TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEIOS DE HOSPEDAGEM

Dissertações: MEIOS DE HOSPEDAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  1.966 Palavras (8 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 8

RAMO DE ATIVIDADE ESCOLHIDO – SERVIÇO (MEIOS DE HOSPEDAGEM)

SETOR DE ATIVIDADE - TURISMO

Em 1958, o conjunto histórico de Paraty foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O Centro Histórico de Paraty é considerado pela UNESCO o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso do país,

O movimento turístico intensificou-se com a abertura da Rio-Santos (BR-101) em 1973, hoje a cidade é um dos mais importantes pontos turísticos do estado do Rio de Janeiro e recebe visitantes do mundo todo.

Paraty está entre as 10 cidades escolhidas para o Projeto “Destinos Referência Segmentos Turísticos”, feito pelo Ministério do Turismo e ICBC _ Instituto Casa Brasil de Cultura, com o título de “Destinos Referência em Turismo Cultural”.

No dia 22 de Outubro de 2010, na Feira das Américas, o Ministério do Turismo fez o Lançamento do Inventário da oferta turística de 3 Destinos Indutores no RJ: Buzios/Petrópolis/Paraty, para ter acesso ao inventário é só entrar no site www.destinoparaty.com.br. Conforme informações do inventário, Paraty tem 119 praias, 56 ilhas, e 05 unidades de conservação de Mata Atlântica. Também está à disposição do turista o contato de 276 meios de hospedagem, 195 estabelecimentos de gastronomia, 04 locadoras de imóveis por temporada, 32 guias de turismo e 05 locadoras de meios de transporte.

Disposto das informações acima foi escolhido como Ramo de Negócios o Setor de Serviço de Meios de Hospedagem, que tem como o setor de atividade o TURISMO.

Conforme informações da Secretaria de Turismo de Paraty a cidade possui em torno de 600 meios de hospedagem sendo que a maioria não são devidamente cadastrados, a cidade hospeda em determinados períodos como FLIP_Feira Literária Internacional de Paraty e Festa da Pinga cerca de 25.000 pessoas; e Réveillon e Carnaval cerca de 38.000 pessoas. Recebendo cerca de 231.948 pessoas por ano (Informação retirada do Plano diretor de Desenvolvimento Turístico do Município de Paraty, realizado e 2003 pela Solving Consultoria em Turismo.) http://www.cepa.tur.br/comtursap/PDT%20Paraty.pdf.

Crescimento do Número de Hospedagens em Unidades

ANOS Pousadas/Hotéis CAMPING TOTAL

2001* 147 23 170

2002* 163 24 187

2003* 168 27 195

2010** 276 - 276

*Informação retirada do Plano diretor de Desenvolvimento Turístico do Município de Paraty, realizado e 2003 pela Solving Consultoria em Turismo.) http://www.cepa.tur.br/comtursap/PDT%20Paraty.pdf

** Informações retiradas do Inventário de oferta Turística de Paraty www.destinoparaty.com.br

O setor Hoteleiro na região recebe consumidores de todas as classes sociais, existe um mix entre o turismo receptivo (estrangeiros) à procura da beleza da mata atlântica e o turismo doméstico (pessoas do próprio país) à procura das praias, bons restaurantes e conhecimento histórico. Devido ao contexto histórico da cidade não podemos esquecer do Turismo Cultural que atrai estudantes de Engenharia Civil, Arquitetura e Historiadores. Com toda essa diversidade de consumidores e com uma agenda Cultural riquíssima têm-se clientes praticamente o ano todo. A agenda foi elaborada com o intuito de intensificar as programações nos meses considerados de baixa temporada, já que 70% da economia da cidade provêm do Turismo.

Com a alta do dólar o setor hoteleiro de Paraty ganha duas vezes, pois há um aumento da quantidade de Turistas Brasileiros que procuram destinos nacionais e também um aumento da quantidade de Estrangeiros, que estarão com poder aquisitivo maior e virão para o Brasil.

Entrevistas com profissionais do Ramo.

Estabelecimento: Pousada Vila Harmonia

Entrevistado: Sr. Álvaro Volpe (proprietário) e vice-presidente secretário da Federação dos Conventions & Visitors Bureaux do Rio de Janeiro

P.: Qual a sua opinião sobre o setor de serviços (meios de hospedagem) na região?

R.: É um setor muito promissor, comecei com 14 apartamentos e hoje estou indo para 44, estou ampliando as instalações, pois sinto que em várias ocasiões não estou conseguindo atender a demanda. Mas todo Sucesso vem de um bom atendimento e de saber vender o seu produto. O meu pensamento é sempre em sentido do que eu tenho que fazer para surpreender os meus clientes, faço isso incentivando financeiramente meus funcionários através de porcentagens e gratificações, é importante que os funcionários sejam seus colaboradores de coração.

P.: o que é feito para manter a pousada com os mesmos padrões de funcionamento na baixa temporada?

R.: É preciso ter capital de giro para cobrir os custos fixos, e principalmente não esbanjar após ter entrado os lucros da alta temporada. Tenho cerca de 120 convênios com várias entidades a qual dou 20% de desconto em qualquer época em que os mesmos venham se hospedar, e isso ajuda muito, hoje, por exemplo, é uma quinta feira e estou com 100% de lotação estamos com dois grupos de estudantes desde segunda-feira.

P.: Qual cliente que a pousada mais atende?

R.: Atendemos vários tipos de clientes, mas vejo que há uma procura muito grande dos Paulistas, acho que eles dão maior valorização à história e apreciam o Gourmet, em Paraty temos uma culinária muito requintada; e também os Europeus que apreciam muito a nossa mata atlântica.

P.: Qual a expectativa em relação à copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016?

R.: Penso que tudo o que vem de positivo para o Brasil sempre sobra um pouquinho para todos, e com certeza seremos beneficiados com o Turismo Estrangeiro.

Estabelecimento: Pousada Sonho Meu

CUSTOS DA EMPRESA

Custo Direto Variável

- É o custo da mão de obra direta envolvida na realização do serviço, mais os custos dos materiais utilizados no serviço realizado.

Despesas Variáveis ( café da manhã, material de limpeza e higiene pessoal)

Impostos sobre as vendas

Comissões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com