TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição Aplicada a Enfermagem

Por:   •  4/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O estudo da disciplina nutrição aplicada a enfermagem apresenta desafios e discussões de temas relevantes como: personalidade, apetite, culturas familiares ou regionais, estilo de vida e orçamento. O enfermeiro deve apropriar-se dos conhecimentos da nutrição uma vez que os utiliza em vários cenários de sua prática, tanto no âmbito da promoção da saúde como no aspecto curativo. Sendo assim, ao considerar que o enfermeiro possui atribuições frente ao cuidado geral do paciente, o conhecimento sobre nutrição revela-se primordial.

Atualmente, temos uma variedade imensa de alimentos nas mais diversas formas, e a mídia , de uma maneira geral, nos faz esquecer o valor real (nutricional) do respectivo alimento, dando maior ênfase ao valor organoléptico (principalmente sabor e aparência). Sem contar os tabus e os mitos originados das crenças populares e da cultura familiar, o importante é que o profissional da saúde, ao estudar os princípios básicos de uma alimentação e nutrição adequada ao corpo, saberá instruir as pessoas a fim de que possa alertá-las sobre os riscos dos modismos e falsas alegações, assim como orientar sobre o consumo  adequado dos alimentos no dia-a-dia.

O cuidado nutricional não é visto como fator importante para a recuperação do paciente, não sendo, muitas vezes visto como prioridade. É sabido que o cuidado ao paciente implica a ação direta de diferentes profissionais, onde torna-se necessário que representantes de várias especialidades saia do estatuto científico estrito para uma nova conformação de equipe. A enfermagem remete à tradição  do cuidado geral do paciente no seu contexto cultural, social, emocional, aliando-se até mesmo à afetividade para melhorar as condições gerais do indivíduo.

Conceito de Nutrição

Nutrição é a ciência que compreende  as necessidades humanas em sua interação, atuação e balanço em relação à saúde/doença, envolvendo desde  a seleção do alimento adequado à sua ingestão, e ao processo completo de digestão, absorção, assimilação metabólica e excreção.

Conceito de Enfermagem

A enfermagem tem recebido vários conceitos e o seu significado varia de acordo com o tempo e os costumes. Alguns autores se referem à enfermagem como  um processo, outros como sistema, há ainda outros que a reconhecem como arte ou ciência, mas apesar de se apresentar nessas e outras formas, trabalha sempre atuando na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde,visando preservar o autocuidado. Poderíamos dizer que apesar das  definições de enfermagem, destacamos a definição formulada por Virginia Henderson (1966), que descreve a função da enfermagem como: "ajudar o indivíduo, saudável ou doente, na execução das atividades que contribuem para conservar a sua saúde ou a sua recuperação, de tal maneira, devendo desempenhar esta função no sentido de tornar o indivíduo o mais independente possível, ou seja, a alcançar a sua anterior independência".

Objetivo da área da enfermagem no campo da saúde

Apesar dos desafios para o desenvolvimento da profissão iniciada por Nightigale, hoje, a equipe de enfermagem é responsável pela promoção, prevenção e recuperação da saúde mas exerce papel fundamental em áreas à nível assistencial, administrativo e gerencial na área da saúde.

A enfermagem passou a ser vista como processo, interação e relação entre dois seres humanos, para o desenvolvimento de um currículo integrado ao incentivo e à pesquisa e se tornou imprescindível. Hoje o cuidado a saúde requer um enfermeiro que influencie positivamente sua equipe com valores humanísticos, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento da criatividade e do intelecto pela prática e pela pesquisa, promovendo a sua satisfação no cuidado ao paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com