TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NA NEFROLOGIA E O CUIDADO DO PACIENTE

Por:   •  22/10/2018  •  Monografia  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 6

IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NA NEFROLOGIA E O CUIDADO DO PACIENTE

 


UNYLEYAR

POS- GRADUAÇÃO ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA

IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NA NEFROLOGIA E O CUIDADO DO PACIENTE

 

                                      Andreia de Amorim Lima

Brasília – DF

2018


Andreia de Amorim Lima

        

IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NA NEFROLOGIA E O CUIDADO DO PACIENTE

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Faculdade de Pós- graduação de Enfermagem em nefrologia como requisito básico para a conclusão do Curso Pós graduação em enfermagem em nefrologia.

Orientador (a): Chennyfer Dobbins Abi Rached

Brasília-DF

2018


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO – IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NA NEFROLOGIA E O CUIDADO DO PACIENTE ....................................................................... 4
  1. JUSTIFICATIVA ........................................................................................5
  1. OBJETIVOS ......................................................................................................................................6

3.1 GERAL ...................................................................................................................................... 6

3.2 ESPECÍFICOS ...................................................................................................................... 6

4. METODOLOGIA DA PESQUISA .............................................................   7

5. CRONOGRAMA ..........................................................................................8

REFERÊNCIAS  .............................................................................................. 9


1. INTRODUÇÃO – IMPORTÂNCIA DA EMFERMAGEM NA NEFROLOGIA E O CUIDADO DO PACIENTE

A escolha do tema sobre a importância e o papel do enfermeiro ao cuidado do paciente de nefrologia deve-se a suma importância desse profissional no tratamento de hemodiálise no paciente.

             O tema proposto surgiu a partir da falta de profissionais de enfermagem que vivem o assunto nefrologia, ou seja, o papel do enfermeiro junto ao paciente hemodialítico nas unidades de nefrologia. Logo sendo um paciente de nivel grave, o portador da Insuficiência Renal é submetido à hemodiálise, necessita de um tratamento especifico e especializado, com profissionais preparados e que tenham conhecimentos teóricos e práticos suficientes para realizarem um assistência de forma humanizada e mais eficaz possível nesses pacientes.

         Percebe-se que a formação profissional do enfermeiro sustenta o cuidado como foco principal, sendo que o contexto desse trabalho foi o direcionamento para as questões da assistência de enfermagem ao paciente que esteve em tratamento de hemodiálise, ou seja, a realização de cuidados que foram pautadas em normas e rotinas pré-estabelecidas pela organização e que denotam racionalidade, eficiência e impessoalidade.

         

                                                                                                             4    

2. JUSTIFICATIVA

          Os usuários em hemodiálise podem apresentar inúmeros problemas relacionados com os vários sistemas orgânicos. Devido à repentina mudança nos hábitos de vida desses pacientes, a doença renal pode gerar impactos negativos, como perda de emprego, alterações na imagem corporal, restrições dietéticas e hídricas (FERMI, 2011).

         Destaca-se, que o indivíduo com DRC precisa ser orientado sobre: a enfermidade em si e o seu tratamento, as formas de terapia renal substitutiva e os riscos e benefícios associados a cada modalidade terapêutica, sobre os acessos vasculares, sobre a confecção precoce do acesso dialítico (fístula artério-venosa ou cateter para diálise peritoneal), dieta, restrição hídrica, uso de medicamentos, controle da pressão arterial e da glicemia. Essa orientação é fundamental para reduzir o estresse inicial, viabilizar o AC, diminuir as intercorrências decorrentes do tratamento e aumentar a adesão ao esquema terapêutico (SANTOS, 2011).

        O indivíduo com DRC vivencia mudanças bruscas na sua vida, tornando-se desanimado, desesperado e, muitas vezes, devido a isso ou por falta de orientação, abandona o tratamento deixando de se importar com os constantes cuidados necessários para sua qualidade de vida (SANTOS, 2011). A hemodiálise na maioria das vezes representa uma esperança de vida, já que a IRC é um processo irreversível. Contudo, observa-se que geralmente as dificuldades de adesão ao tratamento estão relacionadas à não aceitação da doença, à percepção de si próprio e ao relacionamento interpessoal com familiares e ao convívio social (SOUZA, 2007).  

        Diante desse contexto o enfermeiro como coordenador da equipe desempenha papel fundamental devendo coordenar a assistência prestada, identificando as necessidades individuais de cada cliente, proporcionando meios de atendimento que visem uma melhor adequação do tratamento, ensinando o autocuidado (AC) garantindo assim uma qualidade de vida melhor, aproveitando todos os momentos para criar condições de mudanças quando necessário.

5

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL

O objetivo proposto foi demonstrar a assistência de enfermagem ao paciente em tratamento de hemodiálise nas unidades de nefrologia, descrever o papel do enfermeiro durante a sessão de hemodiálise, identificar as complicações mais frequentes durante a hemodiálise e as ações do enfermeiro em casos de complicações mais frequentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (160.5 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com