TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição Aplicada à Enfermagem

Por:   •  25/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

NOME

Paulo Sergio Alves da Silva

RA

8072851593

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Nutrição Aplicada à Enfermagem, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Helen Cristina Araújo Cardoso Silva.

Anhanguera Educacional

2015

  1. Introdução: 

A triagem, é um processo pelo qual se determina a prioridade do tratamento de pacientes baseando-se na gravidade de seu estado. As informações obtidas através do processo de triagem possibilitam a identificação de uma doença que ainda não se manifestou. Possibilitando também, a utilização de tais informações para o auxílio na modificação de comportamentos que possam retroceder o desenvolvimento de uma doença, assim como a desnutrição.

A avaliação nutricional do cliente é de suma importância pois, a partir desta avaliação, pode-se determinar o estado de saúde do mesmo, os risco e deficiências nutricionais, assim como possibilita a elaboração de dietas e orientações juntamente com um acompanhamento nutricional. É importante a observação do paciente como um todo, avaliando seu estado físico mental e social.

  1. Desenvolvimento: 

Pode-se concluir a partir dos sintomas apresentados pelo cliente e com a pesquisa e consulta na tabela de exame físico, que há uma suspeita de deficiência nutricional referente as queixas apresentadas pelo mesmo, tais como: Conjuntiva pálida e deformidades centrais nas unhas, resultantes da falta de ferro, já a queda de cabelo, pode representar uma carência de proteínas.

A partir do próprio testemunho do cliente, é possível observar a má alimentação que este desfruta. O cardápio mostra-se com necessidades nutricionais urgentes, até mesmo a ingestão de líquidos tem sido escassa, uma vez que esta é de suma importância para o funcionamento adequado do organismo e o corpo como um todo.

A má alimentação pode ser uma das causas do emagrecimento do cliente e para a obtenção de maiores informações sobre seu estado nutricional, optei por preencher o formulário para triagem nutricional MAN, uma vez que este é o mais indicado para pacientes idosos. Após a avaliação, pode-se evidenciar que o cliente corre o risco de ficar desnutrido, uma vez que obteve 19,5 num total de 30 pontos, sendo que de 17 a 23,5 pontos o enfermo pode ser considerado em risco de desnutrição e abaixo de 17 pontos, desnutrido.

Visto que foi revelado uma deficiência de nutrição no cliente, é necessária que seja feita a orientação da modificação da alimentação do mesmo. Após a determinação da alta do enfermo, são indispensáveis alguns cuidados acerca da sua alimentação, sendo assim, levando em consideração as patologias já existentes e baseado na Cartilha do Idoso (Alimentação Saudável, sempre é tempo de aprender, 2010), as recomendações referentes aos novos hábitos alimentares são:  

  • 3 refeições ao longo do dia (café da manhã, almoço e jantar), assim como pequenos lanches nos intervalos;
  • Incluir diariamente nas refeições alimentos do grupo de cereais, dando preferência aos produtos integrais;
  • Ingestão diária de legumes e verduras como parte das refeições e frutas nas sobremesas e lanches;
  • Consumação de leite e derivados diariamente, evitando queijos gordurosos e manteiga;
  • Ingestão de carnes de preferência brancas, assim como os peixes, aves sem peles e carnes magras;
  • Evitar a ingestão de refrigerantes e sucos artificiais, biscoitos e sobremesas doces;
  • Diminuição da quantidade de sal na comida;
  • Beber pelo menos 2 litros de água por dia, em pequenas quantidades, várias vezes ao dia;
  • Praticar atividades físicas por pelo menos 30 minutos todos os dias.

É importante que o paciente se adeque a nova rotina nutricional, nunca deixando de lado as visitas e exames rotineiros, para assim ter uma vida mais saudável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (177 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com