TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado de Choque

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 6

 Estado de Choque

O estado de choque é o conjunto de manifestações que resultam de um desequilíbrio, devido à insuficiência cardiovascular, ou seja, o coração e vasos não são capazes de irrigar todos os tecidos do corpo com oxigênio suficiente. Quando isso, por qualquer motivo, deixa de acontecer e começa a faltar oxigênio nos tecidos corporais, ocorre o que denominamos de estado de choque, ou seja, as células começam a entrar em sofrimento e, se esta condição não for revertida, as células acabam morrendo. Assim vários fatores podem levar uma pessoa ao estado de choque, sento esse um fator comum entre pessoas que sofreram algum tipo de acidente, tais como: choque elétrico, hemorragia aguda, queimadura extensa, ferimento grave, envenenamento, exposição aos extremos de calor e frio, fratura, emoção violenta, distúrbios circulatórios, dor aguda e infecção grave. Cada uma dessas causas pode gerar um estado de choque diferente, podendo ocorrer danos irreversíveis no coração, pulmões, cérebro após 4 a 6 minutos, porém fatores como: idade; lesões múltiplas; infarto do miocárdio; gestação e condição física, tem total influencia nos danos.

Classificação do estado de choque:

Compensatório: Quando o corpo tenta superar os problemas utilizando seus mecanismos de defesa habitual procurando manter as funções. Os sintomas são: taquicardia, pele fria e úmida, pele opaca (acinzentada), astenia (fraqueza).

Progressivo: O sangue dos membros superiores e inferiores, mais a  região abdominal é desviado para órgãos vitais (coração, cérebro, pulmões). Os sintomas são: Cianose (pele azulada), queda da PA (pressão arterial), sudorese aumentada, sede, náuseas e vômitos, tonturas, alteração da consciência.

Irreversível: Quando há desvio de sangue do fígado e rins para coração, cérebro, gerando falência de órgãos, fazendo com que o sangue se acumule afastado dos órgãos vitais, seguido de óbito. Os sintomas são: olhos opacos, pupilas dilatadas, respiração superficial e irregular, perda da consciência.

Principais sintomas

Os sintomas mais notáveis de um paciente em estado de choque são:

  • Pele pálida e fria; 
  • Pele úmida e fria;
  • Fraqueza; 
  • Pulsação acelerada;
  • Respiração rápida ou dificuldade na respiração;
  • Falta de ar; 
  • Náuseas e vômito;
  • Visão nublada.

Tipos de Estado de choque:

Choque Cardiogênico

São os choques causados por uma disfunção cardíaca,  ou seja o coração pára de bombear sangue para o resto do corpo. As causas podem ser: um infarto agudo do miocárdio, arritmia cardiaca, ou cardiopatias devidas a problemas vasculares.

Sintomas: Baixo débito cardiaco, sudorese fria, confusão mental, taquicardia e hipotenção.

Tratamento: Uso de medicamentos para elevar a pressão sanguinea, repouso absoluto, podendo até ser necessario o uso de marca – passo e monitoramento constante do coração.

 

Choque Neurogênico

Pode ocorrer por diversas causas, mas todas através de danificação do sistema nervoso autônomo, sistema que controla a funções tais, como respiração, circulação e temperatura. Há uma dilatação dos vasos sangüíneos em função de uma lesão medular. Geralmente é provocado por traumatismos que afetam a coluna cervical.

Sintomas: Pele pálida e fria. Cianose (arroxeamento) de
extremidades, orelhas, lábios e pontas dos dedos, sede intensa, náuseas e vômitos,perda total ou parcial de consciência e taquicardia.

Tratamento: depende de sua causa, envolve a restauração do tônus simpático, seja através da estabilização da lesão da medula espinhal, seja no caso e anestesia espinhal, posicionar o paciente corretamente.

Choque Séptico

Ocorre devido a uma situação de septicémia, infecção provocada por bactérias ou vírus, que penetram na corrente sangüínea liberando grande quantidade de toxinas, impossibilitando o organismo de reagir. É muitas vezes o estágio final potencialmente fatal da infecção bacteriana, quando atinge outros órgãos.

Sintomas: Pressão sangüínea baixa, extremidades frias e pálidas, temperatura elevada, inquietação, agitação ou confusão, inchaço generalizado e dor articular.

Tratamento: Envolve a identificação e a eliminação da causa da infecção, observação e controle rigoroso dos níveis de consciência, respiração, pulso, cor da pele e enchimento capilar, estado de hidratação. O prognóstico depende inteiramente do controle da infecção bacteriana, não sendo vencida rapidamente, a probabilidade de mortalidade atinge de 80 a 100%.

Choque Hipovolêmico ou Hemorrágico

È uma condição onde o coração é incapaz de fornecer sangue suficiente para o corpo devido à perda de sangue, distúrbio circulatório ou volume sangüíneo inadequado. Responsável por 90% dos tipos de choques na sala de emergência, por ser o mais comum em pacientes politraumatizados.

Sintomas: Pulso rápido,respiração rápida, ansiedade, nervosismo,pele fria,fraqueza, palidez,sudorese, pele úmida,micção reduzida ou ausente, pressão sangüínea baixa.

Tratamento: Uso de medicamentos para elevar a pressão sanguinea, repouso absoluto, podendo até ser necessario o uso de marca – passo e monitoramento constante do coração.

Choque Anafilático

A anafilaxia ou choque anafilático, é uma reação alérgica aguda que acontece quando um indivíduo entra em contato uma segunda vez com algum agente que promova uma reação alérgica exagerada, podem ser fatal caso o individuo não receba tratamento adequado imediatamente.

Os agentes mais comuns promotores do choque anafilático são medicamentos, venenos de insetos, determinados alimentos e injeções de imunoterapia alergênica.

Sintomas: Sensação de desmaio, pulso rápido, dificuldade de respiração, incluindo chiados no peito, náusea e vômito, pele pálida, fria e úmida, confusão mental e perda da consciência e pode haver parada cardíaca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com