TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mente saudável e a não somatização de doenças

Por:   •  4/9/2017  •  Abstract  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

MENTE SAUDÁVEL E A NÃO SOMATIZAÇÃO DE DOENÇAS

Josefa Maria das Graças Gomes da Silva*

Késia Eduarda da Silva Batista*

Nataly da Silva Damascena*

Vitória Maria Falcão de Lima Salsa*

Cinthia Marques**

De acordo com OMS (organização Mundial de Saúde), saúde é o completo bem-estar físico, social e mental, não simplesmente a ausência de doença. Existem uma série de razões para o aparecimento de doenças, como65esw: fatores biológicos, físicos, químicos , psíquicos , sendo esse ultimo o alvo do nosso estudo. Neste caso, doença é apenas quando algo ruim, dentro da nossa cabeça perdura, como raiva e medo, pode ser entendido como um estado desagradável entre a pessoa e sua própria mente.

As doenças psicossomáticas provêm das transferências de emoções não resolvidas para o corpo. Segundo especialistas, reprimir sentimentos pode causar a somatização de doenças, o que pode evoluir de algo inofensivo até uma forma mais grave de tal doença. Como manter a mente saudável e não somatizar as doenças?

As doenças podem afetar o corpo por meio de manifestações de forma ágil, sinalizando para o organismo uma queda nas defesas imunológicas. A prevenção para esse tipo de doença se adquire através do fortalecimento do corpo e da mente. Por isso é crucial repensar seu modo de vida, pois, da forma que nos alimentamos, até a quantidade de horas que dormimos, estaremos impedindo que o corpo não seja destruído por ele mesmo, assim como sabemos que junto ao copo a mente se alenta.

A compreensão de saúde e doença de cada indivíduo está relacionada com a sua percepção de vida, sendo assim indispensável ter um tempo para si,, afastar-se um pouco de tudo que não lhe traz paz , olhar os problemas por outros ângulos ,divertir-se, ou mesmo apenas parar e observar, meditar e respirar. É essencial treinar enxergar o mundo com olhos mais flexíveis e coração mais sereno, podendo assim significar a diferença entre saúde e doença. Amar-se e resolver-se consigo mesmo para que seu corpo e sua mente não somatizem e lhe tragam possíveis novas enfermidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com