TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hildegard Peplau

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  1.575 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A Enfermagem sempre dependeu de outras ciências para a formação de conhecimento, o que fomentou o desejo nos enfermeiros de conhecer sua verdadeira natureza e construir sua identidade.

Isso resultou da formalização de conceitos e teorias que passaram a ser instrumentos de direcionamento para a Enfermagem conhecer seus limites de atuação em relação a outros profissionais.

Definição de teoria

Conjunto de propostas usadas para descrever, explicar e predizer parte de uma realidade, organizando alguns fenômenos por meio de evidências e características que os identificam.

Qual a importância das teorias?

Ajudar na reflexão e transformação da natureza do homem e da sociedade na visão da Enfermagem.

Hildegard Elizabeth Peplau nasceu em 1º de setembro de 1909, em Reading, na Pensilvânia. Na infância, presenciou a epidemia de gripe ocorrida em 1918, fato que influenciou a sua compreensão sobre o impacto da enfermidade e a morte dos familiares. Sua carreira na Enfermagem iniciou-se em 1931 em um programa de Enfermagem em Pottstown, Pensilvânia. Trabalhou em um acampamento de verão, onde graduou-se em psicologia interpessoal, em 1943.Trabalhou em clínicas psiquiátricas e assim começou a dedicar sua vida a entender e a desenvolver a teoria interpessoal.

Entre 1943 e 1945 compôs o grupo de Enfermagem do exército dos Estados Unidos. Atuou na escola militar de neuropsiquiatria na Inglaterra, onde conheceu os psiquiatras mais importantes do mundo.

Foi mestre e doutora pela Universidade de Columbia, onde foi instrutora e diretora do programa avançado de Enfermagem. Psiquiátrica em 1947/1953, período em que formulou sua teoria.

Em 1948 escreveu o livro “Interpersonal Relations in Nursing” (só foi publicado quatro anos mais tarde por ser considerado revolucionário).

Criou o primeiro programa de pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica.

Faleceu em 17 de março de 1999, em Shernan Oaks, Califórnia, aos 89 anos. Ela é considerada a “Mãe da Enfermagem Psiquiátrica”.

Teoria de Hildegard Elizabeth Peplau

A autora via a Enfermagem como um processo interpessoal por meio do qual enfermeira e paciente podem obter crescimento e desenvolvimento pessoais.

A teoria era baseada no pressuposto básico que o crescimento e o desenvolvimento humanos ocorrem de forma gradual até a realização do seu potencial máximo. O crescimento está relacionado ao tamanho e as formas físicas e acontece em cada pessoa dentro de um padrão único sob influência de fatores intrínsecos e extrínsecos.

 O desenvolvimento se refere a mudanças funcionais (no caso de idosos, por exemplo, que necessitam de ajuda para desempenhar atividades básicas) no indivíduo, mais de caráter qualitativo, mas também sob influências internas e externas.

A teoria de Sullivan baseia se na crença de que o comportamento e a personalidade dos indivíduos desenvolvem se a partir das relações com as pessoas consideradas importantes para eles.  Em cada fase, a satisfação e a segurança derivam do atendimento das necessidades do individuo. Com base na teoria de Sullivan, Peplau desenvolve sua teoria a noção de “crescimento pessoal” que é desenvolvido pelo paciente e a enfermeira psico dinâmica reconhece e compreende quando se relaciona de forma útil ao paciente.  

As etapas de enfermagem fundamental, a saber:

  1. O modo que a enfermeira age interfere no que o paciente vai aprender no tratamento do cuidar.

  1. É função de a enfermagem ajudar no amadurecimento do paciente e exigir o uso de métodos que facilite a solução dos problemas do mesmo.

Peplau considera que se a enfermeira reconhecer sua função, ela vai com certeza reconhecer a situação do paciente. A primeira parte da teoria compreende em “influencias, tarefas e métodos” que fazem parte da relação da enfermeira e do paciente.

Em sua obra Peplau diz que a enfermagem é vista como um processo, com base em suas fases e em diferentes papéis que a enfermeira pode assumir e que a enfermagem é uma relação entre enfermos ou pessoas necessitadas de serviços de saúde e a enfermeira formada para reconhecer e ajudar. Ela reconhece também que alem de aspectos psicológicos o contato físico humano é fundamental. Defende idéia de que poderia chamar de enfermeira psicóloga, capaz de conseguir mudanças psicológicas entre enfermeira e paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com