TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUIDADOS DA ENFERMAGEM COM A PACIENTE PORTADORA DO CÂNCER DE MAMA *

Por:   •  13/4/2016  •  Artigo  •  2.696 Palavras (11 Páginas)  •  4.212 Visualizações

Página 1 de 11

CUIDADOS DA ENFERMAGEM COM A PACIENTE PORTADORA DO CÂNCER DE MAMA *

RESUMO

                       O presente estudo tem como objetivo principal e geral descrever a patologia do câncer de mama, ressaltando a importância da realização dos cuidados de enfermagem, como forma essencial de tratamento adequado a paciente portadora do câncer de mama.

                      Os cuidados de enfermagem são à base de uma linha contínua de tratamento, baseado no caso e nos índices de melhora da paciente, que passa por diversos métodos de tratamento.

                      O câncer de mama vem ganhando lugar de destaque entre as doenças que acometem a população feminina, se configurando como um grande problema de saúde pública.

                     Além de ser a neoplasia maligna que mais incide nas mulheres brasileiras, é também a primeira causa de morte por câncer no sexo feminino. Em 2014 foram registrados 12.852 óbitos por esta patologia no país e as estimativas indicam que a taxa de mortalidade tende a permanecer elevada principalmente porque, em 60% dos casos, os tumores mamários são diagnosticados em estágio avançado, o que os torna intratáveis (INCA, 2014).

                   

Palavras chave: Câncer. Mama. Cuidados. Enfermagem

                       

1 INTRODUÇÃO

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama. O câncer de mama é um assunto muito importante, pois é um problema de alto índice da mortalidade feminina, então temos que ficar atentos a esse tipo de doença para efetuar o tratamento imediato caso ele seja diagnosticado.         

É necessário falar sobre o câncer de mama, pois cada dia que passa aumenta o índice de pessoas com essa doença, geralmente nem todos conhecem o assunto, e que quanto mais cedo é descoberto facilita o tratamento tanto em mulheres como em homens, pois eles também são afetados.         

Atualmente essa doença é bem abordada na mídia, pois através do uso da tecnologia tornou-se mais fácil de obter informações, para saber como agir diante de uma doença como essa. Desde 1995 foi lançado a campanha Fashion Targets Breast Câncer, criada em 1994 para alertar as mulheres sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.

O problema do câncer de mama, é que a maioria das mulheres não tem a preocupação de procurar um médico para fazer exames ou até mesmo buscar informações sobre este tipo de câncer, uma das formas de detectar nódulos é apalpando os seios, porém o método mais indicado é o exame de mamografia. No caso dos homens se despreocupam pelo motivo de que esse tipo de doença não afeta em massa o grupo masculino. No caso do câncer quando é descoberto na fase inicial apresenta maior percentual de cura.   

Quanto mais cedo ele é diagnosticado, maior chance do tratamento e sobrevivência. O seu tratamento vai depender do estágio em que se encontra a doença, pode ser feito com radioterapia, quimioterapia e/ou cirurgias. Frequentemente é necessário realizar uma mastectomia (é o nome dado à cirurgia de remoção parcial ou total da mama) no seio afetado.

Tivemos como objetivo geral identificar as causas do câncer de mama. E quantos aos nossos objetivos específicos foram identificar melhor forma de tratamento; fazer o autoexame; fazer mamografia regularmente.

2 METODOLOGIA

                   A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste artigo científico foi desenvolvida a partir da revisão criteriosa de bases contextualizadas nas literaturas.

                   Foram pesquisados artigos nas seguintes bases de dados: Scielo, sites como o do Instituto do Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde (MS) que publicam informações a respeito do câncer de mama.

                  Dessa forma a escolha dos artigos utilizados como fontes de pesquisa e bases de construção do referente artigo científico foi realizada através de análise criteriosa do material obtido.

3 CÂNCER DE MAMA

3.1 Conceito

                    O câncer de mama é um tumor ocasionado pela multiplicação desordenada de células da mama, o tumor instala-se principalmente nos ductos mamários e mais raramente nos lóbulos mamários, a doença ocorre quase exclusivamente em mulheres, mas os homens também podem desenvolver a patologia.

                     Existem mutações celulares que fazem com que uma célula, apenas se divida exacerbadamente, mas não tem a capacidade de invadir outros tecidos adjacentes. Isso ocasiona tumores benignos ou não cancerosos, enquanto os tumores malignos constituem populações de células que crescem exageradamente, e invadir outros tecidos diretamente ou pela circulação sanguínea. Por vezes essas células anormais podem migrar e invadir tecidos e órgãos em diversas regiões do corpo, originando tumores em outros locais. Quando isso ocorre dizemos que houve metástase.

3.2 Fatores de risco

                        Um fator de risco é algo que afeta a chance de adquirir uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns fatores de risco como fumar, podem ser controlados, enquanto, outros, como histórico pessoal, idade ou histórico familiar, não podem ser alterados.

                       Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter uma doença como o câncer. Muitas pessoas que contraem a doença podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com câncer de mama tem algum fator de risco, muitas vezes é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.

                      O câncer de mama é em parte, decorrente de uma série de fatores de risco, como:

  • Ser mulher;
  • Histórico familiar;
  • Menarca precoce;
  • Predisposição genética hereditária;
  • Idade avançada;
  • Menopausa tardia;
  • Radioterapia prévia na região do tórax;
  • Mamas densas;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Alcoolismo;
  • Tabagismo;
  • Uso da terapia de reposição hormonal.

3.3 Causas

                              O câncer de mama é causado por alterações genéticas, que podem ser estimuladas por fatores ambientais como: tabagismo, uso de hormônios (TRH – terapia de reposição hormonal), início da menstruação em idade muito jovem, menopausa em idade mais tardia, menor número de gravidez e gravidez em idade cada vez mais tardia, excesso de peso e ingestão de bebida alcoólica ou também por fatores genéticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com