TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histologia

Por:   •  5/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 3

1) “O sistema respiratório humano compreende as vias respiratórias e os pulmões. De acordo com as propriedades funcionais dos seus componentes, podem-se distinguir duas porções: uma condutora e uma respiratória. A porção condutora, conde ocorre a hematose, é formada pelas fossas nasais, orofaringe, laringe, traquéia, brônquios e bronquíolos; a porção respiratória, por sua vez , é formada pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos.” A afirmativa acima está:

2) Algumas regiões do epitélio respiratório de fumantes compulsivos sofrem algumas modificações, passando de epitélio colunar pseudo-estratificado para epitélio estratificado pavimentoso, na tentativa de opor maior resistência aos poluentes tóxicos provenientes do cigarro. Como esse processo é conhecido na Histologia?

3) As fossas nasais comunicam-se com o meio exterior (através das narinas) e com a porção nasal da faringe (através das coanas). Nelas, podem ser distinguidas três regiões: vestíbulo, área respiratória e área olfatória. Sobre as subdivisões, justifique:

4) A sinusite é um quadro inflamatório ou alérgico que causa, diretamente, a obstrução de espaços ósseos contidos na porção condutora do aparelho respiratório. Como estes espaços são denominados?

5) “A traquéia bifurca-se em dois brônquios através do A, os quais são chamados de B. Ao penetrarem em cada lobo do pulmão, podem ser chamados de C e dirigem-se para baixo e para fora, originando D C no pulmão direito e E C no pulmão esquerdo. Cada um dos C divide-se em número variável, originando estruturas cada vez menores terminando, finalmente, nos F. Cada F penetra em um lóbulo pulmonar onde se ramifica ainda mais, formando os G, que ainda originam um ou mais H, marcando assim, o final da I e início da J”. As lacunas representadas por letras, na sentença, ficam melhor preenchidas por quais complementos?

A-

B-

C-

D-

E-

F-

G-

H-

I-

6) Os brônquios são revestidos por feixes musculares lisos (controlados pelo nervo vago, no sistema parassimpático) dispostos em espiral, e externamente à tal camada muscular, podem ser encontradas glândulas seromucosas. Que patologia responsável, diretamente, pelo espessamento da camada muscular brônquica e aumento do número de glândulas seromucosas

7) A fácil ocorrência de edemas no trato respiratório é explicável por:

8) A síndrome do desconforto respiratório do recém-nascido ocorre devido a prematuridade do bebê onde os pulmões não são recobertos por uma substância que diminui a tensão superficial e também possui propriedades bactericidas (Junqueira L.C., Carneiro J., 2004). A célula responsável pela produção desse composto é:

9) Intoxicação por gás carbônico torna-se altamente perigoso por tal substância ser inodora. O CO2 é capaz de provocar asfixia, devido se ligar fortemente à hemoglobina, proteína do sangue que transporta oxigênio para o organismo nessa ligação as hemácias com esse composto perdem a função e o indivíduo morre por asfixia (Nelson D.L., Cox M.M., 2002). O O2 mantém fraca ligação com a hemoglobina, dessa forma ele é capaz de difundir-se através do sangue para os tecidos e por sua vez do lúmen pulmonar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com