TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CERTIFICADO DE ANÁLISE DE ÁGUA PURIFIADA

Por:   •  23/1/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 6

Eu,.........., GRR:..........., celular: ……………, email:.............................., realizei estágio obrigatório na área de dispensação na…………………, sob supervisão do farmacêutico bioquímico………………… durante o período de 15 de junho de 2022 a 09 de setembro de 2022, sendo pelo menos 9 horas e meia por semana, com algumas adaptações de acordo com a minha disponibilidade, totalizando 120 horas de atividade.

 A empresa se situa na ………………………………………... O estabelecimento em questão, consiste em uma farmácia de dispensação de pequeno porte, com apenas uma unidade. O horário de funcionamento é das 9h às 19h de segunda à sexta-feira, das 9h às 14h aos sábados e das 9h ao 12h aos domingos.

É a farmácia mais antiga do bairro, com mais de 40 anos de funcionamento. Conta com o farmacêutico responsável e proprietário, mais 2 funcionárias e 1 funcionário, todos com mais de 20 anos de casa. Uma das funcionárias é responsável por dar baixa nas receitas que entram e também realiza atendimento aos clientes, a outra permanece integralmente no atendimento e o outro funcionário tem o papel do controle de estoque, realização dos pedidos aos fornecedores e também atendimento.

O farmacêutico orienta a todos em suas funções, desempenha funções administrativas e obviamente, realiza os atendimentos, sendo que a atenção farmacêutica consiste em um grande diferencial em relação às farmácias de rede.  O espaço é pequeno, com 40 metros quadrados, incluindo a área do atendimento ao público, uma pequena sala de aplicação de injetáveis, aferição de pressão arterial e teste de glicemia de jejum. Essa sala possui uma pia e alguns armários com EPIs e equipamentos.

Há também um compartimento para os funcionários realizarem as refeições e um banheiro. Os medicamentos originais e similares são organizados em ordem alfabética em um espaço separado dos genéricos e dos suplementos alimentares e vitaminas. Os antibióticos, psicotrópicos e demais controlados possuem seus respectivos armários com chave. Na parte de trás, fora da visão do público, há algumas prateleiras com estoque, uma bombona para o descarte de medicamentos vencidos e uma mesa com o computador onde são dadas as baixas não receitas médicas. O fluxo de circulação é alto e normalmente o caixa fecha com mais de 6.000 reais em vendas durante os dias de semana, o que diminui um pouco aos sábados e domingos.

Por se tratar de uma farmácia antiga com clientela fixa, os pacientes são atendidos de maneira mais personalizada dentro de um tratamento informal de amizade, no entanto, nenhum medicamento controlado é dispensado sem receita. O farmacêutico responsável orienta e acompanha o tratamento dos pacientes com muita dedicação, inclusive, muitas vezes o cliente não lembra o nome do medicamento que está usando e pergunta para o farmacêutico. Como é um ambiente onde todos se conhecem a muito tempo, vários clientes pedem seus produtos e deixam para pagar no final do mês.

O farmacêutico realiza entregas nas casas dos clientes após o horário de expediente. Quando alguém precisa de um medicamento não disponível no dia, o pedido é realizado na hora diretamente com o fornecedor para ser entregue no dia seguinte. Caso o fornecedor não tenha, o farmacêutico adquire com outra drogaria, de maneira a não deixar de atender aquele comprador em específico. Acredito que todas essas condutas consistem em diferenciais que mantém essa pequena empresa em funcionamento, mesmo com tantas farmácias de rede na mesma rua.

Durante o estágio, desempenhei um pouco de cada função dos funcionários, aprendi a dar baixa em receitas no sistema, fazer e receber os pedidos com os fornecedores, inclusive dar baixa nos pagamentos dos mesmos e atendimento na dispensação. Realizava aferição da pressão arterial e teste de glicemia de jejum. A única atividade que não realizei foi a aplicação de injetáveis, mas pude observar o procedimento quando o paciente permitia. Eu consegui encaixar os horários de acordo com a minha grade horária na UFPR, dessa forma, eu fui às 5ª feiras das 9h às 12h e depois das 17:30 às 19h, aos sábados das 13h até as 14h e aos domingos das 9h às 12h. O supervisor foi muito compreensivo em relação aos meus horários e possibilitou uma boa flexibilidade e os horários ficaram viáveis pela farmácia ser próxima à minha casa.

Quando algum cliente solicitava alguma medicação da qual eu não lembrasse a finalidade e mecanismo de ação, após o atendimento, eu tinha a permissão para pesquisar nos computadores e em alguns livros disponíveis no local. Dessa forma eu conseguia reforçar o que foi visto nas disciplinas de farmacologia, foi uma excelente maneira de aprender e fixar o conhecimento. Considero que tudo que foi desenvolvido é de enorme importância para a minha formação como farmacêutica. Dentro de situações vivenciadas durante o estágio, me recordo de uma moça que chegou com uma receita visivelmente falsificada, com erros de ortografia e também em relação à orientação de uso do medicamento. A conduta do atendente foi dizer, gentilmente, que aquela receita não poderia ser recebida, pois o nome do medicamento estava errado e a dosagem também. Ele orientou a moça que pedisse uma “nova receita ao médico”. Eu considero que foi a melhor conduta a ser tomada, pois o atendente evitou entrar em discussão com a cliente, fingindo não saber que se tratava de uma receita falsificada, e não dispensou a medicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com