TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL DE SENSIBILIDADE E ANTIMICROBIANOS DE BACTÉRIAS ISOLADAS DO TRATO RESPIRATÓRIO BAIXO DE PACIENTES COM PNEUMONIA INTERNADOS EM HOSPITAIS BRASILEIROS

Por:   •  23/4/2017  •  Resenha  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA: PERFIL DE SENSIBILIDADE E ANTIMICROBIANOS DE BACTÉRIAS ISOLADAS DO TRATO RESPIRATÓRIO BAIXO DE PACIENTES COM PNEUMONIA INTERNADOS EM HOSPITAIS BRASILEIROS – RESULTADOS DO PROGRAMA SENTRY, 1997 E 1998

A pneumonia hospitalar é uma das infecções hospitalares com taxas de mortalidade de 30 a 60%. Em unidades de terapia intensiva UTI’S a pneumonia é a infecção mais frequente na Europa e a segunda mais frequente nos hospitais americano. As altas taxas de mortalidade encontradas de pneumonias hospitalares refletem em grande parte fatores relacionados ao paciente, a instituição e a características regionais.

Como muitos pacientes com pneumonia hospitalar apresentam também outras patologias de base, imunossupressão, alteração do nível de consciência e/ou disfunção cardiopulmonar, o início rápido da terapia antimicrobiana adequada é essencial para obter sucesso terapêutico. Mas enquanto se retarda a escolha certa para o devido tratamento com antibiótico correto para pneumonia a bactéria vai cada vez mais se replicando, se fortificando, dificultando cada vez mais a cura para esse fim, que quase sempre é Letal.

Tem aumentado nos últimos anos a resistência a antimicrobianos, por consequência estão ocorrendo alterações e vários fatores devem ser levados em consideração antes de iniciar a terapêutica antimicrobiana empírica com pacientes com pneumonia hospitalar.

O Sentry é um programa de vigilância de resistência a antimicrobianos que tem dentre suas principais características a divulgação rápida dos resultados em congressos e revistas medicas. A coleta de amostras acontece de acordo com a área de infecção e inclui objetivos como: infecção da corrente sanguínea, infecção comunitárias de trato respiratório pneumonia hospitalar, infecção de feridas cirúrgicas, infecção do trato urinário. Pode ter variações nas distribuições dos agentes que com mais frequência causam pneumonia hospitalar de acordo com a região geográfica, com a alta prevalência de bacilos gram-negativos não fermentadores, especialmente Ancinetobacter ssp. , como causa pneumonia e outras infecções hospitalares, sendo o este o resultado mais interessante do programa SENTRY no brasil.

A importância desse patógeno no ambiente hospitalar aumentou rapidamente nos últimos anos. A pressão seletiva causada pelo extensivo uso de antimicrobianos de amplo espectro é um dos principais fatores relacionados ao surgimento de colonização e infecção por esse patógeno. Além disso, uma vez introduzido no ambiente hospitalar, sua erradicação se torna difícil e a disseminação tanto intra quanto inter-hospitalar pode ocorrer de maneira rápida e ampla.

Com tudo o programa SENTRY detectou uma alta supremacia de Acinetobacterssp e a baixa supremacia de isolamento de S. pneumonia e em espécimes de trato respiratório baixo de pacientes com pneumonia hospitalar internados em hospitais brasileiros. Sendo assim observados altas taxas de resistência, e os principais problemas detectados foram:  resistência a carbapenens e outros B- lactâmicos de amplo espectro em amostras de Acinetobacterssp. e P. aeruginosa; resistência à oxicilina em amostras de S. aureus; resistência a fluoroquinolonas e aminoglocosídeos em várias espécies de bactérias gram –negativas. Estes resultados enfatizam a importância dos programas de vigilância de resistência bacteriana antimicrobianos na orientação da terapia empírica, em especial nas infecções que o diagnostico etiológico preciso é muitas vezes difícil, mostrando a importância também da implementação de medidas de controle de infecção e racionalização do uso de antimicrobianos para evitar ou desacelerar a disseminação da resistência a antimicrobianos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com