TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neoplasia de pulmão

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

Neoplasia do Pulmão

Tumores Torácicos: Os tumores de pulmão podem ser benignos ou malignos. Um tumor torácico maligno pode ser primário, originando-se dentro do pulmão, parede torácica ou mediastino, ou pode ser uma metástase a partir de um sítio tumoral primário em outro ponto no corpo. Os tumores pulmonares metastáticos ocorrem com frequência porque a corrente sanguínea transporta as células cancerosas a partir dos cânceres primários em algum lugar no corpo até os pulmões.

Câncer de Pulmão (Carcinoma Broncogênico): O câncer de pulmão afeta principalmente aqueles na sexta ou sétima década de vida; menos de 5% dos pacientes têm menos de 40 anos de idade. Em aproximadamente 70% dos pacientes com câncer de pulmão, a doença disseminou-se para os linfáticos regionais e outros sítios no momento do diagnóstico. Em consequência disso, a taxa de sobrevida por longo prazo para os pacientes com câncer de pulmão é baixa.

Fisiopatologia: Os cânceres de pulmão originam-se a partir de uma única célula epitelial transformada nas vias aéreas traqueobrônquicas. Um carcinógeno(fumaça de cigarro, gás carbônio, outros agentes ocupacionais e ambientes) liga-se ao DNA de uma célula e o lesiona. Como o DNA lesionado é transmitido para as células-filhas, o DNA sofre alterações adicionais e fica instável. O carcinoma de células escamosas é localizado mais centralmente e origina-se, mais amiúdes, nos brônquios segmentares e subsegmentares em resposta às exposições carcinogênicas repetitivas. O adenocarcinoma é o carcinoma mais prevalente do pulmão para homens e mulheres; ele se apresenta mais perifericamente como massas ou nódulos periféricos e, com frequência, gera metástase.

Classificação e Estagiamento: Os cânceres de pulmão também são estagiados. O estágio do tumor refere-se ao tamanho do tumor, sua localização, se os linfonodos estão afetados e se o câncer se disseminou. O câncer pulmonar de células não-pequenas é estagiado como de I a IV. O estágio I é o estágio mais precoce com as taxas de cura mais elevadas, enquanto o estágio V designa a disseminação metastática.

Fatores de Risco: Vários fatores foram associados ao desenvolvimento do câncer de pulmão, inclusive a fumaça de tabaco, tabagismo passivo, exposições ambiental e ocupacional, sexo, genética e deficits nutricionais.

Manifestações Clínicas: Como frequência, o câncer de pulmão desenvolve-se de maneira insidiosa e é assintomático até um período tardio em sua evolução. Os sinais e sintomas dependem da localização e tamanho do tumor, grau de obstrução  e existência de metástases para sítios regionais ou distância. O sintoma mais frequente do câncer de pulmão é a tosse ou ________________________________________ esse sintoma e o atribuem ao fumo ou a uma infecção respiratória. A tosse começa seca e persistente, sem produção de escarro. Quando ocorre a obstrução da via aérea, a tosse pode tornar-se produtiva devido à infecção.

Histórico e Achados Diagnósticos: Se os sintomas pulmonares acontecem em um fumante inveterado, suspeita-se de câncer de pulmão. Uma radiografia do tórax é realizada para pesquisar a densidade pulmonar, um nódulo periférico solitário(lesão em moeda), atelectasia e infecção. Os imageamentos do tórax por TC são usados para identificar pequenos nódulos não percebidos na radiografia do tórax e também para examinar em série as áreas do arcabouço torácico não claramente visíveis na radiografia de tórax.

Tratamento Médico: O objetivo do tratamento consiste em fornecer a cura, quando possível. O tratamento depende do tipo de célula, do estágio da doença e do estado fisiológico(principalmente os estados cardíaco e pulmonar)do paciente. Em geral, o tratamento pode envolver a cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou a combinação destas.

Tratamento Cirúrgico: A resecção cirúrgica é o método preferível de tratamento dos pacientes com tumores localizados, sem evidência de disseminação por metástases e função cardiopulmonar adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (183.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com