TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Meio De Hospedagem

Ensaios: Gestão Meio De Hospedagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM II

Curso: Turismo

Professor:

Nome do aluno:

Data: 12.04.11

Leia com atenção os enunciados e responda as questões a seguir.

Você verificou a importância do treinamento para os colaboradores da área de Turismo e Hotelaria. Considerando os estudos feitos, realize uma pesquisa com colaboradores de hotéis diferentes (no mínimo 5 pessoas) e verifique quantas realizaram algum treinamento. Analise também que tipo de treinamento foi realizado com mais frequência. Feita a pesquisa, analise os dados e elabore um texto de no máximo 30 linhas, salientando a importância do treinamento para um melhor desempenho dos funcionários.

Vivemos em um mundo globalizado, aonde a concorrência é acirrada e competitiva em diversos setores. Para um empreendimento da área de turismo e hotelaria ser competitivo e manter-se forte no mercado, independente do tamanho da empresa, é indiscutível a necessidade de um bom atendimento para gerar satisfação e fidelização do cliente, e este só é alcançado através de treinamento dos colaboradores.

Para a realização deste trabalho foi feito contato com pelo menos um colaborador de cada um dos seis hotéis escolhidos, sendo que nenhum dos estabelecimentos possui menos do que quatro estrelas. Todos afirmaram que faz parte da estratégia do hotel, programas de treinamento, sendo estes nas áreas técnicas, comportamentais e organizacionais.

É consciência dos entrevistados que são eles os responsáveis pela impreensão que o cliente levará do hotel, que sua qualificação e treinamento fazem parte do programa de qualidade, e que um atendimento diferenciado é o maior motivo de sucesso do local.

Quatro dos entrevistados informaram que os treinamentos, para a totalidade dos setores, são realizados tanto presencialmente quanto através de cursos on line. A média de treinamento fica em 2 horas mensais por colaborador, sendo levado em conta, tanto os horários presenciais quanto os à distância. Os outros dois representantes de cada estabelecimento afirmaram receber treinamentos no local do trabalho, e salientaram a importância destes no que se refere à “multi funcionalidade”, ou seja, a oportunidade de conhecer como são os demais setores do hotel para melhor servir ao cliente.

Foi unanime a opinião a respeito do sistema de padronização nas rotinas das atividades, apontados como um facilitador tanto para a realização das tarefas como para o acompanhamento da gerência, caso algo não esteja de acordo.

Independente do tamanho do estabelecimento/empresa seja ela um hotel ou agência/operadora de turismo, o principal objetivo é satisfazer a necessidade do cliente e para isso necessita oferecer um serviço de qualidade. O atendimento deve ser bem planejado para identificar as necessidades do cliente, daí a obrigatoriedade de programas constantes de treinamento e capacitação. O colaborador deve estar motivado e engajado, deve se sentir parte fundamental de um processo de fidelização. A pró atividade do colaborador deve ser estimulada, bem como a capacidade de trabalho em equipe, para que os diferentes setores estejam “inter ligados” a fim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com