TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NUTRIÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

NOME

ElCINEIDE NERES DE SOUZA

RA

6444298957

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvida para a disciplina Nutrição Aplicada a Enfermagem apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa orientação do tutor (Cecília Lopes Peixoto de Toledo ).

Anhanguera Educacional

2015

Introdução

 Este relatório é um estudo de caso para buscar a recuperação da saúde do paciente R.M.O., do gênero masculino, 59 anos, 1,78 m de altura, 70 kg em busca da melhora nutricional do mesmo. Terapia Nutricional trata-se de procedimentos terapêuticos para a manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente por meio da Nutrição Parenteral, por cateteres intravenosos ou Enteral, por sondas enterais, de gastrectomias ou jejunostomias. A EMTN possui várias atribuições, dentre elas:

- Atender às solicitações de avaliação do estado nutricional do paciente, indicando, acompanhando e modificando a TN, quando necessário, em comum acordo com o médico responsável pelo paciente, até que seja atingido os critérios de reabilitação nutricional pré-estabelecidos;

- Assegurar condições adequadas de indicação, prescrição, preparação, conservação, transporte e administração, controle clínico e laboratorial e avaliação final da terapia nutricional enteral (TNE) e ou terapia nutricional parenteral (TNP), visando obter os benefícios máximos do procedimento e evitar riscos;

- Capacitar os profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, com a aplicação do procedimento, por meio de programas de educação continuada, devidamente registrados;

- Estabelecer protocolos de avaliação nutricional, indicação, prescrição e acompanhamento da TNE e TNP;

- Documentar todos os resultados do controle e da avaliação da TNE e TNP visando a garantia de sua qualidade;

- Estabelecer auditorias periódicas a serem realizadas por um dos membros da EMTN, para verificar o cumprimento e o registro dos controles e avaliação da TNE e TNP;

- Analisar o custo e o benefício no processo de decisão que envolve a indicação, a manutenção ou a suspensão da TNE e TNP. 

Os procedimentos a serem seguidos pela equipe de enfermagem são os cuidados. Esse cuidado envolve prover e manter a via de acesso escolhida; instalar e administrar a terapia prescrita em doses plenas (seja na forma gravitacional como em bombas infusoras), controlar efetivamente os volumes infundidos em comparação com os volumes prescritos, monitorar os efeitos das terapias e detectar e atuar precocemente, diante das intercorrências que os pacientes possam apresentar. Outro ponto fundamental é acompanhar a efetividade/ tolerância às terapias por meio de controles clínicos como controle da glicemia capilar, evolução do peso corpóreo, eliminação intestinal.

Desenvolvimento

      Foi utilizada para a realização do estado nutricional a triagem do risco nutricional, onde foi constatado o risco nutricional do paciente. Foi utilizada então uma avaliação mais detalhada.

       Feito a avaliação alimentar do paciente para saber si de fato ele estar desnutrido. O procedimento utilizado foi à avaliação da composição corporal, avaliação dos sinais clínicos, avaliação dos indicadores sanguíneos para terminar foi realizada por meio d a ASG-PPP a, onde foi deixada clara a desnutrição do nosso paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (177 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com