TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Centro Cirúrgico e CME

Por:   •  5/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  8.982 Palavras (36 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]INSTITUTO VALE DO CRICARÉ

FACULDADE VALE DO CRICARÉ

CURSO DE ENFERMAGEM

ALINE JARDIM FERNANDES

LETICIA VIANNA

MIRIAN DE JESUS OLIVEIRA

MARCIELLE DA SILVA RIBEIRO

NORRAINY D’AJUDA DE O. CRUZ

ROSILENE GOMES FIGUEIREDO

MÉTODOS DE ESTERILIZAÇÃO; CONTROLE DE QUALIDADE DO PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO ATRAVÉS DE INDICADORES QUÍMICOS E BIOLÓGICOS.

SÃO MATEUS

2019

ALINE JARDIM FERNANDES

LETICIA VIANNA

MIRIAN DE JESUS OLIVEIRA

MARCIELLE DA SILVA RIBEIRO

NORRAINY D’AJUDA DE O. CRUZ

ROSILENE GOMES FIGUEIREDO

MÉTODOS DE ESTERILIZAÇÃO; CONTROLE DE QUALIDADE DO PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO ATRAVÉS DE INDICADORES QUÍMICOS E BIOLÓGICOS.

Trabalho apresentado ao Curso de Enfermagem da Faculdade Vale do Cricaré, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Centro cirúrgico e Centro de material e esterilização.

Orientadora: Profª Msc Milânia Effgen Caran.

SÃO MATEUS

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO4

2 MÉTODOS DE ESTERILIZAÇÃO5

2.1 Esterilização pelos métodos físicos5

2.2 Esterilização pelos métodos químicos-líquidos15

2.3 Esterilização a baixa temperatura23

3 CONTROLE DE ESTERILIZAÇÃO30

3.1 Indicadores químicos (IQs)31

3.2 Indicadores biológicos (Ibs)35

4 CONCLUSÃO38

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS39

1 INTRODUÇÃO

Esterilização é a eliminação ou destruição completa de todas as formas de vida microbiana, sendo executada através de processos físicos e químicos ou químico-físicos.

Os métodos de esterilização mais utilizados são: métodos químicos, físicos e as esterilização de baixa temperatura. Os métodos físicos e um processo valido e utilizado com o objetivo de tornar um produto livre de todas as formas viáveis de microrganismo, os métodos físicos são utilizados na assistência à saúde de onde compreendem o calor e a radiação.

         Os métodos de esterilização a baixa temperatura, sendo mais indicados os que, além da ação do princípio ativo químico germicida, contêm componentes físicos (temperatura, pressão e, às vezes, umidade) como coadjuvantes para a eficácia da esterilização, o que justifica tais métodos serem classificados como físico-químicos.

Todos as fases do processamento de produtos para a assistência à saúde no CME devem ser controladas. O gestor da unidade do CME necessita ter conhecimentos para fazer a implantação do controle nos processos de limpeza e esterilização.

 

2 MÉTODOS DE ESTERILIZAÇÃO

A esterilização é muito importante quando falamos em centro cirúrgico. Para alguns protocolos, é necessária a utilização de produtos estéreis, garantindo qualidade e resultados exatos, sem a interferência de microrganismos.

Existem vários métodos de esterilização, mas o objetivo principal deles consiste na eliminação de microrganismo (bactérias, fungos, vírus e esporos). Considera-se um artigo estéril quando a probabilidade de sobrevivência dos microrganismos contaminantes é menor do que 1:1.000.000. A escolha do método mais eficiente dependerá do tipo de produto utilizado e podem ser físicos, químicos ou uma combinação de ambos.

2.1 Esterilização por métodos físicos

Os métodos físicos de esterilização para produtos utilizados na assistência à saúde compreendem o calor e a radiação. Os métodos de esterilização por calor são o vapor saturado sob pressão (também denominado úmido) e o calor seco. A esterilização por radiação pode ser dar por meio de raios grama (produzidos pela radiação emitida por elemento cobalto 60) e por feixe de elétrons (GRAZIANO, SILVA, PSALTIKIDIS, 2011).

Dentre os vários tipos de processo de esterilização existentes, as unidades básicas de saúde, pronto atendimentos, SAMU, SAIDs e especialidades, devem utilizar o processo de calor úmido sob pressão (autoclavação). Este processo é o de maior segurança por destruir todas as formas de vida a temperatura de 121ºC a 134ºC. O processo de calor seco (estufa) não é indicado, pela dificuldade de controle dos parâmetros do processo. (ZORZETTO, et al 2014).

Entre os métodos físicos de esterilização, o calor é, sem dúvida, o mais antigo e o mais utilizado (GRAZIANO, SILVA, PSALTIKIDIS, 2011).

O processo de esterilização de materiais termorresistentes utilizados na assistência à saúde que oferece maior segurança é o vapor saturado sob pressão, realizado em autoclaves. O mecanismo de ação desse método é a termocoagulação e a desnaturação de enzimas e proteínas estruturais da célula microbiana (RUTALA, WEBER, 2008).  

Os elementos essências para garantir o sucesso da esterilização são o vapor saturado, a pressão e a temperatura. O calor úmido é o mais eficiente que o calor seco porque a presença de água favorece a coagulação de proteínas, de tal modo que a ação microbicida do calor úmido ocorre em temperaturas e tempos inferiores aos empregados no calor seco (GRAZIANO, SILVA, PSALTIKIDIS, 2011).

O mecanismo de ação das autoclaves baseia-se em princípios físicos elementares. O princípio básico por vapor é a transferência do calor latente contido no vapor de água, que, ao contato com pacotes frios dispostos nas prateleiras da câmara interna da autoclave, se condensa para a forma líquida e, nessa ação, libera uma grande quantidade de calor em torno de todos os pacotes. Assim, a caloria contida no vapor é liberada para o microambiente em torno de cada pacote, no qual a condensação do vapor ocorreu em decorrência da mudança do estado físico da água de vapor para o líquido. Essa caloria é então conduzida para dentro de todos os pacotes (recebendo o nome de calor sensível) e coagula as proteínas microbianas, acarretando em um efeito letal para os microrganismos e possibilitando a esterilização dos pacotes (GRAZIANO, SILVA, PSALTIKIDIS, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.1 Kb)   pdf (261 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com