TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Causais Ligados Ao Inicio Do Uso De Drogas

Pesquisas Acadêmicas: Fatores Causais Ligados Ao Inicio Do Uso De Drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 2

Fatores causais ligados ao inicio do uso de drogas

No contato com pacientes que sofrem uma série de prejuízos em sua qualidade de vida surge uma interrogação - quais as razões que levam as pessoas a utilizarem as substâncias psicoativas e chegarem a essa condição?

Na maioria das vezes, o uso de uma droga inicia-se por determinantes socioculturais ligados à disponibilidade da substância, à imagem que o usuário tem no seu círculo social, dentre outros fatores. Uma vez iniciado, o uso poderá transcorrer sem problemas, como tantas outras atividades habituais (uso simples), ou se tornar abusivo, causando muitos danos. Outras vezes, o consumo pode tornar-se permanente e acarretar problemas.

Em torno de 10% da população desenvolverão dependência de alguma substância.

Conforme Sergio Dario Seibel, no livro Dependência de Drogas (2001) as razões podem ser enquadradas em quatro grupos básicos:

a) Para reduzir sentimentos desagradáveis de angústia e depressão. Estes sentimentos seriam:

• Gerais, decorrentes da própria condição humana. A angústia do ser humano diante da vida foi muito bem descrita pelos filósofos da corrente existencialista. Para eles o ser humano, sem saber por que e para que, é jogado no mundo hostil ou indiferente.

• Específicas, próprias de cada indivíduo, originadas por experiências traumáticas ou condições patológicas. Constituiria exemplos pessoas com fobias sociais ou depressão.

b) Para exaltar sensações corporais e provocar gratificações sensoriais de natureza estética e , especialmente, eróticas. Dizem os adictos de drogas que a música soa melhor, as cores são mais brilhantes e o orgasmo se torna mais intenso, durante o uso de sua droga preferida.

c) Para aumentar rendimentos psicofísicos, reduzindo sensações corporais desagradáveis, como dor, insônia, cansaço ou superando necessidades fisiológicas como o sono e a fome. Durante o Império Inca as folhas de coca eram mascadas por mensageiros e carregadores para aumentar sua resistência e velocidade.

d) Como meio de transcender as limitações do corpo e o jugo do espaço-temporalidade, unindo-se à realidade por trás de todos os fenômenos ou, mais limitadamente, a alguma entidade espiritual qualquer, capaz de conferir-lhe, pelo menos temporariamente, poderes especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com