TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História dos métodos contraceptivos

Por:   •  26/2/2016  •  Seminário  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

Historia dos métodos contraceptivos

Desde os séculos passados a humanidade busca formas de prevenir gestações não desejadas. Os egípcios foram reconhecidos como a primeira civilização a utilizar métodos contraceptivos, entre os mais utilizados na época eram as esponjas ou tampões vaginais embebidos em substâncias que neutralizavam os espermatozóides.

A anticoncepção masculina tambem era utilizada na antiguidade, eles usavam o extrato de uma planta considerada a variação da madressilva (lonicera plericlymenum) durante 36 dias, que podia causar a esterilidade masculina.

Assim que foi estabelecida a relação do sêmem com a gravidez. O método masculino mais conhecido passou a ser o coito interrompido, o homem retira o pênis na hora da ejaculação.

Acredita-se que o primeiro preservativo criado foi na Roma antiga, quando eram utilizadas bexigas de animais para proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis. Os envoltórios ou preservativos de linho foram descritos em 1564 pelo anatomista italiano Falópio no século XVIII, pedaços das víceras de animais eram utilizadas para produzir os chamados “preservativos de pele”.

A borracha vulcanizada foi inventada em 1844, o desenvolvimento do poliuretano facilitou o lançamento do primeiro preservativo feminino em 1992

O primeiro dispositivo intra uterino (DIU) foi usado em pacientes por Hipócrates há mais de 2.500 anos, que inseria objetos no útero com a ajuda de um tubo de chumbo.Entretanto o primeiro DIU aceito clinicamente, a Alça de Lippes, só foi amplamente adotado em 1962.

Vários especialistas pesquisaram sobre a criação de uma pílula anticoncepcional, mas foi Gregory Pincus quem realizou a maioria dos estudos com os primeiros contraceptivos orais combinados em 1960, tornando-se o médico conhecido como o “pai da pílula”. A primeira pílula que continha somente o progestógeno (depois chamada de minipilula) foi lançada apenas oito anos mais tarde. E hoje em dia os especialista vem criando vários métodos contraceptivos para evitar uma melhor e saudável forma a gravidez indesejada.

Tipos de métodos contraceptivos

DIU

O dispositivo intrauterino (DIU) e sistema intrauterino (SIU- também conhecido como DIU medicado ou DIU hormonal), são como o nome diz, sistemas ou dispositivos que devem ser inseridos por médicos, dentro do útero. A grande vantagem destes métodos é a comodidade posológica e a alta eficácia que pode proteger a mulher durante 5 a 10 anos dependendo do produto

Injeção Anticoncepcional

A injeção anticoncepcional é um método contraceptivo que possui em sua fórmula a combinação de progesterona ou associação de estrogênios, com doses de longa duração. A injeção pode ser mensal ou trimestral, e deve ser aplicada na região glútea.

Anel Vaginal

O anel vaginal é um pequeno anel flexível de superfície lisa, não porosa e não absorvente que contém etonogestrel e etinilestradiol.O anel deve ser colocado na vagina, no formato de um 8, na parte superior uma região bastante elástica e não sensível ao toque, no 5º dia da menstruação, permanecendo nessa posição durante três semanas (21) dias. Após a retirada do anel, deve-se fazer uma pausa de 7 dias e um novo anel deve ser utillizado. Os hormônios liberam estrogêneo e progestagêneo, que entram na corrente sanguínea e atuam inibindo a ovulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com