TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício Saúde da Mulher

Por:   •  23/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.533 Palavras (11 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 11

Estágio Curricular de Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher

Exercícios Capítulos 12 ao 17

Capítulo 12 – Conduta de Enfermagem durante a gestação

  • Múltipla escolha:

  1. C
  2. C
  3. D
  4. C, F
  5. D

  • Exercícios de raciocínio crítico:
  1. a) Subjetivos: náuseas, fadiga, sono constante, falta de apetite.

Objetivos: palidez (mucosas hipocoradas), hemoglobina e hematócritos baixos.

b) Possivelmente está apresentando um quadro de anemia. Alguns diagnósticos de enfermagem: Padrão de sono prejudicado evidenciado por queixas verbais de não se sentir descansada, nutrição alterada: ingesta menor que as necessidades corporais relacionada à falta de fome, intolerância à atividade relacionada à fadiga/evidenciada por relato verbal de cansaço e fadiga.

c) Estimular a suplementação férrica, sugerir a ingesta de fontes de vitamina C (ácido ascórbico) a cada refeição, elaborar cronograma de descanso, aumentar o nível de exercícios diários, fazer refeições pequenas e frequentes para evitar que o estômago fique vazio, evitar consumo de frituras e alimentos cozidos com gordura, óleo e carnes gordas, manter horários regulares para ir para cama e acordar.

d) Através da melhora do quadro clínico da gestante e a regularização dos exames laboratoriais.

  1. a) Orientações quanto às alterações corporais oriundas a gravidez. Avaliação ginecológica, com orientação a cerca de métodos contraceptivos e prevenção de DST’s. Avaliação pela nutricionista para orientações a respeito de uma alimentação balanceada, verificar o sistema de apoio da paciente, e investigar possíveis problemas de cunho psicológico e social.

b) Revisar a alimentação típica da paciente ao longo de 24h  para determinar os padrões nutricionais, incentivá-la a aumentar sua ingestão de alimentos como carnes, aves, banana, peixe, vegetais e folhas verdes, grãos integrais, conforme tolerado, para garantir a ingestão adequada de nutrientes, programar uma consulta com a nutricionista, se necessário, para auxilicar no planejamento da dieta. Garantir que através da associação de alimentação saudável e atividade física, não irá “estragar o corpo”. Em relação ao enjoo referido, orientá-la a não ficar em jejum, fazer várias pequenas refeições ao longo do dia, beber líquido entre as refeições e não durante e evitar alimentos gordurosos.

c) Deverá monitorar o peso, melhora da queixa de enjoo, exames laboratoriais e a aceitação da jovem a sua nova realidade.

  1. a) Questioná-la melhor sobre sua rotina alimentar, sobre quais laxantes utiliza, incentivá-la a relatar qualquer sensação de queimação e desconforto à micção.

b) Orientar sobre a importância da ingesta hídrica. Orientá-la a aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras e suspender o uso de laxantes, estimular o exercício físico diário para aumentar a peristalse, solicitar que evite líquidos durante a refeição para diminuir o desconforto, suspender o uso de laxantes, e aumentar a ingesta de alimentos ricos em fibras. Incentivá-la a urinar assim que sentir a bexiga cheia, evitar bebidas com cafeína que podem estimular a necessidade de urinar, orientar à cliente em relação aos sinais e sintomas de infecção urinária.

c) Ingerir cereais e pães integrais, ingerir alimentos ricos em fibras, diminuir o consumo de refrigerantes, diminuir o consumo de carboidratos refinados, beber de 6 a 8 copos de água diariamente, fazer atividade física todos os dias, fazer refeições em intervalos regulares.

Capítulo 13 – Processo de trabalho de parto e parto

  • Múltipla escolha:

1. A

2. B

3. C

4. B

5. C

6. B

7. C

  • Exercícios de raciocínio crítico:

  1. a) A paciente deverá informar se as contrações são regulares, seu intervalo, duração e intensidade, se abrandam em determinada posição, se irradiam para região das costas, para que possa ser identificado se trata de um trabalho de parto verdadeiro ou falso. Investigar se a paciente tomou alguma medicação para dor. Também deve ser investigado se houve perda de líquido e  (ruptura das membranas amnióticas ou perda do tampão mucoso), e caso afirmativo, a paciente deverá informar as características do líquido, o horário que ocorreu a perda e o volume.

b) Manter a paciente calma, solicitar que a mesma avalie a frequência e duração das contrações, e a característica da perda de líquidos (se houver).  Caso seja um trabalho de parto verdadeiro, e as contrações estejam ocorrendo com intervalo de 5 minutos e durem de 45 a 60 segundos oriente que se encaminhe a maternidade de referência. Oriente-a tomar um banho quente para relaxar. Caso sejam contrações de Braxton-Hicks, acalme a gestante e informe que elas indicam que o corpo está se adaptando para um processo de trabalho de parto, mas que ainda pode levar alguns dias.

c) Solicite que ela beba líquido e caminhe para verificar se há alguma alteração na intensidade das contrações, se as contrações diminuírem de intensidade depois de um desses dois, oriente-a  permanecer em casa. Caso contrário, quando as contrações passarem a ocorrer com o intervalo de 5 minutos e durar de 45 a 60 segundos sendo forte o suficiente para que não seja possível conversar durante elas, oriente-a se encaminhar até a maternidade de referência.

d) Perda do tampão mucoso, ruptura das membranas amnióticas, contrações regulares e intensas, descida do fundo uterino.

e) No trabalho de parto verdadeiro, as contrações se tornam progressivamente mais fortes, cada vez mais próximas uma da outra, com intervalos de 4 a 6 minutos com duração de 30 a 60 segundos. As contrações persistem não importa quais mudanças de posição sejam feitas, as contrações verdadeiras provocam dilatação progressiva no colo do útero e apagamento do mesmo. Ocorre um aumento de energia geralmente de 24h a 48h antes do início do trabalho de parto. Também é possível identificar a perda do tampão mucoso, de cor rosada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com