TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIografia Enfermeiras Unigranrio

Trabalho Universitário: BIografia Enfermeiras Unigranrio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  4.953 Palavras (20 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

Foi na década de 70 que teve início à história da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), uma universidade de caráter particular, proveniente da antiga AFE (Associação Fluminense de Educação), criada pelo professor José de Souza Herdy, sendo implantada em 1972, os primeiros cursos a existirem foram na área de ciências humanas. (UNIGRANRIO, 2013, online).

Na década de 80 foram criados os primeiros cursos da área de saúde, tendo um enfoque maior o curso de Enfermagem, com o objetivo de levar ações e serviços para as comunidades carentes da região (LIMA e BAPTISTA, 2002). Após o falecimento do professor José de Souza Herdy, em 1989, seu filho, Arody Cordeiro Herdy, assume a direção geral da instituição dando continuidade à obra educacional, coordenando todo o processo da Faculdade Unida do Grande Rio como Universidade. Este ato de reconhecimento foi consumado e publicado no Diário Oficial da União, em 17 de junho de 1994. A partir de então, a faculdade introduz em seu nome o seu maior mestre, passando a se chamar: Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO (UNIGRANRIO, 2013, online).

Há mais de 35 anos a Unigranrio tem investido em ensino diferenciado esforçando-se para manter - se atualizada e conectada as mudanças que acontecem no mundo. (UNIGRANRIO, 2013, online).

A Universidade do Grande Rio vem evidenciando através do desempenho de seus egressos no mercado de trabalho o quanto se empenha na formação de profissionais qualificados, inclusive seu desempenho no ENADE. (UNIGRANRIO, 2011; D.O.U p. 15,36).

O curso de enfermagem da Unigranrio para sua implantação, estruturação e funcionamento contou com a contribuição de vários personagens marcantes, que até hoje se encontram exercendo algum tipo de função dentro da universidade, dando o seu melhor para a formação de novos Enfermeiros, dentre esses vários colaboradores temos a figura da professora Sônia Cristina Fonseca Eugênio. Objeto de estudo da presente pesquisa.

OBJETIVO GERAL:

• Descrever a história da criação do curso de enfermagem da Unigranrio a partir da perspectiva de personagens envolvidos no processo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Elaborar nota biográfica a cerca da enfermeira e professora Sônia Cristina Fonseca Eugênio.

• Discutir a relevância desta personagem na história do Curso de Enfermagem da Unigranrio.

JUSTIFICATIA E MOTIVAÇÃO

O trabalho justifica-se porque até hoje são raros registros documentais que possa preservar a memória da instituição, a partir do momento que se conhece a história e a ampliação do curso de enfermagem, sendo de suma importância a que seja destacada toda sua trajetória para que seja notada a evolução do curso de enfermagem da instituição e ter o conhecimento de nomes marcantes que contribuíram com a história do curso. Além de contribuir para um melhor entendimento acerca do desenvolvimento da profissão no qual escolhemos.

No primeiro momento tínhamos em mente uma temática que já estava sendo abordada por outro grupo, desta forma nossa Orientadora, professora Pacita Geovana nos apresentou esta temática, despertando no grupo um grande interesse. Como não tinha sido nossa vontade inicial nos envolvemos aos poucos com a metodologia. Ao conhecer como seria desenvolvido este trabalho, nosso interesse foi despertando cada vez mais, e durante a coleta de dados tivemos certeza de que nossa escolha valeu a pena, pois foi uma experiência única e bem diferente do que costumamos ver em outros Trabalhos de Conclusão de Curso, devido a metodologia empregada no processo de pesquisa – História Oral Temática. Assim podemos afirmar que nossa motivação veio com o decorrer do desenvolvimento do trabalho.

CONTRIBUIÇÕES E RELEVÂNCIA

Esta pesquisa visa contribuir para o aprimoramento do ensino de historia da enfermagem, pois produzirá fontes documentais orais e escritas que poderão ser consultadas por diversos pesquisadores, favorecendo a divulgação de informações sobre a criação do curso de enfermagem da instituição, ficando um registro disponível para acesso público.

Visto que não existe nenhum material semelhante e disponível para pesquisa, percebemos assim a importância deste trabalho, no sentido de construir em acervo documental oral inédito, trazendo grande relevância para instituição no sentido de preservar sua história e sua memória do curso de Enfermagem.

Este registro contribuiu para registrar a inclusão da UNIGRANRIO na sociedade como importante ator no desenvolvimento social, histórico e cultural da baixada fluminense no que diz respeito o campo da saúde, mais especificamente, da enfermagem.

METODOLOGIA

Procedimento e material de coleta de dados

Trata-se de uma pesquisa do tipo sócio-histórica com uma abordagem qualitativa. As fontes primárias utilizadas na coleta de dados foi o currículo Lattes e documentos pessoais cedidos pela biografada. As fontes secundárias foram obtidas de livros, textos acadêmicos, artigos periódicos científicos e artigos acessados pela internet.

A entrevista foi realizada através de um roteiro semi estruturado, pelo autor desta pesquisa em local escolhido pela entrevistada. Para registro foi usado um gravador, filmadora e um caderno de campo, como apoio para a transcrição dos depoimentos.

Análise de dados

Utilizamos como técnica de entrevista a História Oral Temática que se trata da realização de depoimentos pessoais orais para obtenção de novos documentos orais. O testemunho oral tem sido considerado uma fonte de informação, que permite recuperar o que se passa no intimo do indivíduo relacionado aos importantes eventos de sua vida. Uma vez integrada e confrontada com as outras fontes citadas anteriormente seu potencial como fonte de pesquisa torna-se ainda mais rico (FREITAS, 2006).

A História Oral possibilita a construção e a reconstituição da história por meio dos relatos individuais. É um método de pesquisa que privilegia a realização de entrevistas com pessoas que participaram de, ou testemunharam acontecimentos, conjunturas, visões de mundo, como forma de se aproximar do objeto de estudo (PORTELLI, 1997). As vantagens deste método são expressas através de duas possibilidades: a primeira é a produção de uma nova documentação e a segunda é o estabelecimento de um diálogo entre informante e analista, onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com