TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADES INTEGRADAS NORTE DO PARANÁ LICENCIATURA

Por:   •  15/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADES INTEGRADAS NORTE DO PARANÁ - UNOPAR PEDAGOGIA – LICENCIATURA

DANIELE ARAGÃO DA VEIGA

MARIA DAS DORES ARAÚJO SOUSA DA SILVA

MARLIELMA DE SOUSA BARBOZA

VALDECI ALVES DA SILVA

TECNOLOGIA COMO SUPORTE VIVO NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO

TUCURUÍ - PARÁ

2021

DANIELE ARAGÃO DA VEIGA

MARIA DAS DORES ARAÚJO SOUSA DA SILVA

MARLIELMA DE SOUSA BARBOZA

VALDECI ALVES DA SILVA

TECNOLOGIA COMO SUPORTE VIVO NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO

Produção textual para o curso de Pedagogia, apresentado a Faculdades Integradas Norte do Paraná - Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.

Tutor à Distância: Adonias Sousa de Oliveira

TUCURUÍ - PARÁ

2021

Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

2 TECNOLOGIA COMO PARADGMA NA EDUCAÇÃO        5

2.1 JORNAL INFORMATIVO ONLINE        6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

4 REFERÊNCIA        10

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado uma situação uma situação problema no qual terá como escopo abordar a forma como o ambiente escolar atua com as várias possibilidades que a cultura midiática se apresenta e qual a sua importância desse contexto para a obtenção   de   Licenciatura em   Pedagogia   da   Faculdades Integradas Norte do Paraná – Unopar’.

No que tange a sistemática contemporânea ainda podemos observar que a educação ainda nada em pequenos passos, adotando medidas ainda formais e rígidas, prevendo condutas apendas dentro dos muros da instituição realizada pelos funcionários que nela atuam.

A tecnologia e toda sua praticidade vem ganhando todos os ramos sociais de uma forma avassaladora e em hipóteses algumas podemos imaginar qualquer ambiente social sem a sua influência. Nesse sentido, todas as transformações existentes e iminentes devem servir de incentivo para que as instituições possam criar estratégias e políticas de adequação a essa nova realidade social.

Dessa maneira, todas as instituições para melhor adequação devem fazer aquisição de novos recursos tecnológicos melhorando toda infraestrutura de forma que todos, de maneira igualitária possam ter o acesso e que vai otimizar os estudos e promovendo uma educação eficaz.

Outro objetivo a ser tratado nesse trabalho será apresentar a introdução das TIC’s no processo educacional, revelar os benefícios que os profissionais da educação terão assim como os desafios encontrados, pois como bem sabemos a maioria dos alunos da rede pública não possuem estrutura financeira para acompanhar a nova sistemática.

A   inclusão   e   integração   das   TICs   estão resguardadas a qualquer pessoa sem reservas de cunho físico ou intelectual, possibilitando a todos o direito à escolarização para introduzir as alterações pedagógicas que favoreçam a melhoria do sistema educacional.

2 TECNOLOGIA COMO PARADGMA NA EDUCAÇÃO

Quando analisamos o processo de tecnologia no Brasil, como também no restante do mundo, podemos observar as diferentes formas de tecnologias, da simples a mais complexa, no qual vem interagindo de maneira direta no processo pedagógico.

Essa modalidade de interação tecnológica no ambiente escolar vai impulsionar novas técnicas de atuação do profissional atuante nas salas de aulas, utilizando ações inovadoras para que o leque de possibilidade possa ser cada vez mais amplificado e otimizado.

Um dos precursores nessa modalidade tecnológica em ambiente escolar foi Ricardo Nassif, na década de 60, no qual apresentou técnica mais dinâmica participativa dentro do ambiente pedagógico, por conseguinte cria a chama “teoria da comunicação”.

Esses pequenos passos foram alavancados com a influência do behaviorismo, contudo adotando uma nova teoria, a saber “teoria da formação”. Essa teoria se fundamenta no sentido de uma análise minuciosa por parte do pedagogo no que tange na analise dos resultados nesse processo de aprendizagem.

Começa nessa teoria uma abordagem mais direta, ajustando os modelos de informação e comunicação na realidade das salas de aula, dessa maneira vai introduzir conforme a legislação vigente para que a aprendizagem seja permanente.

O interessante dessa teoria da informação é que além da busca incessante da tecnologia educacional, o designe mais alinhados com desenvolvimentos mais complexo, buscou-se não deixar de lado totalmente os antigos métodos, de forma a equilibrar as duas modalidades para que o ensino-aprendizagem seja ainda mais eficaz.

Portanto, o resultado obtido tem sido uma melhor otimização e fixação dos estudos, obtendo uma transição de informação e conhecimento, podendo controlar de forma quantitativa e qualitativa o desempenho dos alunos agindo diretamente nos problemas individuais que vão se apresentando no decorrer do processo.

Para melhor entendimento, vejamos nas palavras de Eduardo O C Chaves a importância desse processo na educação:

Para que a tecnologia, quando usada na educação, possa ser um instrumento de transferência de poder ("empowerment") para o aprendente, que permita que ele, de posse das potentes ferramentas de aprendizagem que a tecnologia coloca à sua disposição, possa gradativamente se tornar autônomo em sua aprendizagem, é necessário que, junto com a introdução da tecnologia na educação, sejam repensadas as práticas educacionais da escola - de modo a se rever, especialmente, a função dos conteúdos curriculares e o papel do professor no desenvolvimento das competências e habilidades que farão do aprendente alguém capaz de aprender sempre à medida que constrói seus projetos de vida no plano pessoal e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com