TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Fototerapia e os Cuidados da Enfermagem

Por:   •  6/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

   

1.        Delimitação do tema        4

1.2 História da fototerapia e os cuidados da enfermagem        4

1.3 Icterícia em neonatal        4

1.3 Formulação do problema        5

1.4 Hipóteses; possíveis causas.        6

2 Objetivos        6

2.1 Objetivo geral        6

2.2 Objetivo específico        6

3.Bibliografia        7


  1. Delimitação do tema

Quando um filho nasce gera uma grande expectativa para os pais, porém muitos dos nascimentos prematuro e/ou com alterações fisiológicas levam a necessidade de que o recém-nascido seja encaminhado para os cuidados na unidade de terapia intensiva neonatal, assim sob os cuidados da enfermagem por 24horas por dia.

O presente estudo tem como objetivo analisar os cuidados que os profissionais de enfermagem prestam aos recém-nascidos que são submetidos à fototerapia, na sua pratica clínica diária, é de grande importância o levantamento deste estudo, pois as condutas eficientes podem resultar na eficácia terapêutica.

Os cuidados do enfermeiro junto ao recém-nascido com icterícia vão desde a detecção precoce da doença, estendendo-se durante toda a terapia proposta, evitando possíveis complicações, até a finalização do tratamento. O enfermeiro é o facilitador desse processo e, para isso, ele precisa estar atento ao mundo de informações à volta com intuito de compreender e interpretar tudo que envolve os cuidados.

Para Ivo (2008), os procedimentos da enfermagem com o recém-nascido, submetido à fototerapia, devem seguir uma rotina para que o tratamento seja eficaz e não cause complicações ao bebê. Entre os procedimentos, listam: verificar a distância entre o RN e o foco luminoso; identificar a necessidade de balanço hídrico; proteção para os olhos e gônadas; mudança de decúbito; observar frequência, aspecto e quantidade das eliminações, verificação da temperatura, dentre outros.

1.2 História da fototerapia e os cuidados da enfermagem

Os americanos observaram que a luz solar diminuía a intensidade da pigmentação amarelada encontrada na pele de alguns recém-nascidos. Algumas décadas depois um frasco de sangue foi deixado exposto à luz solar por algumas horas e assim notaram que o nível de bilirrubina caiu, dando a ideia de que a luz visível pode afetar os níveis de bilirrubina. Desta forma nasceu a ideia de utilizar fototerapia como ferramenta clínica. (PEREIRA, 2009). Desde então diversos progressos e novas técnicas de fototerapia foram propostas. A fototerapia veio a se construir uma das principais armas terapêuticas contra a icterícia do recém-nascido sendo utilizada até hoje. (IVO, 2008).

1.3 Icterícia em neonatal

A icterícia corresponde ao aumento da bilirrubina no sangue e tem uma coloração amarelada da pele. A icterícia pode ser classificada em fisiológica ou patológica; esta última a patológica apresenta nas primeiras 24horas de vida, representando uma coloração amarelada da pele devido à falta de conjugação das hemácias pelo fígado. Desta forma pode acarretar a insuficiência hepática ou uma hemólise das hemácias. O nível de bilirrubina aumentado que gera a coloração amarelada da pele do bebê pode classificar como patológica quando acontece nas primeiras 24horas.

Já a icterícia fisiológica manifesta-se 48 a 72 horas após o nascimento. O nível sérico de bilirrubina atinge um pico de 4 a 12 mg/dl em torno do 3º ao 5º dia após o nascimento. Em média, o nível de bilirrubina aumenta menos de 5mg/dl/dia. A icterícia fisiológica comumente desaparece ao final do 7º dia. Cinco condições que podem causar icterícia fisiológica são circulação hepática diminuída, carga de bilirrubina aumentada, captação hepática de bilirrubina plasmática reduzida, conjugação da bilirrubina diminuída e excreção de bilirrubina diminuída.

Com o nível de bilirrubina aumentado pode surgir no bebe complicação neurológicas, dificuldades no desenvolvimento psicomotor da criança, irritabilidade, pode levar a cegueira e/ou quando esses níveis não são controlados o bebê pode sofrer um processo de exsanguineotransfusão para controlar o nível de icterícia.

O tratamento da icterícia tem como objetivo evitar o acúmulo de bilirrubina no cérebro, o que pode causar grandes problemas ao desenvolvimento da criança. Quando a icterícia é identificada o tratamento específico é de grande importância. O tratamento da icterícia é a fototerapia, este procedimento consiste na exposição da criança a fonte de luz durante horas ou dias, assim os recém-nascidos permanecem no berço, apenas com fralda e venda nos olhos e são submetidos à luz que de sete lâmpadas fluorescentes ou nos aparelhos de fototerapia dupla de 14 lâmpadas, metade acima e metade embaixo do bebê. Desta forma a luz converte a bilirrubina, impregnada na pele e mucosas, em outra substância, evitando seu acúmulo no cérebro. (IVO, 2008).

A eficácia da fototerapia depende da transformação fotoquímica da bilirrubina nas áreas expostas a luz. As reações alteram a estrutura da molécula de bilirrubina e permitem que os produtos sejam eliminados através dos rins ou fígado. A bilirrubina absorbe luz em torno de 400 a 500nm. Esta luz emitida penetra na epiderme e atinge o tecido subcutâneo. Assim apenas a bilirrubina que está próxima à superfície da pele será afetada diretamente pela luz. (IVO, 2008).

1.3 Formulação do problema

Este projeto pretende investigar a utilização da fototerapia e os cuidados da enfermagem. Para isso pretende-se buscar respostas para os seguintes questionamentos: Como está sendo organizado o cuidado da enfermagem? Há variação nas práticas entre maternidades e entre os profissionais? Como a equipe de enfermagem interpreta a comunicação não verbal do recém-nascido em cuidados intensivos?

1.4 Hipóteses; possíveis causas.

Como qualquer outro tratamento, a fototerapia possui riscos e benefícios. Para minimizar os riscos é necessária a observância de alguns cuidados: A predisposição de o recém-nascido ter icterícia como o baixo peso ao nascer, a prematuridade e casos de incompatibilidade consanguínea; Fototerapia pode trazer complicações, tais como:

  • Aumento do trânsito intestinal com presença de fezes semilíquidas e esverdeado;
  • Pode desenvolver hipertermia pelo aumento do fluxo sanguíneo da pele e músculos;
  • Aumento da frequência respiratória e cardíaca com consequente aumento de perda insensível de água;
  • A oclusão dos olhos pode provocar irritabilidade;
  • Pode desencadear aerofagia e distensão abdominal transitória.

2. Objetivos

2.1 Objetivo geral

Identificar e analisar os possíveis diagnósticos e intervenções da enfermagem aos recém-nascidos submetidos ao tratamento fototerápico. Trata-se de um estudo e explorativo e descritivo de pesquisa de revisão bibliográfica. Englobando o período de 2000 a 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com