TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HUMANIZAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA VOLTADA AO PACIENTE

Por:   •  24/4/2018  •  Monografia  •  2.616 Palavras (11 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


[pic 12]


AGRADECIMENTOS

À Deus por me proporcionar o dom da vida.

Aos meus pais pela educação dada e por acreditar no meu potencial.

[pic 13]

FONSECA, D. A. A. V. Humanização em clínica médica voltada ao paciente. 2015. 00f. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Enfermagem da Anhanguera Educacional, para a obtenção do grau de Bacharel em Enfermagem, Taubaté, 2015.

RESUMO

Palavras-chave: Humanização. Enfermagem. Clínica Médica. Cliente.

FONSECA, D. A. A. V. Humanização em clínica médica voltada ao paciente. 2015. 00f. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Enfermagem da Anhanguera Educacional, para a obtenção do grau de Bacharel em Enfermagem, Taubaté, 2015.

ABSTRACT

Key-words: 


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

BVS                  BVS            Biblioteca Virtual de Saúde

LILACS    Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da      Saúde

SCIELO       Scientific Electronic Library Online


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        09

1.1 Objetivos............................................................................................................09

1.2 Justificativa........................................................................................................10

1.3 Viabilidade.........................................................................................................10

2        REFERENCIAL TEÓRICO        11

3     METODOLOGIA.............................................................................................14

REFERÊNCIAS        15



  1. INTRODUÇÃO

A humanização no cuidado de enfermagem apresenta-se como um tema de diversas discussões, demonstrando sua importância para o tratamento do paciente, uma vez que, o enfermeiro por meio da comunicação e acolhimento estreita os laços com a paciente, dando-lhe importância ao ouvir e responder aos seus questionamentos para amenizar angústias e anseios.

Neste contexto, cabe salientar que a formação do profissional de enfermagem não deverá voltar-se somente a conhecimentos adquiridos na graduação e técnicas indispensáveis para a manutenção da vida, mas também, a desenvolver uma postura humanizada que lhe permite compreender as dificuldades do paciente, mediante o aparecimento da doença.

Desta forma, sob uma visão holística que permite observar não especificamente os cuidados prescritos, mas considerar o indivíduo dentro da sua integralidade, considerando os aspectos sociais, culturais, econômicos e religiosos, para oferecer-lhe os cuidados que lhes serão paliativos para a melhoria da qualidade de vida.

1 OBJETIVOS

O objetivo da presente pesquisa consiste no eixo direcionador para o trabalho, demonstrando a finalidade do referido trabalho e suas articulações, como segue:

Objetivo Geral

  • O presente trabalho apresenta como objetivo primordial analisar e discutir as ações de cuidado humanizado em clínica médica oferecida pela equipe de enfermagem voltada à assistência integral ao paciente, com a finalidade de prevenção e promoção da saúde.

Objetivos Específicos

  • Elencar as principais ações de enfermagem que caracterizam a humanização;
  • Observar a empatia dos profissionais de enfermagem no exercício de suas atribuições;
  • Analisar o olhar holístico das ações de enfermagem desenvolvidas;
  • Propor ações de enfermagem que possam contribuir para a humanização efetiva.

  1. JUSTIFICATIVA

O presente trabalho justifica-se a sua importância tendo em vista que, o indivíduo quando desenvolve alguma afecção que necessita de cuidados, sente-se fragilizados necessitando de um olhar mais minucioso, no que compreende a comunicação e acolhimento.  Sendo assim, de suma importância agregar aos conhecimentos técnico-científicos uma visão holística que consiste em colocar-se no lugar do outro, buscando entender suas angústias e anseios.

  1. VIABILIDADE

A viabilidade do tema apresenta pertinência, quando observada a necessidade de oferecer a qualidade na assistência de enfermagem, para a prevenção, promoção e preservação da saúde, uma vez que, o conhecimento teórico-científico não pode ser desprezado, contudo, desenvolver ações que priorizem o tratamento do indivíduo dentro de preceitos éticos que compreendem as questões sociais, culturais, econômicas e religiosas são extremamente importantes, devendo ser cada vez mais disseminada dentre os profissionais da área da saúde.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

O indivíduo represente um conjunto complexo de representações psicológicas, sociais, religiosas, culturais e econômicas que são intrínsecas, a forma de vivenciar a realidade humana, dentro deste contexto, aceitar o indivíduo buscando respeitar suas concepções consiste em uma condição precípua ao profissional de enfermagem (CHERNICHARO et al, 2011).

Para tanto, Chernicharo et al (2011) destaca que as Políticas Públicas Nacionais apontam para a importância da assistência humanizada, buscando compreender o paciente e suas convicções observando o contexto em que está inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (246.6 Kb)   docx (180.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com