TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO TESTE DE SENSIBILIDADE AOS ANTIMICROBIANOS – DISCO DIFUSÃO

Por:   •  4/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO TESTE DE SENSIBILIDADE AOS ANTIMICROBIANOS – DISCO DIFUSÃO

Os testes de sensibilidade são indicados para qualquer organismo responsável por um processo infeccioso que exija terapia antimicrobiana, quando é impossível predizer a sensibilidade desse organismo, mesmo conhecendo a sua identificação. Os testes de sensibilidade são indicados, com maior frequência, quando se acredita que o organismo causador pertence a uma espécie capaz de apresentar resistência aos agentes antimicrobianos normalmente usados.  Os testes de disco-difusão baseados apenas na presença ou ausência de um halo de inibição, sem consideração do tamanho do halo, não são aceitáveis. Só podem ser obtidos resultados confiáveis com testes de disco-difusão que usam o princípio de metodologia padronizada e medidas do diâmetro do halo de inibição correlacionados às concentrações inibitórias mínimas (CIMs) com cepas reconhecidamente sensíveis e resistentes a diversos agentes antimicrobianos. (ANVISA)*

Inoculação das Placas de Teste  

(1) Em condições ideais, mergulha-se um swab de algodão estéril. O swab deve ser girado várias vezes e apertado firmemente contra a parede interna do tubo, acima do nível do líquido. Isso ajudará a retirar qualquer excesso de inóculo no swab.

 (2) A superfície seca da placa de ágar é inoculada esfregando o swab em toda a superfície estéril do ágar, a fim de assegurar a distribuição uniforme do inóculo.

(3) Um conjunto de 3 discos antimicrobianos é colocado na superfície de uma placa de ágar semeada. Cada disco deve ser pressionado de encontro à placa, de maneira a assegurar contato completo com a superfície de ágar.

(4) Com as placas colocadas numa estufa, no dia seguinte conferimos os resultados

Resultado
Após 24 horas de incubação, examina-se a placa. O halo de inibição resultante é uniformemente circular, pois apenas em um era sensível e os outros 2 não houve alteração. O halo tornou visível de 30 mm de diâmetro, o qual era o medicamento Ceftriaxona.






REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Disponível em:
*http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/clsi/clsi_OPASM2-A8.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com