TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS INICIAS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Por:   •  18/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.457 Palavras (10 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ALEXANDRE PELAKOSKI GODOI

Trabalho de Gestão de Projeto

SÃO PAULO

2015

ETAPA 1

Passo 1

  1. CONCEITOS INICIAS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS.

Para que possamos ter conhecimento e um bom entendimento da área, precisamos saber as diferenças entre projetos e operações e a relação deles com programas e portfolios. Precisamos também saber o que são processos e como eles estão incluídos no gerenciamento de projetos e qual o papel do gerente de projetos.

Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado onde possui uma característica diferente de operações continuadas como data para terminar. Pode envolver uma ou mais pessoas dependendo do tipo de projeto. Por exemplo um projeto de prédio, o mesmo envolve várias pessoas, já um projeto para emagrecer, envolve apenas um indivíduo.

Para começar normalmente um projeto, devemos ter pelo menos uma das cinco demandas:

  • Demanda de mercado (inovações para estar sempre a frente dos concorrentes;
  • Necessidades dos clientes;
  • Avanço tecnológico (para não ficar para trás, devemos ter o surgimento de novas tecnologias);
  • Requisitos legais (novas leis);
  • Estratégia organizacional (novos produtos no mercado).

Para que termine um projeto, devemos atingir os objetivos ou quando fica claro que os objetivos não serão cumpridos por falta de recursos ou quando não existir mais a demanda do projeto.

Gerenciamento de projetos é como uma nova profissão relativamente emergente e nova. Isto acontece, pois, várias organizações (públicas ou privadas) sempre estão procurando conhecer, implementar e evoluir o conhecimento, as metodologias, as práticas e as ferramentas empregadas nesta área e profissão.

O gerenciamento de projetos deve ser feito por pessoas capacitadas para isso. Segundo Senge (1990), as organizações só aprendem através de indivíduos que aprendem.

Para que ocorra o aprendizado organizacional, primeiramente deve ter o aprendizado individual. A educação dos profissionais reflete no sucesso e na busca de objetivos da organização.

Os gerentes não estão só para controlar os funcionários ou que sempre fique atento para ver se está ocorrendo tudo bem. Eles devem ser profissionais preparados para desempenhar bem o seu papel trazendo mudanças, benefícios que as organizações desejam.

Segundo Prado (Prado 2000), a boa pratica de gerenciamento de projetos produz resultados expressivos para as organizações como:

  • Redução de custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos
  • Aumento no tempo de vida dos novos produtos;
  • Aumento de vendas e receita;
  • Aumento do número de clientes e de sua satisfação;
  • Aumento da chance de sucessos nos projetos.

Para que tenha sucesso, um projeto é um empreendimento único ou seja, visando atingir metas e objetivos dentro de um parâmetro de prazo, custo e qualidade.

Deve ser único e progressivo, ou seja, produto ou serviço que é diferente de outros produtos e serviços de outras organizações. É alguém único que jamais foi criado e progressivo pois o tempo que passa a organização vai aprimorando e conhecendo mais, tendo como objetivo atualizar e elaborar algo que a concorrência não tenha elaborado ainda, é estar na frente da concorrência.

O gerente está lá para que seja feito tudo certinho, sempre gerenciando a execução das tarefas e atividades, com a intenção de planejar e controlar atividades de outras pessoas para atingir os objetivos. Com isso o gerente deve ser reconhecido pelos demais interessados no projeto.

Segundo o PMI [2004], um gerente de projeto deverá estar atento a todo o contexto que dirá respeito à sua gerência, ao ciclo de vida (divisão por fases), aos stakeholders (os envolvidos direta e indiretamente com o projeto), às influências organizacionais e às influências socioeconômicas. Destacam-se como habilidades gerenciais: a liderança, a comunicação, a negociação, a resolução de problemas e a influência na organização

Para ganhar confiança dos clientes e ter sucesso no projeto, deve sempre estar dentro do prazo previsto, dentro do custo orçado, nível de desempenho adequado.

O PMI

O PMI é uma associação sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é difundir a gestão de projetos no mundo, de forma a promover ética e profissionalismo no exercício desta atividade, visando promover e ampliar o conhecimento existente sobre gerenciamento de projetos, assim como melhorar o desempenho dos profissionais e organizações nesta área.

O PMI detém a liderança no estabelecimento de padrões de reconhecimento para cursos de pós-graduação e de mestrado em gerenciamento de projetos.

O Gerenciamento do Escopo do Projeto descreve os processos necessários para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho requerido, e nada mais que o trabalho requerido, para completar o projeto com sucesso. A preocupação fundamental neste gerenciamento compreende definir e controlar o que está ou não, incluído no projeto.

O Gerenciamento do Tempo do Projeto descreve os processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do prazo previsto. Ele é composto pelos processos: definição das atividades, sequenciamento das atividades, estimativa da duração das atividades, desenvolvimento do cronograma e controle do cronograma.

O Gerenciamento do Custo do Projeto descreve os processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do orçamento aprovado. Ele é composto pelos processos: planejamento dos recursos, estimativa dos custos, orçamento dos custos e controle dos custos.

O Gerenciamento da Qualidade do Projeto descreve os processos necessários para assegurar que as necessidades que originaram o desenvolvimento do projeto serão satisfeitas. O projeto tem qualidade quando é concluído em conformidade aos requisitos, especificações e adequação ao uso.

O Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto descreve os processos necessários para proporcionar a melhor utilização das pessoas envolvidas no projeto

O Gerenciamento das Comunicações do Projeto descreve os processos necessários para assegurar a geração, captura, distribuição, armazenamento e pronta apresentação das informações do projeto para que sejam feitas de forma adequada e no tempo certo.

O Gerenciamento dos Riscos do Projeto descreve os processos que dizem respeito à identificação, análise e resposta aos riscos do projeto. Segundo Gates [1999], “grandes vitórias demandam grandes riscos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (220.5 Kb)   docx (95.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com