TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotulagem de Fórmulas Infantis

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS

CURSO DE NUTRIÇÃO

NUTRIÇÃO E SAÚDE PÚBLICA

PROFª MARIA TEREZA

VISITA Á SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PESCA E ABASTECIMENTO.

Erika Moreira

Liliane Carvalho

Mayara Fernanda

Nicolle Portugal

SÃO LUIS - MA

2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS

CURSO DE NUTRIÇÃO

NUTRIÇÃO E SAÚDE PÚBLICA

PROFª MARIA TEREZA

VISITA Á SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PESCA E ABASTECIMENTO.

Erika Moreira

Liliane Carvalho

Mayara Fernanda

Nicolle Portugal

Trabalho apresentado à professora Maria Tereza, na disciplina de Nutrição e Saúde Pública do curso de Nutrição na Universidade Federal do Maranhão.

SÃO LUIS - MA

2016

Introdução.

JUSTIFICATIVA

           O objetivo geral deste trabalho é por meio de visita a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento expor mais sobre o funcionamento das políticas públicas municipais em relação a nutrição e saúde pública por meio de entrevista diretamente com funcionários da secretaria.

DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA  E COMO FUNCIONA O PROGRAMA.



A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento – SEMAPA, Criada por meio da Lei 4.900, de 26 de dezembro de 2007, tem por finalidade promover o planejamento e execução das políticas municipais de produção agropecuária,  agroindustrial, de abastecimento e pesqueira, com foco nas atividades geradoras de  trabalho e renda.


LINHAS DE ATUAÇÃO


- Agricultura Familiar - Assistência Técnica Rural –ATER;

A ação realizada por meio da SEMAPA é a principal ação de interiorização dos serviços voltados àqueles que vivem da agricultura familiar. O Serviço tem como finalidades articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares, da agricultura familiar nos territórios e são responsáveis por atividades como o monitoramento e acompanhamento dos projetos, serviços de assistência técnica e extensão rural, crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), regularização fundiária, diálogo com todos os envolvidos e outras ações voltadas para a população rural de cada território.

- Incentivo aos polos agrícolas e estímulo ao agronegócio.

O estímulo ao agronegócio é estratégico para o Governo pela importância que o setor tem sobre o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Para evitar uma retração ainda maior do PIB, o Governo busca reanimar a economia por meio do setor que, no ano passado, foi responsável por 38% de tudo o que o Brasil exportou.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), são parceiras com o  Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na compra da produção dos agricultores familiares da zona rural de São Luís. São adquiridos hortifruti, frango e produtos oriundos do extrativismo das regiões de Matinha, Cinturão Verde e Tajipuru, beneficiando diretamente 26 comunidades. Sendo estes os três polos principais de recolhimento dos produtos produzidos.  Por meio de oficio/auxilio aqueles produtores que não possuem transporte para sua mercadoria a SEMAPA oferta uma caminhão para fazer esse transporte.  Os recursos utilizados para apoiar ações de desenvolvimento e o fomento do setor agropecuário vem de parcerias municipais com o governo federal que repassa verbas para aquisição de maquinas e equipamentos para o preparo de áreas, plantio e escoamento da produção agrícola de São Luís.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com