TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso Indiscriminado De Benzodiazepínicos Nas Unidades Básicas De Saúde (Prevenção Quaternária)

Por:   •  21/7/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.016 Palavras (9 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 9

         

USO INDISCRIMINADO DE BENZODIAZEPÍNICOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (PREVENÇÃO QUATERNÁRIA)

CASO CLÍNICO:

IDENTIFICAÇÃO: Elizabeth Bernadinho de Souza 55 anos de idade, sexo feminino, natural de Nova Mamoré RO, casada, professora em exercício no distrito de nova Dimensão.

QUEIXA PRINCIPAL: Paciente queixa de Ansiedade e Insônia

HISTÓRIA DA DOENÇA ATUAL: Paciente Elizabeth Bernadinho comparece a unidade básica de saúde com queixas de insônia, ansiedade, palpitação tremores e distúrbios de memória, informa que possui dificuldade para lembrar de suas atividades realizadas no passado, e que os sintomas vem aumentando gradativamente ao longo dos últimos 3 meses após ela suspender o uso da medicação para ansiedade (Clonazepam 2mg), pois ela achava que o medicamento poderia causar mal a sua saúde pelo longo período que ela usava, iniciou tal medicação logo após falecimento de sua mãe no ano de 2018. Relata que sempre fez a troca da receita no posto de saúde do seu bairro, as vezes direto com o medico e as vezes através do agente comunitário de saúde.Não relatando outras queixas adicionais. Funções fisiológicas preservadas.

HISTÓRIA MÉDICA PREGRESSA: Diabetes Mellitus Tipo II há três anos em uso de Metformina 850 mg 1 comprimido após café, almoço e jantar bem controlada, informa que faz uso há 5 anos de clonazepam 2mg  (1 comprimido a noite) para dormir, nega histórico de cirurgias anteriores, informa tratamento para ansiedade. Nega alergias a medicações. 

HISTÓRIA GESTACIONAL – G5A1PN4, Menopausa, Mamografia 2022 – Sem alterações; Colpocitologia 2022 – Sem alterações.

HÁBITOS DE VIDA: Faz uso esporádico de bebida alcoólica destilada e nega tabagismo.

HISTÓRIA FAMILIAR (ANTECEDENTES FAMILIARES) Mãe faleceu em 2016 devido acidente automobilístico, Pai apresenta diagnostico de Diabetes tipo II em tratamento,  possui dois irmãos com diagnostico de ansiedade e depressão em tratamento.

SINAIS VITAIS:

PA: 130/90 SAT: 98 FR: 16 IRPM FC: 110 TEMP: 36.7

 EXAME FÍSICO:

ECTOSCOPIA: Paciente se encontra em bom estado geral, acianótica, anictérica, afebril, lúcida e orientada em tempo e espaço.

APARELHO RESPIRATÓRIO: Murmúrio vesicular presente sem ruídos adventícios com expansibilidade preservada. 

APARELHO CARDIOVASCULAR: Ritmo cardíaco regular em 2 T ,bulhas normofoneticas 

ABDOME: indolor a palpação superficial e profunda, sem sinais de visceromegalias e sem sinais de abdome agudo.

MEMBROS INFERIORES: Sem edemas, panturrilhas livres, pulsos presentes e TEC < 3s

CONDUTA: Fazer o desmame do psicotrópico (BZD) em acompanhamento médico rigoroso

Lacunas:

  • Manter o paciente ciente da importância da realização da descontinuação da medicação sem prejuízo a sua saúde e qualidade de vida.

  • Definir se o paciente apresentava naquele momento condições psicológicas para aceitar conduta medica sem fazer automedicação.

  • Paciente terá necessidade de encaminhamento para tratamento e acompanhamento psicológico para superar e gerenciar seus problemas de saúde.

Origem:

  • Fazer uma melhor definição do diagnóstico da paciente relacionado a doença mental, isso é, a condição de anormalidade em relação à ordem psíquica, mas que também inclui um viés emocional.

  • Aprimorar conhecimentos sobre condução de pacientes em uso crônico de medicamentos de uso temporários.

  • Buscar conhecimento do momento ideal para realizar o referenciamento do paciente para atenção especializada.

Objetivos formativos:

  • Investigar doença de base como transtorno psiquiátricos e fazer avaliação psicossocial.
  • Manter a longitudinalidade e integralidade do acompanhamento de pacientes em tratamento crônico com medicações psicotrópicas.
  • Definir sua vulnerabilidade individual ou social (familiar) para definir às suas suscetibilidades ou predisposições a respostas ou conseqüências negativas.

 USO INDISCRIMINADO DE BENZODIAZEPÍNICOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (PREVENÇÃO QUATERNÁRIA)

INTRODUÇÃO:

      Benzodiazepínicos estão entre os fármacos mais prescritos e consumidos no mundo. Apesar de sua prescrição e dispensação serem restritas, sua utilização é, muitas vezes, inadequada. Os benzodiazepínicos são um conjunto de fármacos psicotrópicos de prescrição controlada, sujeitos à notificação de receita B de cor azul, utilizados, principalmente, para crises agudas de ansiedade, insônia e convulsões. A partir dos anos 1990, ocorreu um novo aumento no emprego de BZD, marcadamente do clonazepam e do alprazolam.

     

     O uso abusivo de medicamentos de uso controlado vem gerando um grave problema à saúde pública. Tornando os usuários dependentes químicos e emocionais de medicamentos que muitas vezes foram iniciados em tratamentos que não tiveram continuidade. O hábito de consumir esses medicamentos sem serem assistidos, dificulta a abordagem medica e a realização do desmame pela resistência que apresentam os usuários.

ASPECTOS GERAIS:

     Os benzodiazepínicos (BZD) são drogas hipnóticas e ansiolíticas bastante utilizadas na prática clínica, podendo ser usados em até 20% da população, dependendo da faixa etária. As drogas ansiolíticas diminuem a ansiedade, moderam a excitação e acalmam o paciente. O mecanismo de ação se baseia na atuação nos sistemas inibitórios de neurotransmissores, além de provável ação direta na indução do sono. (MOREIRA JR, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (203.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com