TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATENDIMENTO AO PACIENTE VÍTIMA DE TRAUMA ABDOMINAL

Por:   •  13/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL DE SÃO CAETANO DO SUL

FABIANA ROBERTA DE SOUZA BARBOSA

 ATENDIMENTO AO PACIENTE VÍTIMA DE TRAUMA ABDOMINAL, PÉLVICO E EXTREMIDADE CONFORME AS DIRETRIZES DO SUPORTE AVANÇADO DE VIDA NO TRAUMA (ATLS).

SÃO CAETANO DO SUL

 2020

FABIANA ROBERTA DE SOUZA BARBOSA

 NO ATENDIMENTO AO PACIENTE VITIMA DE TRAUMA ABDOMINAL, PÉLVIO E EXTREMIDADES.

Trabalho Elaborado para o Curso de Pós Graduação em Urgência e Emergência para a Disciplina Assistência no Trauma II (Abdominal, Pélvico e Extremidade) Conforme as Diretrizes do Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS) sob a Orientação da Professora Vanessa de Souza.  

Turma. XVIII

SÃO CAETANO DO SUL

                                          2020

                   

                                SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................... 03

 

2. TRAUMATISMO ABDOMINAL.............................................................................. 04

2.1 FAST COMO INSTRUMENTO ADICIONAL NO DIAGNÓSTICO DE TRAUMA ABDOMINAL............................................................................................................. 05

 2.2 CUIDADO DE ENFERMAGEM A PACIENTE LESÕES ABDOMINAIS............ 07

 CONCLUSÃO.......................................................................................................... 08

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................ 09

1. INTRODUÇÃO

O trauma é a principal causa de morte nos indivíduos com idades inferiores há 45 anos, considerando-se todas as faixas etárias, abaixo apenas de doenças cardiovasculares e cancro, que apresentam taxas de mortalidade superiores. Assim, no século atual, pode-se considerar o trauma como uma pandemia da sociedade moderna, devido, principalmente, ao desenvolvimento de grandes centros urbanos e o consumo de drogas, que provocaram um aumento da violência e do número de acidentes de tráfego.

O traumatismo abdominal é responsável por um número significativo de mortes evitáveis. A gravidade dos traumatismos abdominais baseia-se especialmente na possível existência de uma lesão visceral, capaz de produzir alterações gerais graves como peritonites ou hemorragias, onde são capazes de levar à morte por choque hemorrágico.

O abdômen é uma cavidade que contém órgãos ocos, como esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto, bexiga, e órgãos sólidos (fígado, baço, pâncreas, rins). Também há outras estruturas, tais como diafragma, pelve, coluna, aorta, artérias ilíacas, vasos mesentéricos, veia cava. Desta maneira, lesões traumáticas dessas estruturas podem provocar a morte imediata, principalmente pela hemorragia, choque e infecção.

O abdômen é uma cavidade que contém órgãos sólidos, tais como, fígado, baço, pâncreas, rins, e órgãos ocos (esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto, bexiga) e ainda outras estruturas, como diafragma, pelve, coluna e alguns vasos calibrosos - aorta, artérias ilíacas, vasos mesentéricos, veia cava.

2. TRAUMATISMO ABDOMINAL

O traumatismo abdominal é responsável por um número expressivo de mortes evitáveis, isto ocorre devido às lesões passarem despercebidas no momento da avaliação inicial, as complicações e os óbitos poderiam ser evitados se houvesse um diagnóstico precoce para início imediato do tratamento.

O trauma abdominal é frequentemente encontrado em situações de emergência. A falta de história adequada do mecanismo de trauma e a presença de lesões que podem ter dor irradiada para o abdome ou a alteração do estado mental, devido a trauma crânio encefálico ou intoxicação por drogas depressoras do sistema nervoso central, podem dificultar o diagnóstico e o tratamento do trauma abdominal. Os pacientes que são vítimas de trauma, frequentemente, têm lesões intra e extra-abdominais associadas.

O diagnóstico tardio de lesões abdominais nos traumas pode implicar em maior tempo de internação hospitalar, além de aumentar a morbimortalidade. É evidente que a avaliação abdominal nas vítimas não pode ser somente fundamentada em um exame complementar, mas no somatório de diversas informações colhidas no exame físico, cinemática do trauma, exames laboratoriais e de imagem. Um dos exames de maior precisão para o diagnóstico de lesões abdominais é a tomografia computadorizada. No entanto, os sinais de lesões em vísceras ocas, a exemplo do estômago e intestino delgado, podem ser muito discretas ou ausentes, mesmo para os equipamentos mais sofisticados.

 Assistir ao traumatizado “requer a identifição e tratamento prioritário daquelas lesões que põem em risco a vida do doente”, constituindo assim a avaliação primária, onde se identificar lesões como: obstrução da via aérea; lesões torácicas com dificuldade respiratória; hemorragia severa interna ou externa; lesões abdominais. Quando houver mais que um doente, estabelecem tratamento aos doentes por ordem de prioridade como a Triagem, que depende da experiência e dos tecnológicos.

O avanço na tecnologia dos exames de imagem e a difusão destes exames pelos serviços de atendimento médico de emergência permitiram o diagnóstico mais rápido e preciso das lesões abdominais, diminuindo o risco de lesões despercebida.

2.1 FAST COMO INSTRUMENTO ADICIONAL NO DIAGNÓSTICO DE TRAUMA ABDOMINAL

O abdome pode ser lesionado por vários tipos de trauma; a lesão pode ser confinada ao abdome ou ser acompanhada de trauma grave, multissistêmico. A natureza e a gravidade das lesões abdominais variam muito de acordo com o mecanismo e as forças envolvidas, portanto generalizações sobre mortalidade e necessidade de intervenção cirúrgica tendem a ser enganosas.

No atendimento de paciente politraumatizado, a avaliação do trauma abdominal frequentemente se coloca como uma sintomatologia sútil que pode ocultar lesões graves. Além disso, são comuns as condições que tornam o exame físico duvidoso. Visando a auxiliar no manejo destes pacientes, o estudo diagnóstico empregado pelo FAST (Focused Abdominal Sonogram for Trauma) é um exame que pode ser empregado mesmo em locais sem recursos diagnósticos prontamente disponíveis, proporcionando maior autonomia ao médico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com