TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME: Uma Mente Brilhante

Por:   •  7/5/2020  •  Dissertação  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

FILME: Uma mente brilhante.

Resumo do resumo.

O filme uma mente brilhante apresenta a história de vida do matemático John Nash, cujas idéias influenciaram as teorias econômicas, a biologia da evolução e a teoria dos jogos.

O personagem do filme e portador de esquizofrenia, tomado por fatores físicos ou biológicos, caracterizados como genérico ou hereditário. O transtorno mental da esquizofrenia é classificado como sendo uma psicose, tendo em vista que John apresenta perda de contato com a realidade, como também sofre de delírios e alucinações.

Verifica-se no filme também cenas de ilusões e alucinações de John, pois o mesmo não consegue perceber a realidade, quando o agente Parcher o coloca na missão de decifrar códigos através de jornais e revistas. Ilusão na vida de John é a presença do amigo Charles e sua sobrinha Marcee, que depois de um tempo percebeu que ela não crescia.

Com relação às alucinações o personagem tem a sensação de está constantemente vendo coisas que não são reais, como por exemplo, está sendo seguido por inimigos.

Depois de ser internado e ter passado pelo tratamento de choque, quando finalmente volta para sociedade, ainda sofre com os sintomas da esquizofrenia. E após muito sofrimento, John finalmente se convence que eram alucinações tudo o que ele havia passado naquele momento.

E num esforço pessoal muito grande decidiu lutar para curar-se e livrar-se das alucinações, num exercício constante da razão, John criou estratégias para evitar as alucinações e controlá-las. Sempre com o apoio de Alicia (sua esposa) e como um meio de curar-se da esquizofrenia, ele voltou à Universidade de Princeton, sendo recebido por um antigo amigo que o autorizou a frequentar e retomar suas pesquisas. Essa oportunidade o ajudou muito e com o tempo John conseguiu controlar-se e demonstrar uma recuperação. Após alguns anos, voltou a lecionar. E em 1994, ganhou o prêmio Nobel, o tão desejado reconhecimento,pela sua importantíssima contribuição em Teoria do equilíbrio, que foi aplicada a diversas áreas. Agradecendo e declarando seu amor por sua esposa.

O tratamento desempenha papel fundamental na vida do indivíduo de esquizofrenia, é um transtorno que alheia o paciente da realidade por isso pode ser muito traumático tanto para o portador como para a família e círculo social do mesmo. A esquizofrenia causa alucinações e dificulta a interação com as pessoas o que pode levar tanto o paciente como familiares ao sentimento de vergonha e de exclusão social. Muitas vezes o paciente tem comportamento agressivo, e demonstra que está fora da realidade, o indivíduo não consegue diferenciar a realidade do pensamento imaginário. Além de alucinações e delírios a esquizofrenia causa agitação, isolamento social e dificuldade de expressar emoções.

A volta na sociedade é possível, como mostra o exemplo de John, desde que mediante ao tratamento tenha apoio dos familiares e amigos, além do cultivo de uma ocupação que motive o paciente a lutar contra a doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com