TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de materiais

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.784 Palavras (8 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1– Observações retiradas de um questionamento à uma Entidade de Cunho Beneficente Identificada como (a)............................................................................4

2.1.1 Observações retiradas de um questinamento à uma Entidade Pública idenficada como (b)....................................................................................................6

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

REFERÊNCIA         ...9 



  1. INTRODUÇÃO

Duas Entidades serão avaliadas nesse Estudo de Caso, teremos a oportunidade de avaliar sobre vários ângulos o processo gerencial na área da Saúde. Teremos a oportunidade de observar na prática todas as disciplinas estudadas nesse semestre, a importância de cada uma delas.

Uma das áreas mais importantes dentro do Hospital é a da gestão de Materiais, nesse Estudo de Caso avaliaremos a existência ou não de metodologias para o devido controle e Gestão competente em cada um deles.

É um setor complexo, que exige constantes atualizações devido as mudanças e surgimentos de novos produtos. A gestão de Materiais é um processo no qual se planeja, executa e controla, em condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de materiais, partindo das especificações dos artigos a comprar até a entrega do produto.

A administração de recursos materiais tem sido motivo de preocupação nas organizações de saúde, tanto nas do setor público, como no privado que fazem parte da rede complementar do Sistema Único de Saúde (SUS).

As do setor público, devido a orçamentos restritos, necessitam de maior controle do consumo e dos custos para que não privem funcionários e pacientes do material necessário. Um dos pontos que mais afligem o Gestor, é a escassez de alguns materiais, considerados imprescindíveis para a assistência.

Há um constante conflito, pois a aplicabilidade de uma administração de materiais eficaz é percebida nas empresas privadas e raramente nas entidades públicas. É de suma importância a qualidade desse trabalho, para que o produto final seja beneficiado, ou seja, para que o cliente seja beneficiado.

Vamos observar no Estudo de Caso apresentado, vários fatores importantes a serem considerados para uma administração eficaz.

                        


  1. DESENVOLVIMENTO

É visível em nosso Estudo de Caso, a importância, a relevância da aplicabilidade de instrumentos da administração de materiais. Vivenciamos na Saúde muitos problemas relacionados à falta de materiais e medicamentos, que muitas vezes são relacionados com os recursos financeiros da Instituição, mas nem sempre a falta de recursos financeiros é responsável pelos péssimos resultados que temos conhecimento. E esses dados não são uma exclusividade do setor público, é uma realidade vivenciada no setor privado também.

Com esse Estudo de Caso, é possível aprimorar os conceitos de gerenciamento de materiais e equipamentos aplicados aos serviços de saúde. Há a necessidade da existência de um PROCESSO DE MANUTENÇÃO DOS ESTOQUES. O desabastecimento muitas vezes não está ligado apenas aos fatores financeiros, mas sim a ações gestoras ou a falta de gestão adequada.

2.1 – Observações retiradas de um questionamento à uma Entidade de Cunho Beneficente Identificada como (a):

Do ponto de vista da administração os estoques são vistos como uma grande fonte de gastos não gera retorno e necessitam de muito controle. E por parte dos profissionais de saúde não existe uma metodologia de utilização das quantidades consumidas para previsão de consumos futuros, eles simplesmente indicam para aquisição, o melhor material possível, dentro de um custo adequado.

No Estudo de Caso apresentado o almoxarifado é dotado de um sistema informatizado, onde as informações geradas são suficientes para um correto processamento de valores e quantidades.

O sistema informatizado serve de parâmetro para o Gestor, possibilitando uma análise sistêmica para um controle melhor das compras, de forma adequada à capacidade financeira da Instituição.

Porém a utilização do sistema é ineficaz. Não ocorre o lançamento correto das entradas e saídas, o que interfere nos cálculos internos do sistema. Sendo assim, não é possível a simulação para consumos futuros.

O custo dos medicamentos por paciente é realizado através de um sistema que apura o valor dos medicamentos pelo sistema de custo médio e esses valores são utilizados para cobrança de valores junto aos pacientes particulares ou oriundos de convênios com outras entidades. Em se tratando do SUS, é aplicada uma tabela padrão, com valores fixos para cada procedimento realizado.

Foi abordado também no Estudo de Caso, a metodologia de controle de prazo de validade. E neste caso existe o controle de estoques físicos controlados pelos métodos PEPS, mantendo-se os itens com o vencimento mais próximo à frente para sua utilização imediata. Quanto a Previsão de Demanda, não existe uma Metodologia Científica. Os funcionários fazem um levantamento dos valores existentes em estoque, comparam com os valores consumidos no mês anterior e lista para o setor de Compras o montante a ser adquirido para o próximo mês. Mais uma vez, o não lançamento correto de entradas e saídas interfere diretamente nos dados do sistema, não permitindo a geração confiável de previsão de valores. Mesmo existindo tal ferramenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com