TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hildegard Peplau Teoria das Relações Interpessoais

Por:   •  15/3/2022  •  Seminário  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  1.587 Visualizações

Página 1 de 7

Hildegard E. Peplau: A Teoria das Relações Interpessoais

Biografia

Hildegard E. Peplau nasceu em 1909 em Reading, Pensilvânia. Quando criança testemunhou o devastador efeito da epidemia de Gripe de 1918, o que teve grande impacto em sua perspectiva sobre como as doenças e a morte marcam as pessoas.

Se graduou em enfermagem pela Pennsylvania School of Nursing em 1931 e trabalhou como enfermeira na Pensilvânia e na cidade de Nova York. Depois trabalhou como enfermeira escolar no Bennington College em Vermont

Se formou em psicologia interpessoal em 1943.

Ela obteve seu mestrado e doutorado no Teacher's College, Columbia University.

Certificada em psicanálise na William Alanson White Institution da cidade de Nova York.

Hildegard estudou questões psicológicas em Chestnut Lodge, uma instituição psiquiátrica particular, onde trabalhou diretamente com o psiquiatra Harry Stack Sullivan. Peplau estendeu a teoria interpessoal de Sullivan para ser usada na área de enfermagem e começou a formular a teoria que hoje conhecemos como Teoria das Relações Interpessoais.

De 1943 a 1945, Peplau serviu como Enfermeira do Corpo do Exército. Seu período no 312th Field Station Hospital, Inglaterra, permitiu a ela a oportunidade de trabalhar com figuras importantes da psiquiatria americana e britânica.

Publicou em 1952 o livro Interpersonal Relations In Nursing: A Conceptual Frame of Reference for Psychodynamic Nursing (sem tradução para o português), onde enfatiza a então nova teoria das relações interpessoais, pois era relevante para o trabalho das enfermeiras. Sua estrutura sugeriu que os fenômenos de interação que ocorrem durante as relações paciente-enfermeira têm impacto qualitativo nos resultados do paciente.

No início da década de 1950, ela criou e ministrou as primeiras turmas para alunos de graduação em enfermagem no Teachers College. Ela foi membro do corpo docente da Faculdade de Enfermagem da Rutgers University entre 1954 e 1974, onde criou o primeiro programa de pós-graduação para especialistas clínicos em enfermagem psiquiátrica. Nas décadas de 1950 e 1960, ela ofereceu workshops de verão para enfermeiras nos Estados Unidos, onde ensinou conceitos interpessoais e técnicas de entrevista, bem como terapia individual, familiar e de grupo.

Peplau trabalhou com a Organização Mundial da Saúde atuando como consultora e foi professora visitante em universidades nos Estados Unidos e em todo o mundo. Ela serviu como consultora do Surgeon General dos Estados Unidos, da Força Aérea dos Estados Unidos e do National Institutes of Mental Health. Ela também participou de grupos de formulação de políticas para o governo dos Estados Unidos.

Depois de se aposentar de seu cargo na Rutgers, Peplau ajudou a criar o primeiro programa europeu de graduação em enfermagem na Universidade de Leuven, na Bélgica, onde foi professora visitante em 1975 e 1976.

Hildegard E. Peplau faleceu em 17 de março de 1999, aos 89 anos, em sua casa em Sherman Oaks, Califórnia. Sua contribuição para a enfermagem moderna foi tão significativa que várias fontes se referem a ela como A Enfermeira dos Séculos e mãe da enfermagem psiquiátrica. Seu nome foi adicionado ao Hall da Fama da Academia Americana de Enfermagem em 1994. Em 1995, constou na lista das 50 grandes personalidades americanas e em 1997 foi premiada no Congresso Quadrienal da ICN com o prêmio Christiane Reimann, considerado a maior honra da enfermagem estadunidense.

Fonte:

https://maestrovirtuale.com/hildegard-peplau-biografia-teoria/ acessado em 17 de setembro de 2021, as 15h

https://nursing-theory.org/nursing-theorists/Hildegard-Peplau.php acessado em 17 de setembro de 2021, às 15h05min

https://www.psiquiatriageral.com.br/psicoterapia/harry.html#:~:text=A%20teoria%20de%20Sullivan%20%C3%A9,motivador%20prim%C3%A1rio%20do%20comportamento%20humano. acessado em 17 de setembro de 2021, às 15h30min

Teoria das Relações Interpessoais

https://www.scielo.br/j/reeusp/a/tPtzyWHYsRzm8JwmNYrd5QK/?lang=pt#:~:text=Em%20sua%20teoria%2C%20Peplau%20opta,ser%20consideradas%20de%20forma%20relacionada.

file:///C:/Users/Windows/Desktop/Enfermagem/Terceiro%20Semestre/SAE%20-%20PE/Teorista%20Peplau.pdf

https://www.scielo.br/j/ape/a/ZCtvs3TbLFBfMy79SD85jTg/?lang=pt

https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/045_saude_mental_teoria_peplau.pdf

https://nursing-theory.org/theories-and-models/peplau-theory-of-interpersonal-relations.php

Em sua teoria, Peplau opta por descrever o processo de relação interpessoal da enfermagem em quatro fasesorientação, identificação, exploração e resolução. Essas etapas estão superpostas e devem ser consideradas de forma relacionada. Na fase de orientação, o paciente apresenta uma necessidade e solicita ajuda profissional. A enfermeira, inicialmente, identifica as necessidades do paciente, o qual, durante a interação, fornece muitas pistas a respeito de como visualiza a dificuldade que está experimentando e oferece à enfermeira a oportunidade de reconhecer suas carências de informação e compreensão acerca do problema. Diante das necessidades identificadas, a enfermeira, em colaboração com outros componentes da equipe de saúde, orienta o paciente acerca do problema e de suas implicações. A tensão e a ansiedade apresentadas por esse paciente em decorrência de suas necessidades devem ser levadas em consideração na fase de orientação, pois, caso contrário, não haverá êxito em tentar relacionar a sua experiência atual com as anteriores

A teoria de Peplau foi baseada no modelo psicodinâmico visando identificar as dificuldades e necessidades do cliente e buscando meios de ajudá-lo a superar, através de um cuidado de enfermagem individualizado. É uma teoria perfeitamente adequada à Enfermagem principalmente em Saúde Mental, pois o ser humano deve ser visto como um ser biopsicossocial.

Peplau foi introdutora do relacionamento terapêutico enfermeiro-cliente na enfermagem, passando grande parte de sua vida profissional dedicando-se a trabalhos na área da Enfermagem Psiquiátrica. Publicou sua obra Interpersonal Relations in Nursing, em 1952, sua teoria original, a qual foi resultado de seu doutorado em Enfermagem Psiquiátrica. A teoria supõe o crescimento e o desenvolvimento humano, as ações são influenciadas tanto pelo paciente como pelo enfermeiro, considerando o paciente como um todo biológico, psicológico, espiritual e sociológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com