TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERCEIRO CENTRO INTEGRADO DE DEFESA AÉREA E CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO – CINDACTA III

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

    ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO

    COORDENAÇÃO DE PÓS – GRADUAÇÃO – CEEST 2014

NOME: Felipe Gomes Sarmento

PROFISSÃO: MILITAR

EMPRESA: TERCEIRO CENTRO INTEGRADO DE DEFESA AÉREA E CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO – CINDACTA III

ATIVIDADE: CONTROLE DE TRAFEGO AÉREO

Recife, Maio de 2014.

  1. INTRODUÇÃO

Criado em 1942 para atuar na manutenção e conservação das rotas aéreas de campos de pouso, o Serviço de Rotas Aéreas da Segunda Zona Aérea estava apto para realizar serviços meteorológicos, de rádio e de proteção ao voo. Semente do sistema de proteção ao voo do Nordeste brasileiro, o Serviço de Rotas funcionou até 1972, quando deu lugar ao SRPV-RF - Serviço Regional de Proteção ao Vôo de Recife, assumindo praticamente as mesmas atribuições.

Com o aumento do volume de tráfego aéreo nas rotas internacionais do Atlântico para transporte de carga e passageiros, além do crescimento dos voos domésticos, surgiu a necessidade da utilização de radares e de uma estrutura de defesa e controle de tráfego mais adequado. Para atender essa demanda, deu-se início às pesquisas e aos projetos para a implantação de um terceiro CINDACTA, na região nordeste, ainda na década de 80. 

No dia 23 de março de 1988, através do decreto nº 95.864, o CINDACTA III iniciava suas operações, desativando, no ano seguinte, o SRPV-RF.

Desde então, o CINDACTA III vem aperfeiçoando a prestação dos serviços essenciais que oferece à sociedade, investindo na qualidade e excelência da execução de suas operações. Com o tempo, vieram os Destacamentos de Proteção ao Voo (DPV) - hoje Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) -, braços do CINDACTA III. Atualmente o órgão dispõe de dez Destacamentos com localização estratégica e funções operacionais, técnicas e de controle de tráfego aéreo.

  1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

O CINDACTA III possui em seu efetivo militares e civis que trabalham em cooperação para realizar a segurança e o controle do espaço aéreo brasileiro.

Internamente está organizada em quatro pilares que são a divisão administrativa (DA), a divisão técnica (DT), a divisão operacional (DO) e a divisão de destacamentos. Dentro de cada divisão existe suas subdivisões, e em cada subdivisão existe as seções e laboratórios.  

A DO é responsável pela vigilância e controle do espaço aéreo, a DT é responsável por fornecer a DO toda a estrutura e equipamentos necessários as operações, enquanto que a DA cuida dos aspectos administrativos relacionados aos envolvidos.

ORGANOGRAMA DO CINDACTA 3

[pic 1]

  1. CONTEXTUALIZAR

Com um efetivo de mais de mil pessoas, o CINDACTA III gerencia dois Centros de Controle de Área (ACC), oito Controles de Aproximação (APP), seis Torres de Controle de Aeródromo (TWR), além das Estações de Telecomunicações Aeronáuticas e das Estações Permissionárias de Tráfego Aéreo (EPTA), distribuído pela sede e pelos Destacamentos sob sua jurisdição.

São ao todo dez Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEAs), onde estão localizados os meios, sistemas e equipamentos que dão suporte ao controle efetivo do espaço aéreo sob a responsabilidade do órgão. Mas, dos 10, apenas 8 têm a disposição radares de longo alcance, sendo que os demais tem a responsabilidade somente pelo tráfego aéreo dos aeroportos de sua região.

Destacamentos do CINDACTA III:

  • DTCEA-AR - Aracaju (SE)
  • DTCEA-FN - Fernando de Noronha (PE)
  • DTCEA-FZ - Fortaleza (CE)
  • DTCEA-LP - Bom Jesus da Lapa (BA)
  • DTCEA-MO - Maceió (AL)
  • DTCEA-NT - Natal (RN)
  • DTCEA-PE - Petrolina (PE)
  • DTCEA-PS - Porto Seguro (BA)
  • DTCEA-RF - Recife (PE)
  • DTCEA-SV - Salvador (BA)

  1. SERVIÇOS

O CINDACTA III presta serviços de defesa aérea e controle de trafego aéreo na região compreendida pelos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e área oceânica que separa Brasil da África e da Europa.

  1. MATÉRIAS PRIMAS

Como matéria prima para a realização dos serviços utiliza-se basicamente:

Divisão Administrativa e Operacional: Papel, plástico, tinta para impressoras, ou seja, materiais de escritório.

Divisão Técnica: Óleos, graxas, filtros de ar, combustível, equipamentos eletrônicos, papel, plástico, baterias, tinta para impressoras e lâmpadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (274.7 Kb)   docx (72.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com