TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício de Saúde do Adulto

Por:   •  5/4/2016  •  Exam  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 8

EXERCÍCIOS

1) Dona Maria, 60 anos, sedentária, queixa-se de dificuldade de caminhar, devido a fortes dores na coluna (escoliose acentuada). Tem 1,50m e 55 Kg. Relata se alimentar sem restrição. Marcha arrastada (relata estar andando assim, devido dor). Depende das irmãs para tomar banho. Sente-se muito cansada até nos afazeres domésticos. Tem insônia. Mora com 2 irmãs mais jovens, que trabalham. É analfabeta, e não apresenta desejo para aprender mais nada nessa vida. Baseado no descrito:

a)Monte cinco diagnósticos reais.

Dificuldade de caminhar

b)Monte  dois diagnósticos de risco.

c)Monte um diagnóstico de bem estar.

d) Baseado nos diagnósticos elabore 5 prescrições e/ou planejamentos (proibido encaminhar a outros profissionais)

2) Dona Josefa, 40 anos, 2 filhos, doméstica das 8 às 17 hs diariamente. Aos sábados é lavadeira e às noites de sexta e sábado trabalha numa casa de festa, como cozinheira. Ganha em torno de 3 salários mínimos. Mora em casa de alvenaria, com rede de esgoto, luz e água encanada. Relata estar muito cansada, mas feliz pois pode sustentar sua família. Seus filhos estudam pela manhã e fazem curso profissionalizante na parte da tarde (pela prefeitura). Seu marido faleceu de infarto, há 1 ano, tendo como causa o estresse e alimentação com excesso de gordura e sal. Dona Josefa deu entrada no pronto socorro pois sentiu dor em forma de pressão no peito, assim como seu marido. Ingere 4 litros de água por dia. Alimenta-se basicamente de arroz, feijão e carnes, pão, leite, café, com 4 refeições diárias. Faz caminhadas 1 vez por semana das 6 às 7 (apresenta sudorese intensa e respiração ofegante), 94 Kg, 1,68m, 20mm de tríceps, 30 cm de bíceps esquerdo. PA:180X140mmHg, FC: 120bpm, FR:22 rpm, T:37ºC. Baseado no descrito:

a) Monte quatro diagnósticos reais.

b) Monte dois diagnósticos de risco.

c)  Monte um diagnóstico de bem estar.

d) Baseado nos diagnósticos elabore 5 planejamentos (proibido encaminhar a outros profissionais)

3) Dona Ana, 33 anos, mãe de 5 filhos, trabalha em uma tinturaria. Recebe 2 salários mínimos por mês. Tem muita preocupação, pois não é registrada e não possui estabilidade de emprego. Perdeu o marido quando estava grávida do segundo filho. Tentou se arrumar com outros homens, mas não deu certo e o pior é que arrumou mais três filhos de pais diferentes e teve que criar todos sozinha. A pensão que recebe é de um salário mínimo do marido que morreu. Tinha muitos sonhos que caíram por terra, um deles seria o de estudar, fez até o primeiro ano do ensino médio. Preocupa-se muito com o que será dos filhos, pois os deixa sozinhos para trabalhar. Foi ao médico porque apareceu com uma alergia aos produtos da lavanderia, sua mão está “despelando” e com muita coceira. Os dedos estão inchados, mas não pode deixar de trabalhar. Tem uma alimentação muito precária: pela manhã, toma apenas uma xícara de café; almoça, quando dá. Sendo apenas arroz e feijão com um pedaço de carne de boi, não gosta de verdura,  (seu pai sempre leva para casa muita verdura) e à noite, come pão com carne moída. Dorme uma média de 4 horas por noite, fuma um maço de cigarro por dia e bebe pelo menos uma pinga por dia para esquecer os aborrecimentos. Pesa 43 Kg, 1,65m., PA: 150/100 mmHg e não toma medicamentos. A última vez que foi a um serviço de saúde foi quando ganhou o sue último filho, há cinco anos. Ingere 1 litro de água por dia, nunca mais que isto. Tem fezes ressecadas e evacua duas vezes por semana. Refere muito enjôo pela manhã então não ingere nada pela manhã. Acha que Deus esqueceu dela, foi criada na Igreja, mas largou quando o marido morreu. Gosta de ter amigos, mas não pode conviver socialmente, pois precisa se dedicar aos filhos. Baseado no descrito:

a) Monte sete diagnósticos reais.

b) Monte três diagnósticos de risco.

c) Monte dois diagnósticos de bem estar.

d)Baseado nos diagnósticos elabore 5 planejamentos (proibido encaminhar a outros profissionais)

4) Srº João, 30 anos, com infecção renal, queixa-se de edema nos MMII. Relata que a urina está muito diferente (muito escura e em pouca quantidade). Chegou sozinho ao pronto socorro, pois mora sozinho e sua família no interior. Sente-se triste por estar com esta doença e sente medo por saber, que talvez fará diálise. Sua namorada o deixou, a partir daí sua casa não ficou mais arrumada. Perdeu o emprego e seus amigos se afastaram. É terceira vez que você atende e ele não consegue seguir corretamente o tratamento, pois toma chá para melhorar. Baseado no descrito:

a)Monte sete diagnósticos reais.

b)Monte três diagnósticos de risco.

 c)Monte dois diagnósticos de bem estar.

d)Baseado nos diagnósticos elabore 5 planejamentos (proibido encaminhar a outros profissionais)

5) Srº João, 50 anos. Mecânico, há 10 anos trabalha com carburação. Queixa-se de muito cansaço. Não consegue dormir à noite, pois fica preocupado com a situação financeira. Tem 2 filhos, que estudam. Relata ter muita dificuldade para respirar, devido dor, às vezes tendo de respirar mais rápido, para ter oxigênio suficiente. Já teve várias infecções respiratórias. Não tem amigos, por que é deficiente auditivo. Não consegue falar corretamente. Até a família, por vezes, perde a paciência. Baseado no descrito:

a)Monte sete diagnósticos reais.

b)Monte três diagnósticos de risco.

c)Monte dois diagnósticos de bem estar.

d)Baseado nos diagnósticos elabore 5 planejamentos (proibido encaminhar a outros profissionais)

6) Dona Maria, 30 anos, lavadeira, 5 filhos (todos de parto normal), mora em casa de alvenaria, com rede de esgoto, luz elétrica e água tratada. Trabalha em torno de 12 horas por dia, por isso, relata não se alimentar corretamente (3 alimentações por dia , rica em carboidratos e gordura), ingere em torno de 1 litro de água por dia. Fica muito tempo de pé e restringe sua ida ao banheiro a apenas 3 vezes ao dia, evacua de 3 em 3 dias (fezes escuras e endurecidas, as vezes com presença de sangue ao seu redor). 1,65m, 50 kg. É sedentária. Fumante há 10 anos. Relata dificuldade em respirar devido a posição que adota para trabalhar e às tosses freqüentes. Queixa-se de dor nos MMII, com perda de força muscular e sensibilidade, cefaléias constantes e às vezes desequilíbrio e ainda muita dor no peito. 160/120mmHg, 20 rpm, 110 bpm, 37ºC. Baseado no descrito acima, responda:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com