TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAÇÃO TÉCNICO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES

Por:   •  13/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Fundação Técnico-Educacional Souza Marques

Disciplina: Iniciação Científica Professa: Flávia Moraes

Aluna: Marcela Lopes Boasquevisque

  1. – A frase abaixo foi retirada do item “Métodos”. Com base nela, indique a população estudada.

“Foi efetuado, inicialmente, um censo do atendimento emergencial de todas as vítimas por causas externas.”

Resposta: Vítimas de acidentes de trânsito registradas em 2 hospitais municipais do Rio de Janeiro (Hospital 1 e Hospital 2).

Nos métodos, o pesquisador afirma que todas as vítimas foram contabilizadas, ou seja, não houve amostra, uma vez que foi possível a análise de toda a população.

  1. – Podemos dizer que em todos os tipos de atendimento ocorridos nos hospitais, onde o estudo foi desenvolvido, a maior parte dos mesmos envolvia indivíduos do sexo masculino? Justifique sua resposta.

Resposta: Não é possível realizar esta afirmação, uma vez que os dados informados foram somente em relação aos acidentes de trânsito e não de todos os atendimentos realizados nos hospitais.

Em relação aos acidentes de trânsito, levando-se em conta o total de casos analisados em ambos os hospitais, 69,3% das vítimas eram do sexo masculino e 30,7% do sexo feminino.

  1. – Quais os tipos de gráficos que poderíamos utilizar para apresentar as informações contidas na tabela “Total de atendimentos e média diária dos casos de acidentes de trânsito segundo causas específicas”?

Resposta: Poderão ser utilizados os seguintes gráficos:

  1.  Gráfico de setores para cada um dos hospitais, uma vez que a questão trata a respeito de uma variável qualitativa nominal.
  2.  Gráfico de barras, por se tratar de uma variável qualitativa nominal.

  1. – Quais as variáveis utilizadas na construção da figura “Distribuição dos atropelamentos, colisões e outros acidentes de trânsito, segunda faixa etária. Hospital 1* e Hospital 2**, 1996”? Como podemos classificá-las?

Resposta:

- Qualitativa nominal: categorias de acidentes (atropelamento, colisão e outros acidentes de trânsito)

- Qualitativa ordinal: faixa etária

- Quantitativa discreta: número de acidentes de trânsito

  1. – Descreva de forma detalhada os gráficos que compõem a figura supracitada, indicando o que está sendo exibido em cada um dos eixos e o que significa as várias tonalidades encontradas nas colunas.

Resposta: O gráfico utilizado foi um gráfico de colunas

No eixo horizontal está sendo exibida a faixa etária e no eixo vertical a quantidade de pessoas que sofreram acidentes de trânsito.

As várias tonalidades representam os tipos de acidentes, ou seja, cada cor estará representando um dos três tipos listados (preto - atropelamento, branco- colisão, cinza- outros acidentes de trânsito).

Cumpre ressaltar que há um gráfico para cada hospital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (401.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com