TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA SOBRE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Por:   •  27/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

AMANDA DE JESUS MARTINS

EDUCAÇÃO EM SAÚDE

SANTANA DE PARNAÍBA

2017

Sumário

1 INTRODUÇÃO        1

2 HISTORIA SOBRE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE        2

3 EDUCAÇÃO POPULAR EM SAUDE        3

4 MODELOS DE EDUCAÇÃO        4

   4.1 Transmissão...............................................................................................4

   4.2 Condicionamento........................................................................................4

   4.3 Problematização.........................................................................................5

5 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO..........................................................5

   5.1 Diagnostico.................................................................................................6

   5.2 Plano de ação.............................................................................................6

       5.2.1 Objetivo................................................................................................6

       5.2.2 População alvo....................................................................................6

       5.2.3 Metodologia.........................................................................................6

   5.3 Avaliação ...................................................................................................7

6 PAPEL DO PROFISSIONAL............................................................................7

CONCLUSÃO        8

REFERENCIAS        9


1 INTRODUÇÃO

 A educação em saúde deve ser vista como importante forma de prevenção primaria e pratica de melhoria da saúde da população. Para alcançar o sucesso da prevenção teórica, a população deve estar disposta a mudar comportamentos, atitudes e autonomia para melhorar a sua qualidade de vida.

Esta forma de educação é uma aprendizagem voltada para saúde aonde visa em atingir a população de acordo com a sua realidade. Durante o processo, o educador cria conflitos no educando que o estimula a refletir sobre a sua cultura o levando a mudar sua realidade.

Geralmente a primeira abordagem da educação em saúde é feita em consultório, onde o profissional da saúde leva ao paciente conhecimento e provocar mudanças em seus hábitos.

O enfermeiro acaba tendo uma importante função na educação em saúde, é um dos profissionais que mais esta próximo da população e orienta diariamente os pacientes. Sendo assim, o enfermeiro se torna um educador essencial na saúde.

Este trabalho ira mostrar os conceitos sobre a educação em saúde, métodos de ensino e como as informações são transmitidas ao publico alvo através dos educadores.

2 HISTORIA SOBRE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE

        A primeira educação em saúde surgiu no Brasil no século XX, o país naquela época enfrentava epidemias de varíola, febre amarela, sifilis e tuberculose que estavam relacionadas as condições sanitárias e socioeconômicas que a população vivia na época.

O país naquela época era governado por militares que não se demonstravam estar preocupados com o bem-estar da população, mas o quanto essas epidemias estavam prejudicando a economia. Foram criadas campanhas sanitárias que eram voltadas para combater essas epidemias. As campanhas eram compostas por vistoria na casa, interdição, internações forçadas, despejos, vacinas obrigatórias, informações sobre higiene e a formas de contágios. Eram se utilizados métodos de obrigatoriedade, onde os militares utilizavam o autoritarismo para alcançar os objetivos.

A população não era persuadida ou sensibilizada sobre os benefícios  da higiene e da vacinação, porque elas tinham que obedecer ordens. Devido a esta situação surgiu a revolta da vacina, que foi uma manifestação popular contra a vacinação obrigatória para a varíola.

Em 1930 foi criado centros de saúde onde eram se ensinados formas de higiene pessoal e prevenção de doenças infecto-parasitorias que eram destinadas a população de baixa renda.

Com a revolução de 1964 o país enfrentou epidemias de malaria, doenças de chagas e tuberculose que aumentaram os índices de mortalidade.
Insatisfeitos com a situação, os profissionais de saúde iniciaria na década de 70, um modelo de prevenção dinâmico e realista para cada classe popular.

3 EDUCAÇÃO POPULAR EM SAUDE

        A educação popular em saúde é um processo de formação e capacitação que esta atrelado com a realidade e perspectiva política de cada classe social. Sua principal característica é mostrar a teoria a partir da pratica e não a teoria sobre a pratica.

        O objetivo não é formar sujeitos polidos, mas ajudas as classes mais humildes a ter autonomia e conquistar seus direitos. A educação em saúde é pautada no dialogo e na troca de saberes entre o educador e o educando.

        Com a criação do SUS em 1988, a proposta de um novo modelo voltado a prevenção e a integralidade a educação em saúde passou a atingir a população de maneira geral.

Instrumentalizar os profissionais da Saúde, Educação, líderes comunitários e outros para o desenvolvimento do processo educativo problematizador, em especial, na inclusão do componente educativo, no planejamento das ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde no Sistema Único de Saúde.

4 MODELOS DE EDUCAÇÃO

4.1Transmissão
Método de educação aonde o educador transmite todas as informações que ele sabe ao educando, o aluno é visto como uma pagina em branco, que esta sendo preenchida com as informações que seu educador passa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com