma notavel gestão na presidência da Aben.

-o fundo de impressão por ela dirigido até a sua morte em 1965, passou a se chamar fundo de impressão Marina Andrade Resende.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com