TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de humanidade: uma aplicação aos cuidados de enfermagem gerais

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 5

Apresentação

Para os cuidados de Enfermagem têm-se vários modelos teóricos, e todos visam uma boa qualidade, autonomia e a independência de atendimento para com o paciente. A humanitude é uma delas, que é essencial para os profissionais da área de saúde. As pequenas atitudes influenciam diretamente nas relações com os pacientes. A verticalidade, o toque, o olhar de ternura, o sorriso, palavra, vestuário e os cuidados do corpo tem que está na essência de um cuidador, e são alguns tópicos que será abordado no presente trabalho.

O conceito de humanitude: uma aplicação aos cuidados de enfermagem gerais

O cuidado de enfermagem vai muito além do cuidado técnico. Cuidar é cuidar de alguém, que implica importar-se com a pessoa, envolver-se com ela. Ajudando-a sentir-se como ser humano digno e pessoa capaz de encontrar soluções para seus problemas, de ser útil a seus semelhantes e de contribuir para a sociedade em que vive e, também, de aceitar destes o que é necessário para a promoção, manutenção e recuperação de sua saúde física, mental e espiritual. Estabelece-se, assim, um intercâmbio entre o homem e seu meio. Assim o profissional deve implantar o humanismo e a humanitude no ato de cuidar dos pacientes. O humanismo é um conceito de pensamento filosófico que nos mostra a importância do lugar do homem no mundo. No sentido amplo, significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo. Está relacionado com generosidade, compaixão e preocupação em valorizar os atributos e realizações humanas. Humanitude, um conceito de natureza mais antropológica, nos leva a ver as raízes da nossa condição humana e, por isso mesmo, o que constitui a sua essência. E o conceito de « humanitude » popularizado por Yves Gineste e Rosette Marescotti para as pessoas idosas em perda de autonomia cognitiva. 

Efeitos da verticalidade

“O estar de pé, a marcha e outros tipos de exercícios que a verticalidade favorece são benéficos para a saúde em geral e trazem vantagens precisas nos diversos planos do funcionamento humano quer seja no plano físico, psicológico ou social.” No presente trabalho serão abordados os benefícios da respiração: A posição deitada reduz a capacidade respiratória enquanto que a posição de pé e, sobretudo a marcha, aumentam e estimulam a ventilação pulmonar. Musculares:Uma pessoa idosa acamada perde cerca de 40% da sua capacidade muscular após 3 semanas e assim torna-se em pouco tempo, entrevada. Articulações: Os tendões e ligamentos permitem o movimento e o seu bom estado conserva-nos a nossa agilidade física.         Coração:A verticalidade e o exercício favorecem a boa saúde do coração e dos vasos.Circulação: Para todos os doentes, a verticalidade e o movimento que ela permite são essenciais à saúde do coração e dos vasos. Na medida do possível, mobilizá-los,levantá-los e fazê-los andar é-lhes benéfico.Ossos: Os ossos têm necessidade dos esforços mecânicos do exercício e da marcha para conservar a sua força.Esquema corporal:Ele permite a consciencialização da posição do corpo e dos membros, necessário ao movimento.

O toque, primeiro apelo de humanitude

Outro sinal de humanitude é o toque, este possui uma influência enorme nas nossas vidas e nos nossos cuidados. Para todos os doentes, seja qual for seu problema, o toque toma uma enorme importância.Os corpos e o contato com a mão tornam-se uma linguagem e às vezes fala muito mais e muito melhor que todas as nossas palavras. linguagem. O toque é essencial ao nosso desenvolvimento, à conservação da auto- estima e ao bem- estar. Mas em relação ao doente, a sua importância é ainda maior pelo calor que a mão cuidadora pode levar-lhes, ao mesmo tempo que lhes leva alívio, o sentimento de segurança e o reconforto. O toque é para o doente um apelo de humanitude, uma estimulação para se querer curar ou para continuar presente no mundo. Tornando-se assim um meio de intervenção. Algumas vantagens do toque: Favorecer o desenvolvimento neurológico na criança, tranquiliza e conforta, fornece uma sensação de calor e bem- estar.

Olhar partilhado: apelo de evolução

É por meio do olhar partilhado que desenvolvemos a nossa auto- imagem, a identidade e a personalidade. O olhar de enfermagem é revelador da nossa aceitação do outro e da nossa abertura ao seu sofrimento. Por meio do olhar partilhado pode-se acompanhar a evolução da pessoa. Este olhar pode transmitir a atenção para com o outro ou a indiferença. O olhar partilhado para o doente e apelo de humanitude e estimulação para sua evolução

O sorriso, fonte de despertar e de plenitude

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com