TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micotoxinas Presente Nos Alimentos E Os Principais Riscos A Saúde

Por:   •  8/10/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.732 Palavras (7 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI

MICOTOXINAS PRESENTE NOS ALIMENTOS E OS PRINCIPAIS RISCOS A SAÚDE: uma revisão

Lionela Machado Pacheco Pastoris

                                                                                                     Kevin Luiz Vidal Soares da Silva

Roberta Valada Coelho

Sérgio Rone Laux

Tutora: Renata Gancine Budel

Porto Alegre

2023

1 INTRODUÇÃO

A contaminação dos alimentos por fungos produtores de micotoxinas é relevante do ponto de vista de saúde global. Esses metabólitos tóxicos debilitam os homens e animais que as ingerem, além de prejudicar o desenvolvimento das plantações e conservação dos alimentos, ocasionando impactos negativos na perspectiva econômica e na saúde pública (SOUZA; LIMA, 2021). 

As micotoxinas de maior preocupação são as do gênero Aspergillus, Penicillium e Fusarium, que são metabólicos secundários gerados por fungos filamentosos, trazendo danos a saúde humana direta e indiretamente. Porém com o avanço tecnológico e o cumprimento de normas referentes às quantidades máximas de micotoxinas permitidas nos alimentos é possível ter um maior controle destes agentes biológicos nos insumos alimentícios, devido à sua importância para a saúde pública e implicações comerciais (ARRUDA; BERETTA, 2019; FAO, 2023).

No quesito saúde, o acúmulo dessas micotoxinas nos alimentos e rações causam intoxicações de diversos tipos, tal como, indução de câncer, mutagenicidade e estrogênica, gastrointestinal, urogenital, vascular, renal e nervosa, além disso, algumas micotoxinas são imunossupressoras, podendo diminuir a resistência a doenças infecciosas. Segundo estimativas da Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura (FAO), os prejuízos a nível global de produtos alimentícios devido às micotoxinas são da ordem de 1 bilhão de toneladas por ano. Estima-se que 25% das colheitas de alimentos do mundo são contaminados por fungos produtores de micotoxinas, incluindo alimentos básicos (FAO, 2023).

Diante do exposto, o objetivo do presente estudo é descrever uma visão geral relacionada as micotoxinas causadas por fungos nos alimentos, salientando os danos que podem gerar no ser humano ocasionado impactos negativos na saúde pública. Apesar das precauções utilizadas o risco da contaminação sempre existirá, por isso, é de extrema importância que sejam desenvolvidas estratégias e leis, a fim de, minimizar a ocorrência das micotoxinas nos alimentos e os efeitos nocivos à saúde da população.

2 METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde a busca dos artigos ocorreu no site do Google Acadêmico. Para a busca de trabalhos como fontes de pesquisa, foram empregados os descritores: micotoxinas; fungos; alimentos. Foram incluídos artigos através dos seguintes critérios: artigos disponíveis online e de livre acesso. O recorte temporal foi de 2016 a 2023. Também foram utilizados os sites do Ministério da Saúde. A questão que orientou a busca pelos artigos nessa revisão foi: Qual impacto que as Micotoxinas trazem para a qualidade alimentícia e, sobretudo, os riscos para a saúde da população? A análise das informações foi realizada por meio de leitura exploratória do material encontrado.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 PRINCIPAIS TIPOS DE MICOTOXINAS E OS EFEITOS A SAÚDE

As micotoxinas são produzidas naturalmente por alguns tipos de fungos e crescem em vários alimentos (cereais, frutas secas, especiarias e nozes). Isso pode ocorrer antes ou após a colheita, ou ainda durante o armazenamento que muitas vezes está sob condições úmidas e altas temperaturas. As principais micotoxinas que causam preocupação em relação à saúde humana e animal são as aflatoxinas, ocratoxina A, patulina, fumonisinas, zearalenona e nivalenol/desoxinivalenol (TOLA; KEBEDE, 2016; WHO, 2018).

Para WHO (2018), “A exposição à micotoxinas pode ocorrer diretamente pela ingestão de alimentos infectados ou indiretamente por animais que são alimentados com alimentos contaminados, principalmente de leite”.

Quando ocorre a contaminação por micotoxinas ela é chamada de micotoxicose, acometem principalmente os órgãos como o fígado, rins, cérebro, músculos e o sistema nervoso. Os sintomas são náuseas e vômitos, podendo ocorrer a falta de coordenação dos movimentos e pode levar à morte (BRASIL, 2018). A tabela 1 apresenta as principais micotoxinas e seus efeitos no organismo.

Tabela 1 - Principais micotoxinas com seus respectivos fungos produtores, substratos e efeitos no homem e nos animais

Principais substratos

Principais fungos produtores

Principal toxina

Efeitos

Amendoim, milho

Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus

Aflatoxina B1

Hepatotóxica, nefrotóxica, carcinogênica

Trigo, aveia, cevada, milho e arroz.

Penicillium citrinum

Citrinina

Nefrotóxica para suínos

Centeio e grãos em geral

Claviceps purpurea

Ergotamina

Gangrena de extremidades ou convulsões

Milho

Fusarium verticillioides

Fumonisinas

Câncer de esôfago

Cevada, café, vinho

Aspergillus ochraceus e 

Aspergillus carbonarius

Ocratoxina

Hepatotóxica, nefrotóxica, carcinogênica

Frutas e sucos de frutas

Penicillium expansum e Penicillium griseofulvum

Patulina

Toxicidade vagamente estabelecida

Milho, cevada, aveia, trigo, centeio

Fusarium sp

Myrothecium sp

Stachybotrys sp

Trichothecium sp

Tricotecenos:

T2, neosolaniol, fusanona x, nivalenol, deoxivalenol.

Hemorragias, vômitos, dermatites

Cereais

Fusarium graminearum

Zearalenona

Baixa toxicidade; síndrome de masculinização e feminização em suínos

Fonte: Tabela da publicação www.microbiologia.vet.br/micotoxinas.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (152.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com