TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histologia

Por:   •  16/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 2

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

ENFERMAGEM

ALINE CRISTINA PEREIRA RA: 9902002250

NATÁLIA BOMFIM PAVANI    RA: 9930003197

SANTO ANDRÉ

2015

O desenvolvimento embrionário consiste em um desenrolar contínuo de eventos, didaticamente dividido em etapas.

Segundo Jubilut (2012) em seu canal no Youtube, ele classifica o desenvolvimento embrionário em:

Fase de segmentação: as células zigotos sofrem divisões celulares por meio de mitoses, este processo denomina-se clivagem, em que essa multiplicação gere um ser pluricelular.

Mórula: células agrupadas com o mesmo DNA, pois se originaram da célula zigoto. Essas células são chamadas de blastômeros. Neste momento ainda, as células não são especializadas, assim denomina-se células troncos.

Blástula: as células se migram para periferia, formando uma cavidade chamada blastocele. Neste momento, a quantidade celular aumenta e seu tamanho diminui. Neste momento, as células são pouco especializadas.

Gástrula: As células inferiores realizam um processo de epibolia (invaginação), assim na gástrula os tecidos estão externamente (ectoderme) e internamente (endoderme). No primeiro, as células são responsáveis pela formação do sistema nervoso e tecido epitelial. No segundo, o tecido origina o sistema digestório, respiratório, fígado e pâncreas. Ainda existe a mesoderme, que forma maior parte das estruturas do organismo.

Ao realizar a epinolia, percebe-se uma cavidade, denominada de arquêntero, sendo o intestino primitivo. A entrada desta cavidade chama-se blastóporo.

Nos animais deuterostômios (seres humanos, por exemplo), o blastóporo dá origem ao ânus e depois a boca.

Neste momento, as células aumentam de tamanho.

Nêurula: Nesta última etapa, a ectoderme invagina para a formação do sistema nervoso, originando o tubo neural. Os animais que formam celoma (cavidade da mesoderme) são caracterizados por animais celomados.

REFERÊNCIAS

JUBILUT, Paulo. Desenvolvimento Embrionário - Embriologia - Prof. Paulo Jubilut. Biologia Total. Publicado em: 11 de out. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TmFoWf_wYwg>. Acesso em: 10 de jun. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com