TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatuto da Criança e Adolescente

Por:   •  19/6/2018  •  Resenha  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

Palestrante: Ana Luiza Cunha, Belo Horizonte, 2018.

Autor: Leonardo Frieiro de Magalhães

ECA, Estatuto da Criança e Adolescente palestra oferecida pela psicóloga e pós-graduada em Saúde do Adolescente pela UFMG, Ana Luiza de Magalhães na unidade Pitágoras Guajajaras no dia 16/04/2018 sendo iniciado ás 19h00min.

Foram abordados os direitos humanos e o estatuto da criança e adolescente, sendo evidencializado a linha de cuidados da atenção integral da saúde da criança de adolescente.

  • Linha de Cuidados.
  • Direitos Humanos.
  • Rede de Proteção.

Sendo mostrados aspectos históricos e atuais de desequilíbrio sociais e humanitários.

Com a apresentação de um pequeno vídeo ilustrativo das ideias e conceitos principais do Estatuto da Criança e Adolescente, mostrando a participação do enfermeiro no posto de saúde acompanhando o recém-nascido, criança e adolescente.

Mapeando linhas de cuidados no acolhimento tendo ações de proteção a estes pacientes, mantendo o sigilo e ética no atendimento. Sendo uma rede de proteção ampla se iniciando nos PSF ate as áreas da Vara da Criança e Juventude.

Logo após o vídeo a palestrante continua com perguntas e respostas a turma, sendo enfatizado a importância da informação deste tema a equipe multidisciplinar. O objetivo do ECA e a proteção integral dos menores de 18 anos, garantindo o direito de proteção ,alimentação, violência sexual e emocional.

Foi mostrado como foi implantado o Estatuto da Criança e Adolescente, desde o Código de Mello Mattos (1927) saneamento social, Código de Menores (1979) e a implantação do Estatuto da criança e Adolescente em 1990.

A proteção do menor deve ser ampla que comtempla desde a Lei orgânica do SUS 8080 a diretrizes internacionais. Com a enfatização no atendimento de enfermagem no acolhimento e encaminhamento deste paciente a equipe psiquiátrica e assistência social.

Na segunda parte da palestra a psicóloga Ana Luiza Cunha dividiu a turma em dois grupos sendo efetuada uma atividade lúdica, um grupo defendendo a favor de diminuir a penalidade penal e o outro contra.

Sendo finalizado as 22h10min.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (349 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com