TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aleitamento materno e importante para a saúde bebê é a forma mais natural e segura

Por:   •  21/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O aleitamento materno e importante para a saúde bebê é a forma mais natural e segura, sendo o único alimento para alimentar as crianças menores de 6 meses, devendo complementado até os 2 anos com outros alimentos, a amamentação deve ser estimulada pelos profissionais de saúde desde o pré-natal, e para ser orientado as técnicas de colocar o bebê para mamar, e focar na importância do contato da mãe com o filho através do aleitamento.

O nascimento de um bebê prematuro pode influenciar nas reações dos pais referente a situação de reabilitação e recuperação de seus filhos, que pode fazer com que eles se retraiam por esse fator precisa do apoio familiares e profissionais de saúde para superar as etapas e permitir o desenvolvimento do apego.

A escolha só do leite materno para casos especiais como prematuro foi submetida a incertezas, desde algumas décadas, foi admitido que um RN (recém nascido) nessas condições não e normal comparado com os outros RN, até queriam substituir o leite materno por outro tipo de alimentação, mas nas pesquisas atuais revelou que o leite materno e totalmente indicado, porque assim como RNs precisam dos níveis de nutrientes mais elevados as mães deles produzem em maior quantidade desses nutrientes comparado com as mães de bebês sem condições especiais.

O leite materno da própria mãe do bebê prematuro tem sido apontado como a melhor opção para alimentá-lo, o conteúdo de proteínas, lipídeos, nitrogênio total, energia, cálcio, fosforo, sódio, zinco e IgA é mais elevado no leite dessas mães, mas para uma boa amamentação e necessário bastante produção de leite, a descida do leite, e uma sucção adequada da mama.

O que se almeja ao alimentar o prematuro, além de proporcionar a eles a melhor condição nutricional possível, é promover na alimentação fatores que possam beneficiá-los também em outras áreas e nas consequências a médio e longo prazo, assim o leite humano pelas quantidades únicas já citadas e indicado como a melhor escolha para o prematuro.

1.1 Tema

Aleitamento Materno.

1.2 Definição do Problema

Constata-se que a amamentação no prematuro é um processo natural às atividades de cuidados de enfermagem, pergunta-se: Quais os cuidados de enfermagem que devem ser prestados ao recém-nascido pré-termo durante a amamentação?

Para responder essa questão, a autora estabeleceu os seguintes objetivos para este estudo: estabelecer as relações entre amamentação, prematuridade e os cuidados de enfermagem.

O leite humano provê ao recém-nascido não apenas os nutrientes para o crescimento, mas uma gama de componentes bioativos moduladores do desenvolvimento neonatal. Os ajustes que o recém-nascido prematuro precisa fazer para adaptar-se subitamente a vida extra-uterina faz com que ele precise imensamente do leite da sua mãe, muito mais do que o recém-nascido a termo.

1.3 Hipótese

O estudo sustenta a hipótese da importância da assistência de enfermagem junto ao incentivo do aleitamento materno nas mulheres, para que se sintam mais seguras e confiantes a desenvolverem a amamentação de seus filhos.

O nascimento de um bebê prematuro acarreta uma série de dificuldades de adaptação à vida extra-uterina, assim, todas as vantagens do aleitamento materno adquirem relevo especial devido a maior vulnerabilidade dessa criança.

O nascimento de um recém-nascido prematuro é um grande choque para a mãe e para a família. Sentimentos de frustação e incompetência afloram. A equipe deve acolher a família e saber da grande influência que exerce sobre ela. Somos formadores de opinião, e o período dainternação é uma oportunidade impar de resgate e de estabelecimento de alicerces para o futuro. Devemos implementar estratégias que permitam o contato pele a pele, viabilizando a interação mãe-bebê-família.

1.4 Delimitação do Tema

Assim, a escolha desse tema para estudo surgiu pelo fato da autora atuar como estagiária em uma UTI Neonatal, vivenciando com prematuros e mães, as quais sempre questionam sobre como amamentar aos profissionais de enfermagem. Muitas vezes esses profissionais são impacientes com os questionamentos das mães, por desconhecerem as peculiaridades da amamentação do recém-nascido pré-termo, apesar de permanecerem durante as 24 horas do dia prestando cuidados, desde a entrada do RN na unidade até a sua alta hospitalar.

1.5 Objetivos

1.5.1 Objetivo Geral

Estabelecer as relações entre amamentação, prematuridade e os cuidados de enfermagem.

1.5.2 Objetivos Específicos

 Identificar o papel do enfermeiro em relação ao aleitamento materno que tem que ser passada para as mães de RN em casos especiais como o de prematuridade;

 Verificar o conhecimento que as mães de filhos pré-termo têm à respeito do aleitamento materno e da importância deste como forma de comunicação, descrevendo os sinais de vínculo e comportamentos comunicativos durante a amamentação;

 Relatar o fator nutricional que contém no leite nessas mães.

1.6 Justificativa

Como acadêmica do curso de enfermagem e futura profissional da área de saúde observei, a importância do aleitamento materno na vida de uma criança prematura, as complicações que podem surgir caso a mãe não amamente, sendo as orientações de enfermagem durante o pré-natal a base para prevenção de complicações que poderão interferir nesse processo, a amamentação é a maneira mais eficaz de fornecer o alimento adequado para o desenvolvimento de uma criança no primeiro ano de vida, é fundamental que a gestante compreenda que amamentação não traz benefícios só para a criança, mas do mesmo modo a ela e para a família, é importante a atuação do profissional da saúde em mostrar dos benefícios do aleitamento materno desde o pré-natal até o puerpério, principalmente para o pré-termo.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Os enfermeiros assumem papel regulador das práticas de aleitamento materno, sendo consideradas autoridades para o estabelecimento do padrão de alimentação. O enfoque das intervenções são os benefícios nutricionais, imunológicos, emocionais e fisiológicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com