TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO: AVALIAÇÃO DOS PRINCIPAIS RISCOS ERGONÔMICOS NOS SERVIÇOS EM ESCRITÓRIOS

Por:   •  5/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.569 Palavras (23 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES - UCAM

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

 ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO: AVALIAÇÃO DOS PRINCIPAIS RISCOS ERGONÔMICOS NOS SERVIÇOS EM ESCRITÓRIOS.

TUCURUÍ - PA

2017

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES - UCAM

SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO: AVALIAÇÃO DOS PRINCIPAIS RISCOS ERGONÔMICOS NOS SERVIÇOS EM ESCRITÓRIOS.

Artigo Científico Apresentado a Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

TUCURUÍ - PA

2017

SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO: AVALIAÇÃO DOS PRINCIPAIS RISCOS ERGONÔMICOS NOS SERVIÇOS EM ESCRITÓRIOS.

2 Roger Abdala

2 Orientador/ Tutor

Resumo

O desenvolvimento e crescimento das atividades humanas tem favorecido a criação de diversas modalidades de trabalho. Em ambientes que envolvem escritórios, os postos de trabalho estão geralmente associados ao uso de mesas e computadores, onde o trabalhador passa a maior parte da sua jornada laboral. Ainda que consistam em atividades de menor esforço físico, estas podem ocasionar problemas ergonômicos importantes. Neste contexto, o presente artigo objetiva identificar e avaliar os riscos ergonômicos provenientes dessas atividades, considerando os fatores desencadeantes desses riscos, tais como a iluminância, ruído, postura dos trabalhadores, dentre outros aspectos. A identificação e avaliação dos principais fatores que podem vir a ocasionar problemas ergonômicos no ambiente de trabalho em escritórios possibilita um melhor gerenciamento das condições de trabalho, o que favorece a implementação de ações de melhorias e adequações em cada posto de trabalho, de acordo com a necessidade específica.

Palavras-chave: Riscos ergonômicos. Ergonomia. Postura.

Abstract

The development and growth of human activities has favored the creation of different types of work. In environments involving offices, the jobs are usually associated with the use of tables and computers, where the employee spends most of his working day. Although consisting of lower physical exertion activities, these can lead to significant ergonomic problems. In this context, this article aims to identify and analyze the ergonomic risks from these activities, considering the triggering factors of these risks, such as illuminance, noise, workers' posture, among other things. The identification and analysis of the main factors that may cause ergonomic problems in the workplace in office allows better management of working conditions, which favors the implementation of improvement actions and adjustments in each job, according to specific need. 

Keywords: Ergonomic hazards. Ergonomics. Posture.

  1. Introdução

Ao longo da crescente industrialização e dos processos produtivos, percebeu-se a necessidade de se adquirir um maior conhecimento sobre as capacidades e limites do ser humano e, consequentemente, uma forma de promover um aumento em sua saúde e segurança enquanto trabalhador (SILVA et al. 2011).

Muitos dispositivos têm sido desenvolvidos com a finalidade de eliminar ou minimizar os efeitos negativos do uso, de forma inadequada, do computador e mobiliários intrínsecos em um posto de trabalho, como o caso dos escritórios.

É cada vez mais frequente a criação de cadeiras diversas, teclados especiais que consideram a postura natural de mãos e punhos, suportes para monitores, mesas reguláveis, entre outros dispositivos adaptáveis, a fim de melhorar as condições ergonômicas do trabalhador (SANTOS, 1997 apud FIGUEIRA et al. 2011).

Neste contexto, o presente trabalho visa identificar e analisar os riscos e condições ergonômicas de trabalhadores em postos de trabalho em um escritório de forma a contribuir no que tange às medidas de melhorias, prevenção ou minimização dos efeitos prejudiciais que as tarefas correlacionadas às atividades desempenhadas podem ocasionar nos trabalhadores deste setor.

Com o objetivo de minimizar os riscos ao qual uma dada atividade de trabalho está envolvida, a fim de promover o equilíbrio ao ambiente. A Ergonomia, no ambiente de trabalho, é utilizada como “uma função a ser abrangida pela engenharia de segurança” (SILVA, 2011).

De acordo com Gonçalvez, Rocha e Fenner (2009), a ergonomia surgiu para melhorar as relações entre o homem e o ambiente de trabalho através de estudos, como por exemplo, das interações anatômico-fisiológicas do ser humano e dos equipamentos utilizados.

A Ergonomia tem sido utilizada cada vez mais pelas empresas, para que, além de favorecer a interação entre o homem e o trabalho ao qual está submetido, também possa permitir que o ambiente de trabalho seja favorável à execução das tarefas e, benéfico aos colaboradores (MARQUES, 2010).

Segundo Pais (2011), em uma instituição é de fundamental importância que se identifiquem e avaliem as situações de trabalho prejudiciais, para que se possam tomar medidas de correção que visem à melhoria das condições de trabalho e à prevenção dos riscos para a saúde do trabalhador.

  1. Referencial Teórico
  1.  Conceitos e Definições

A palavra Ergonomia deriva de duas palavras gregas, “ergon”, que significa Trabalho, e “nomos”, que significa Leis/Regras. Para Grandjean (1968), a Ergonomia é uma ciência interdisciplinar, compreendendo a fisiologia, a psicologia do trabalho e a antropometria.

Segundo Wisner & Miguel (2007), a Ergonomia é definida como o conjunto dos conhecimentos científicos referentes ao homem e necessários para criar ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo conforto, de segurança e de eficiência.

A Associação Internacional de Ergonomia - IEA define a Ergonomia como sendo uma disciplina científica cujo interesse está relacionado com a compreensão das interações existentes entre os humanos e outros elementos de um sistema. Para a IEA a Ergonomia é também a profissão que aplica teorias, princípios, dados e métodos com o objetivo de aperfeiçoar o bem estar humano e o desempenho do sistema global.

O objetivo prático da Ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às características do homem. A realização de tais objetivos, ao nível industrial, proporciona uma maior facilidade do trabalho e um maior rendimento do esforço humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (398.6 Kb)   docx (193.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com