TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Hildegard Peplau

Pesquisas Acadêmicas: Resenha Hildegard Peplau. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  2.400 Visualizações

Página 1 de 4

Hildegard Peplau

Teoria das Relações Interpessoais.

Hildegard Elizabeth Peplau desenvolveu a teoria das relações interpessoais, foi considerada enfermeira do século e mães da enfermagem psiquiatrica. Em sua carreira trabalhou na Escola Militar de Neuropsiquiatria da Inglaterra, obteve formação em psicanálise pelo Instituto William Alanson White de Nova York, administrou aula de enfermagem psiquiátrica, tornou obrigatório as entrevistas das enfermeiras com s pacientes e os registros, e também criou o primeiro programa de pós graduação em enfermagem psiquiátrica. Exerceu atividades como consultora da Organização Mundial da Saúde, foi diretora executiva na Associação de Enfermeiras Americanas, e também trabalhou junto ao Conselho Internacional de Enfermagem.

Através da apresentação do seu livro em 1952, Peplau introduziu um novo paradigma para a enfermagem centrada nas relações interpessoais que processam entre enfermeira e paciente. Peplau vislumbra a enfermagem como um processo interpessoal por meio do qual, enfermeira e paciente podem obter crescimento e desenvolvimento pessoais.

Peplau usa tema “ enfermagem psicodinâmica” para descrever o desenvolvimento dinâmico entre enfermeira e paciente, que significa reconhecer, esclarecer e construir uma compreensão da relação enfermeira e paciente de forma útil, e seus pressupostos fundamentais são: A postura adotada pela enfermeira para aprendizagem do paciente e o auxilio ao desenvolvimento da personalidade e seu amadurecimento.

A teorista considera que a enfermeira compreenderá cada vez mais a situação do paciente e a forma como esse concebe, na medida em que ela compreende sua própria função, ou seja, há uma necessidade do auto conhecimento; e que a natureza da enfermagem sistematizada e dirigida a uma meta exige certas fases, ações, operações e realizações que se produzem entre enfermagem e paciente.

As técnicas de enfermagem não levam o amadurecimento do paciente o cuidado do físico, do corpo, gera um tipo de intimidade interpessoal, que o paciente acaba realizando conexões entre as circunstâncias presentes e suas experiências anteriores. Faz necessário que a enfermeira não seja onipotente e sim utilize oportunidades disponíveis por meio da aplicação da teoria e técnicas conhecidas das relações interpessoais.

O objetivo da assistência de enfermagem é ajudar o indivíduo e comunidade a gerar mudanças positivas para suas vidas, porem se houver desarmonia nas metas entre paciente e enfermeiro o resultado também será desarmonioso. Peplau reconhece que o papel da família, sociedade, cultura e do ambiente, mesmo que seja hospitalar predominante na teoria, também aponta que a enfermeira pode conduzir os cuidados de saúde do hospital para a comunidade.

A aproximação holística do paciente, e atuação da enfermagem para atendê-lo, foi o contexto que Peplau desenvolveu sua teoria. Ela descreve a relação interpessoal em quatro fases: Orientação, identificação, exploração e resolução.

Na orientação, a enfermeira através da interação com o paciente identifica suas necessidades e com colaboração da equipe multiprofissional, orienta o paciente sobre seu problema e implicação, nesta fase não haverá êxito se a tensão e ansiedade do paciente não for levada em consideração,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com