TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio interno e Homeostase

Por:   •  27/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Introdução

O primeiro conceito que devemos definir sobre este tema, é meio interno e homeostasia dentre os assuntos abordados na aula pratica.

O ser humano é homeotérmico, isso significa que podemos manter nossa temperatura estável mesmo em condições extremas de frio ou de calor (até certo limite). Isso é conseguido através da regulação da temperatura, que depende basicamente da relação entre o que se produz e o que se dissipa ou perde calor.

Nesta atividade pratica foi observado as mudanças de temperatura corporal e freqüência cardíaca que ocorreram no corpo das voluntárias antes, durante e após a realização de atividades físicas.

  1. Objetivos

Temos como objetivo observar qual serão as variações da temperatura corporal e a freqüência cardíaca após a realização de exercícios físicos de duas voluntárias

  1. Material e Métodos

Foi selecionado dois voluntários, aferindo a temperatura corporal e freqüência cardíaca de repouso e após isso foi solicitado a realização de atividades físicas por um período.

A primeira voluntária realizou uma corrida e a segunda voluntária realizou o exercício aeróbico de agachamento. Ambas fazendo os exercícios durante o tempo de 4 minutos

Imediatamente após o termino dos exercícios foi verificado a FCR e a TR e após 2 minutos do termino foi verificado novamente.

  1. Resultados

Voluntária 1 - Corrida

Testes

Repouso

No exercício

Após o exercicio

FC (Bpm)

88

96

82

Temperatura (°C)

36,3

35,6

36,8

[pic 1]

Voluntária 2 – Flexão de perna (agachamento)

Testes

Repouso

No exercício

Após o exercício

FC (Bpm)

102

130

92

Temperatura (°C)

36,6

36,8

36,6

[pic 2]

  1. Discussão

O corpo humano deve estar em equilíbrio para que possa funcionar adequadamente. Por isso é importante que algumas variáveis mantenham-se sempre dentro de um padrão. A nossa temperatura deve manter-se constante, a pressão não pode elevar ou cair repentinamente e nossos batimentos cardíacos precisam estar sempre em um ritmo adequado.

O nosso corpo tem a capacidade de manter todos esses mecanismos vitais funcionando corretamente para que assim as nossas células estejam em um meio adequado para a sobrevivência. E essa capacidade chama-se homeostase

A homeostase participa da temperatura corporal, nas reações de hidrolise, na eliminação de toxinas, no transporte de oxigênio, na lubrificação das articulações. Mantendo sempre o corpo “em ordem”, tentando dar uma resposta que cause um efeito contrario aos desequilíbrios que possam ocorrer no corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com