TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de resíduos

Por:   •  17/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

IDENTIFICAÇÃO

  • TÍTULO DO PROJETO: Elaboração e validação de manual de gerenciamento de resíduos de saúde na unidade de Centro Cirúrgico
  • ALUNO (S): Ione Primon
  • CURSO: Graduação em Enfermagem
  • PESQUISADOR (ES) RESPONSÁVEL(IS): Esp. Francisco Koller
  • COLABORADOR (ES): Departamento de Apoio Operacional da instituição.
  • LOCAL DE REALIZAÇÃO DO PROJETO: Centro Cirúrgico do Hospital Erasto Gaertner.

1   INTRODUÇÃO

A partir da segunda metade do século XX, com os novos padrões de consumo da sociedade industrial, que a geração de resíduos oriundos das atividades humanas, vem crescendo em ritmo superior à capacidade de absorção pela natureza. O avanço tecnológico das últimas décadas possibilitou conquistas surpreendentes no campo das ciências, contribuindo para o aumento da diversidade de produtos com componentes e materiais de difícil degradação e maior toxicidade.

A contradição do desenvolvimento cientifica e tecnológico geram conflitos, com os quais o homem pós-moderno se depara diante dos graves problemas sanitários e ambientais provenientes de sua própria criatividade.

O descarte inadequado de resíduos cria, enormes problemas ambientais, colocando em risco os recursos naturais e a qualidade de vida das presentes e futuras gerações. A disposição inadequada desses resíduos decorrentes da ação de agentes físicos, químicos ou biológicos, cria condições ambientais potencialmente perigosas que modificam esses agentes e propiciam sua disseminação no ambiente, o que afeta, conseqüentemente, a saúde humana.

         A Agência Nacional da Vigilância Sanitária - ANVISA, com a RDC  nº  306/04 e a Resolução CONAMA no 358/05 abordam sobre o gerenciamento dos resíduos em serviços de saúde (RSS) em todas as suas etapas. Definem a conduta dos diferentes agentes da cadeia de responsabilidades pelos RSS. Refletem um processo de mudança de padrão no trato dos RSS, fundamentada na análise dos riscos envolvidos, em que a prevenção passa a ser eixo principal e o tratamento é visto como uma alternativa para dar destinação adequada aos resíduos com potencial de contaminação. Com isso, exigem que os resíduos recebam manejo específico, desde a sua geração até a disposição final, definindo competências e responsabilidades para o mesmo.

        O Programa de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde, é um documento que descreve as ações relacionadas ao manejo dos resíduos, observando suas características e suas etapas de manejo. É obrigatório em todos os serviços relacionados ao atendimento à saúde humana ou animal, inclusive os serviços de assistência domiciliar e de trabalhos de campo. Os objetivos desse programa é contribuir com a redução de incidência de acidentes ocupacionais através de uma educação continuada; Contribuir para a redução dos índices de infecção em serviços de saúde; Contribuir com uma melhor segregação dos resíduos promovendo a redução do seu volume; Estimular a reciclagem e compostagem dos resíduos comuns, desde que não contaminados.

        O hospital conta com uma comissão de gerenciamento de resíduos que garantem a manutenção do programa e a aplicação das respectivas resoluções (CONAMA e ANVISA), leis ambientais e normas técnicas (ABNT). Trabalham com indicadores para a elaboração de relatório mensal de pesagem, limpeza e reposição de recipientes de descarte, limpeza e identificação dos carros coletores, limpeza e organização dos abrigos interno e externo temporário, atendimento as coletas externas, mantém relacionamento com empresas terceirizadas para o cumprimento do PGRSS.

        O Departamento de apoio operacional (SSO) da instituição garante a manutenção do PGRSS observando as atividades diárias, identificando a fonte geradora do resíduo nos sacos recolhidos nos respectivos setores, realiza as coletas e pesagens de todos os resíduos por fonte geradora.

        O Centro Cirúrgico, a Central de Material e Esterilização e a Sala de Recuperação Anestésica, de todas as outras áreas críticas, são as mais preocupantes dentro de uma instituição hospitalar, pois a uma grande diversidade e quantidade de materiais gerados, principalmente os infectantes.

        Os resíduos infectantes são riscos para todos os colaboradores que atuam no Centro Cirúrgico e quando acondicionados inadequadamente, geram riscos para aqueles que transportam até o destino final, para a população como um todo e ao meio ambiente.

        O adequado gerenciamento de resíduos pérfurocortantes tem um papel fundamental, uma vez que pode provocar acidentes, e aumentar os risco de contaminação por agentes  infecciosos veiculados pelo sangue.

O interesse na realização desta pesquisa é devido a algumas dúvidas expostas pelos colaboradores relacionados à segregação correta de diversos resíduos gerados no Centro Cirúrgico.

Percebi, então que poderia contribuir com a elaboração de um manual básico de gerenciamento de resíduos onde os colaboradores possam ser norteados na  segregação correta dos resíduos  servindo como consulta na unidade. Mediante ao exposto foi traçada a seguinte questão norteadora: Qual a importância para os colaboradores em existir um manual de gerenciamento básico de resíduos de saúde na unidade do Centro cirúrgico?

2   JUSTIFICATIVA

 A realização desta pesquisa é de grande importância, devido a inúmeras dúvidas existentes no momento do descarte de resíduos gerados no Centro Cirúrgico pelos colaboradores, visto que na unidade  não existe um manual de gerenciamento de resíduos  de consulta rápida.

Sabe-se que é preciso informar, sensibilizar e mobilizar o ser humano para a importância da mudança de atitude e comportamento que norteiam esta prática.

3   OBJETIVOS 

3.1  Objetivo geral

Elaborar e validar um manual básico de gerenciamento de resíduos em serviços de saúde para consulta na unidade do Centro Cirúrgico.

3.2  Objetivos específicos

  • Aplicar questionário para a coleta de dados, identificando os conhecimentos dos colaboradores referentes à segregação correta dos resíduos em serviços de saúde;
  • Fazer levantamento dos tipos de resíduos gerados na unidade;
  • Sensibilizar os colaboradores para o manejo adequado dos resíduos de saúde atendendo às normas vigentes.

4   METODOLOGIA

4.1 Materiais

 Materiais de papelaria, xérox, impressão, pen-drive, computador, internet, livros, artigos.

4.2 Métodos

Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa transversal exploratória que visa elaborar e validar um  manual básico de gerenciamento de resíduos em serviços de saúde para consulta na unidade do Centro Cirúrgico.Para tanto será utilizado questionário auto – aplicável junto aos 30 colaboradores da unidade do Centro Cirúrgico de um Hospital referência em oncologia. Após o recolhimento dos questionários os dados serão analisados, produzindo o relatório da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com