TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do livro o futuro da humanidae

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  1.374 Visualizações

Página 1 de 4

CURY, Augusto. O Futuro da Humanidade. São Paulo: Arqueiro, 2010.

CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS

“Cada ser humano é um mundo, [...] Muitos amam a rotina, outros não vivem sem aventura.” (p.07)

Liberdade nada mais é do que um sonho alcançável. (p.29)

“Tudo aquilo em que cremos nos controla” (p.41)

A arte da dúvida faz a Inteligência crescer, já o bloqueio da mesma o fragmenta-a. (p.52)

 “A crise na formação de pensadores.” (p.66)

Na dúvida é preciso correr riscos para explorar a mente humana e, lutar pelos sonhos transformando-os em realidade. (p.71)

 “Nós podemos dar a caneta e o papel, mas só vocês podem escrever as suas histórias.” (p.86)

Os seres humanos podem ter o corpo aprisionado, não as ideias. É o lugar em que cada um deve ser livre, autor e coautor de sua existência é na mente. (p.90)

 “Cada cabeça é um planeta e cada planeta tem uma rota peculiar e exige um plano de voo distinto para ser atingido.” (p.101)

O ser humano está mais habituado a condenar do que a perdoar, sabe-se que esta atitude é reflexo da fraqueza humana, perdoar é para os fortes. (p.112)

“Mas reconheço também que a ciência mais lúcida debate as ideias de um pensador pelo seu conteúdo e não pelos títulos que o autor apresenta. Creio que os verdadeiros cientistas amam o debate e não a submissão.” (p.124)

O diálogo é um importante aliado do ser humano, desde a situação mais complexa, como durante o tratamento de pessoas que estão com depressão, até a mais simples e prazerosa, como uma conversa entre um casal de namorados. (p.155)

 “[...] os jovens deveriam atuar no palco da vida como atores principais e não morrer na plateia, subjugados por uma vida individualista, ilusória, autodestrutiva, dependente, encarcerada pela rotina e amordaçada pelos padrões doentios de beleza.” (p.174)

Com o corre-corre do dia-a-dia, as pessoas estão envelhecendo muito rápido, e o pior, no único lugar em que não deveriam envelhecer nunca, no território da emoção. (p. 245)

TEXTO DISSERTATIVO

O livro “O Futuro da Humanidade”, traz em seu conteúdo a história de um estudante de medicina, em especial da disciplina de Anatomia Humana, o Marco Polo, que diferente dos demais estudantes preocupou-se não apenas em dissecar corpos, mas reconhecer a história de cada um deles. O livro em si critica as injustiças e o preconceito diante as questões sociais. Além de demonstrar a importância da vida e das pessoas, impõe através da psiquiatria a compreensão da mente humana.

O grande desafio dos estudantes de Anatomia é descrever o organismo humano, entretanto, para alguns acadêmicos esse objetivo vai além da matéria humana, é preciso desvendar suas historias para compreender.  É de fundamental importância explorar o desconhecido, o novo, e ampliar as ideias paulatinamente, entretanto, para tal é preciso duvidar, buscar, lapidar a inteligência frequentemente.

Observa-se que muitos educadores são apenas repetidores de ideias, escodem-se atrás de seus títulos e continuam sem despertar a Inteligência dos alunos, pelo contrário, as bloqueiam. É preciso despertar o tesouro que existe dentro da mente humana, a Inteligência; o aluno deve passar pela faculdade e não a faculdade pelo aluno, cada acadêmico deve ser crítico, instigar novos pensamentos, não ser apenas meros repetidores de ideias, deve ser autor de sua formação, escrever a própria história.

Cada ser humano em especial sua mente, é um cenário a ser descoberto e explorado. Muitos seres aprisionam-se em seus mundos, pensamentos, assim como, os pacientes que passam por problemas mentais, digo passam, porque não são doentes mentais, porém, a sociedade em sua fraqueza de conhecimento criam rótulos para estas pessoas, os chamam de “loucos,” isso porque os próprios psicólogos e psiquiatras se deixam influenciar pelos paradigmas estabelecidos na sociedade e empacam viajar no mundo desses portadores de psicoses.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com