TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lavagem das maos

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 7

LAVAGEM DAS MÃOS

1. O QUE LAVAGEM DAS MÃOS

As mãos são consideradas as principais ferramentas de execução de tarefas pelo profissional de saúde, onde e necessário a realização do procedimento lavagem das mãos, é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas á assistências á saúde. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento. O termo engloba a higienização simples, a higienização anti-séptica, a fricção anti-séptica e a anti-sepsia cirúrgica das mãos.

2. QUANDO OCORREU A NECESSIDADE DE EFETUAR A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Evidenciou-se a necessidade da higienização das mãos na assistência durante século XI, com Maimonides, defendendo a higienização pelos praticantes de Medicina. Durante os séculos que se seguiram, foram demonstrados mais cuidados com a aparência do que propriamente com a saúde. Anos depois, em meado do século XIX, quando Semelheis produziu à primeira evidência científica de que a lavagem das mãos poderia evitar a transmissão da febre puerperal,essa prática foi pouco compreendida em sua importância e teve baixa pelos profissionais daquela época.

A técnica foi utilizada por Florence Nighitingale. Apesar de antiga, ainda se mostra como importante mecanismo para a redução de infecção hospitalar.

3. ATUALMENTE ESTA HIGIENIZAÇÃO E REALIZADA COMO DEVERIA

Nos dias de hoje esta pratica pelos profissionais da saúde e inaceitavelmente baixa. Porem a higiene diária das mãos constitui ato com enorme potencial para salvar vidas. A técnica correta,quando realizada pelos profissionais de saúde e empregada em uma rotina de trabalho, pode se tornar uma poderosa ferramenta de prevenção na luta contra infecção hospitalar. Sabe-se que a infecção pode se manifestar durante a internação do paciente, ou após a alta, representando como outro problema para qual este assunto se faz contributivo. Não podemos esquecer, que e necessário que pacientes e visitantes de instituições hospitalares devem aprender como higienizar as mãos de maneira adequada.

HIGIENIZAÇÃO AMBULATORIAL

INTRODUÇÃO

A higienização correta das mãos é uma conduta de baixo custo e extremamente relevante no contexto da prevenção da infecção hospitalar. É que os profissionais de saúde sejam alertados e conscientizados sobre a necessidade da adesão aos corretos métodos para essa prática.

A lavagem das mãos consiste na remoção mecânica da sujidade presente nas mesmas, reduzindo efetivamente a microbiota transitória. É um procedimento básico e comprovadamente eficaz na prevenção e redução das infecções hospitalares e deve ser realizada antes e após procedimentos ou contato com qualquer cliente e com superfícies e equipamentos. A degermação, por sua vez, tem como objetivo reduzir a microbiota residente e a eliminação da microbiota transitória, sendo indicado para tal, o uso de sabão anti-séptico. A higienização das mãos deve preceder à realização de todos os procedimentos invasivos cirúrgicos e não cirúrgicos, bem como ser realizada após contato com clientes ou materiais e superfícies colonizadas por microrganismos multirresistentes.

DIA MUNDIAL DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

No mês de maio é o comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos (Global Hand Washing Day), criado em 2008. O dia eleito foi 15 de outubro e a idéia é que nesse dia, em mais de 60 países, sejam desenvolvidas atividades que sensibilizem as crianças para a higienização das mãos. Também é comemorado em outros países no dia 15 de outubro.

No Brasil, a Anvisa comemora a data no dia 5 de maio. A data associa o quinto dia do quinto mês aos cinco momentos da Higiene das Mãos.

Em todo o mundo, são promovidas atividades para conscientizar os profissionais de saúde, o governo e os administradores hospitalares sobre a importância da higienização das mãos. O hábito previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) propõe, nesta data, o Primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente – uma jornada de mobilização para a higienização das mãos nos hospitais.

A Anvisa convida os hospitais de todo o país a participarem desse desafio, com o intuito de aumentar a adesão dos profissionais de saúde às boas práticas de higienização das mãos.

Pode parecer exagero, mas você sabia que as mãos são o principal veículo de transmissão de micro-organismos de um indivíduo para outro? Assim sendo, o simples ato de lavar as mãos de forma correta torna-se a principal medida de controle no desenvolvimento de infecções, pois reduz significativamente a transmissão de patógenos.

Estão presentes na pele das mãos, principalmente, duas populações de micro-organismos: os pertencentes à microbiota residente e à microbiota transitória. A microbiota residente é constituída por micro-organismos de baixa virulência pouco associados a infecções, que colonizam as camadas mais internas da pele sendo, por isso, mais difíceis de serem removidos. Já a microbiota transitória é representada principalmente por bactérias Gram-negativas (ex: Escherichia coli) e colonizam a camada mais superficial da pele, sendo facilmente removidas pela higienização das mãos. Desse modo, o ato de lavar as mãos de forma correta, garante segurança não só aos profissionais da área da saúde, mas também a toda a população.

De acordo com a organização Global Hand Washing, esse dia foi criado com três objetivos principais: apoiar uma cultura global de lavagem das mãos com sabão, chamar a atenção dos governantes para a importância desta atividade e aumentar a conscientização sobre os seus benefícios. Ainda segundo a organização, “O desafio é de transformar a lavagem das mãos com sabão de uma abstrata boa ideia a um comportamento automático realizado nas casas, escolas e comunidades do mundo todo”.

A importância da higienização das mãos pode ser evidenciada pela existência de um segundo dia dedicado ao assunto, sendo este instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com