TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdades Integradas Norte Do Paraná - Unopar

Por:   •  6/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES INTEGRADAS NORTE DO PARANÁ - UNOPAR

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

PORTO VELHO

2022

FACULDADES INTEGRADAS NORTE DO PARANÁ - UNOPAR

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

RESUMO        4

1 INTRODUÇÃO        5

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.................................................5

3 JUSTIFICATIVA........................................................................................................5

4 OBJETIVOS        6

4.1 OBJETIVO GERAL        6

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

5 METODOLOGIA        6

6 RESULTADOS ESPERADOS        6

7 CRONOGRAMA DA PESQUISA        7

8 ORÇAMENTO        Erro! Indicador não definido.7

9 REFERÊNCIAS        84

RESUMO

Com a melhoria da qualidade de vida e o avanço científico, principalmente no campo da medicina, temos em consequência o crescimento da população idosa, este envelhecimento populacional acarreta repercussões profundas no que se refere aos serviços de saúde, principalmente pelo custo das despesas com tratamentos médico e hospitalares. A pessoa idosa acaba por utilizar mais os serviços de saúde e com maior frequência que outras faixas etárias um maior número de internações e maior tempo de ocupação de leito. Para o idoso estar hospitalizado representa um momento de fragilidade e medo, fato que se associa à morte e a dependência, estes pacientes demandam uma maior atenção dos trabalhadores da saúde, em especial os enfermeiros, que possuem papel de extrema importância no cuidado.  

Palavras-Chave: Idoso; hospitalização; cuidados de enfermagem; envelhecimento; tempo de internação.


[pic 10]

1 INTRODUÇÃO

LAZARO (1994), coloca que para o idoso o estado de doença e de hospitalização representa um momento de fragilidade, medo, insegurança, medo e depressão. Além desses fatores a hospitalização acaba por representar um momento de solidão, já que o faz ficar grande parte do dia sem seus familiares (MARTIN; NASCIMENTO, 2005).

Com a hospitalização, a uma queda da qualidade de vida do idoso, em decorrência dessas condições de fragilidade, do envelhecimento e das patologias associadas, proporcionando desta forma a ocorrência de prolongamento da internação hospitalar (CARVALHAIS; SOUSA, 2007).

Neste sentido o cuidar da enfermagem, assume papel preponderante no processo de recuperação e na diminuição do tempo de internação, o cuidado ao idos em internação hospitalar, deve ser levando em conta a continuidade, na globalidade da avaliação, na participação da família, na consideração da unicidade do ser, na otimização das capacidades individuais, na manutenção da autoestima, da individualidade e integridade. Sempre que possível, deve ser preservada a autonomia e a integração social (SANTOS, 2001; BERGER, 1995).

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Considerando que o cuidado em enfermagem é importante no processo de recuperação do idoso e que o cuidado inadequado pode repercutir de forma negativa em seu processo de recuperação e no tempo de permanência de sua internação, pretende-se demonstrar que o cuidado prestado ao idoso quando em internação ajuda no processo de recuperação e diminuição do tempo de internação.

3 JUSTIFICATIVA

A seguir, deve-se apresentar a justificativa do seu trabalho, demonstrando com suas palavras a importância que seu trabalho tem para a comunidade científica bem como para a sociedade. Assim, a justificativa consiste numa exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa, bem como as contribuições social e acadêmica que o estudo pode proporcionar. Seja direto e coeso, para não incluir outras partes do projeto, como os objetivos e a metodologia.[pic 11]

4. OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Buscar a literatura publicada sobre o cuidado de enfermagem a pessoas idosas que estão em internação hospitalar e demonstrar que os cuidados dispensados influenciam diretamente no tempo de internação.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • O cuidado de enfermagem em pessoas idosas;
  • O cuidado de enfermagem em pessoas idosas em hospitalização prolongada;
  • A influência do cuidado de enfermagem na diminuição do tempo de

5 METODOLOGIA

A metodologia aplicada será a Revisão de Literatura é uma pesquisa qualitativa e descritiva. O período de análise das publicações acerca do assunto não deverá ser superior a dez anos, sendo as pesquisas realizadas em livros, periódicos, sites especializados, bancos de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (143.2 Kb)   docx (504.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com