TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CUIDADO DE ENFERMAGEM COM USUÁRIO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS, EM CRISE DE ABSTINÊNCIA

Por:   •  21/10/2022  •  Artigo  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

CURSO DE ENFERMAGEM

NOEMIA VITORINA DA SILVA

CUIDADO DE ENFERMAGEM COM USUÁRIO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS, EM CRISE DE ABSTINÊNCIA

Juiz de Fora

Setembro de 2022

CUIDADO DE ENFERMAGEM COM USUÁRIO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS, EM CRISE DE ABSTINÊNCIA

O abuso de substâncias psicoativas (SPA) vem aumentando em grandes quantidades no Brasil e no mundo, vitimando diversas pessoas ao longo dos anos e tornando-as totalmente suscetíveis socialmente, motivo pelo qual é tido como um problema de saúde pública que acomete pessoas de todas as idades, em todas as sociedades, gerando implicações: sociais, psicológicas, econômicas e políticas.  

O Relatório Mundial de Drogas chama a atenção para os índices mundiais da utilização de SPA que vem aumentando, e os efeitos adversos para a saúde oriundos da utilização de drogas que são mais graves e generalizadas do que se pensava antigamente. Atualmente, muitos indivíduos no mundo sofrem de transtornos por abuso de drogas, numa situação em que a prevenção e o tratamento se mantêm insuficientes em muitas partes do mundo, onde somente uma em cada sete pessoas possui tratamento correto.

Os dados adquiridos no 3º Levantamento Nacional Sobre Uso de Drogas Pela População Brasileira (2017), demonstram que a substância ilícita mais consumida no Brasil é a maconha (7,7%), em seguida vem a cocaína em pó (3,1%). Cerca de 1,4 milhão de pessoas entre 12 e 65 anos têm utilizado crack e similares alguma vez na sua vida, com uma diferença entre homens (1,4%) e mulheres (0,4%). Outro dado relevante é que metade da população brasileira nessa idade já usou bebida alcóolica pelo menos uma vez na vida. (BASTOS et al., 2017).

Dependência química (DQ) é um transtorno mental crônico que acomete o contexto social, sem diferença de classe e nem condição econômica, sendo tida como uma preocupação pela Organização Mundial da Saúde que precisa de intervenção e prevenção. A Síndrome de dependência é vista pelo CID-10, como conjunto de fenômenos fisiológicos, comportamentais e cognitivos, marcado por desejo abusivo de drogas psicoativas, em que a utilização de uma substância ou classe de substância adquire prioridade maior para um indivíduo do que qualquer coisa que já foi relevante antes.

Há três propostas de tratamentos para os usuários de drogas: a abstinência, diminuição de danos e a psicanálise. A abstinência determina que a ação de tratar os DQ é por meio da não utilização de drogas; a diminuição de danos significa ações que permitem evitar o efeito da utilização de drogas, sem necessidade momentânea da abstinência; e a psicanálise determina que as drogas podem ser utilizadas com diversas funções e que somente está relacionada com as características de um indivíduo.

No atendimento dos pacientes DQ todas as recomendações referentes ao procedimento de enfermagem determinam maior atenção, devido às necessidades oriundas do comprometimento da saúde mental, onde todas as manifestações comportamentais, verbais e não verbais, possuem uma relevância ímpar no conceito das demais etapas do processo de enfermagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com