TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundação Técnico Educacional Souza Marqu

Por:   •  10/5/2022  •  Exam  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

Fundação Técnico Educacional Souza Marques

Curso de Enfermagem

GQ1

Disciplina: Saúde do Adulto

Prof: Enf. Ms. Eric Rosa Pereira

Aluno: Giullia de Azevedo Corrêa  

Leia o caso a seguir e respondas as questões de 1 a 4

Uma idosa de 70 anos é transferida de uma casa de repouso para o serviço hospitalar por apresentar febre alta e falta de ar. Segundo relata sua filha, a paciente está com tosse produtiva há 2 dias e hoje começou a sentir mais falta de ar e a tornar-se menos responsiva. A história médica pregressa da paciente é significativa para diabetes melito, hipertensão e colesterol alto. Seus sinais vitais 39,2 C, frequência cardíaca de 104 bpm, pressão arterial de 130/85 mmhg, frequência respiratória de 28 mpm e saturação de oxigênio ao ar ambiente de 91% (96% com 3L/min de oxigênio suplementar por macronebulização). Ao exame, ela está desperta, mas responde lentamente às perguntas. Sua filha relata que ela costuma estar mais alerta do que está agora. A pele da paciente está ressecada e quente ao toque. Suas bulhas cardíacas estão regulares e ela está levemente taquicárdica, sem B ou B4. À ausculta pulmonar, ela apresenta roncos junto à base direita. Apresenta uso de musculatura acessória e há presença de batimento de asa de nariz, observados a cada inspiração. A paciente não apresenta nenhuma distensão venosa jugular, edema em membro inferior ou sensibilidade na panturrilha.

Obs: após exames de imagem e bioquímicos, constatado diagnóstico de pneumonia na paciente.

Perguntas:  

1-Quais são os sinais e sintomas associados a doença que levam a suspeitar de uma possível pneumonia? (1,0 ponto) 

Febre alta, falta de ar e tosse produtiva.

2-Como essa paciente deve ser tratada na unidade de clínica médica, no momento da admissão? Justifique sua resposta (1,0 ponto)

Verificação dos sinais vitais, exames bioquímicos e de imagens, suplementação de oxigênio (se realmente necessário). Porque, após essas recomendações e o diagnóstico mostrado através dos exames, sabem como melhor atender esta paciente.

3- Correlacione os achados clínicos do exame físico com a patologia de base em que a paciente apresenta (quais sinais e sintomas a paciente apresenta tendo como base a fisiopatologia da doença). (1,0 ponto)

A paciente estava com febre alta (39,2C), falta de ar e tosse, pele quente e ressecada, apresentava roncos junto à base direita na ausculta pulmonar, havia presença de batimento de asa de nariz podendo ser observados a cada inspiração, estava levemente taquicárdica, com a frequência respiratória elevada (28mpm) e com pouca diminuição da saturação de oxigênio (91% ao ar ambiente).

4-Cite quatro diagnósticos de enfermagem prioritários segundo NANDA e três intervenções para cada diagnóstico. (2,0 pontos)

Diagnóstico: Hipertermia   ->   Intervenções: monitorar a temperatura, no mínimo, a cada duas horas, conforme apropriado; monitorar pressão sanguínea, pulso e respiração, conforme apropriado; monitorar cor e temperatura da pele.

Diagnóstico: Padrão respiratório ineficaz   ->   Intervenções: determinar a percepção das causas da fadiga pelo paciente/pessoa significativa; usar instrumentos válidos para medir a fadiga, se indicado; monitorar o paciente quanto a evidências de fadiga física e emocional excessiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com